• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 34° / 18°
Céu limpo
Seg.
 34° / 20°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Dom.
 34° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 18°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira

Sociedade  »  2023-01-21 

Depois da tomada de posição do Bloco de Esquerda, é a vez do Movimento Pela Nossa Terra (MPNT), de António Rodrigues, vir à liça na questão da cedência gratuita do edifício da antiga Caixa Geral de Depósitos a uma empresa recente, sem histórico na actividade médica a que se propõe e sem capita social compatível, no imediato, para o empreendimento anunciado.

Recorde-se que o assunto foi presente na penúltima reunião da Câmara de Torres Novas,  com o parecer jurídico (a fraca justificação apresentada pelo presidente da câmara para suportar o protocolo) a ser mostrado aos vereadores em plena reunião. A aprovação do protocolo foi por unanimidade.

Agora, na reunião desta semana, 18 de Janeiro, Rodrigues, em nome do MPNT, Rodrigues disse que o executivo foi confrontado “com um protocolo de cedência das antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos para uma empresa que poucos conhecem e, cuja firma, é MKA” e “que o parecer jurídico, tentando fundamentar a legalidade desse protocolo, só no dia da reunião foi apresentado aos membros da Câmara”.

António Rodrigues confessa que hesitou no voto que deveria dar àquela proposta, “pouco fundamentada e, em particular, com o pormenor de se estar perante uma empresa privada a beneficiar gratuitamente de um equipamento público”. Mas, que, “como finalmente parecia que uma empresa, que não do ramo da restauração, se implantava em Torres Novas”, deu o seu “tremido voto favorável”.

O antigo presidente da Câmara diz que nos dias seguintes tentou perceber que empresa seria aquela que ousou escolher Torres Novas, tendo ficado a saber “que é de formação recente, com um capital social de seis mil euros, ora com a indicação que tem sede em Tomar, ora outras que apontam Braga e, ainda, com a particularidade de apresentar uma  actividade algo indefinida”.

“Não estamos perante a evidência de uma empresa que, quer pela clareza da sua actividade, quer pela sua dimensão e renome no contexto da economia regional, justifique a mudança da opção da estratégia da ocupação do espaço que lhe foi atribuído, ou seja, o edifício da CGD, que estava previsto para a instalação da Start Up do município, não tinha que ser ocupado desta forma. A acrescer a toda esta análise, verifica-se que não se prevê a criação de postos de trabalho com a vinda desta pequena entidade”, conclui Rodrigues, notando que “o acolhimento de uma empresa no nosso concelho, deveria ser motivo de divulgação e promoção, pelo que não percebe porque foi deliberada em reunião privada, em vez de pública”.

PSD/CDS: falta de estratégia

O vereador e dirigente da coligação PSD/CDS no executivo torrejano, Tiago Ferreira, também já reagiu aos acontecimentos. Em vídeo publicado na página da coligação, o vereador confessa que confiou no presidente da Câmara e que por isso votou favoravelmente, apesar da rapidez com que tudo se precipitou, a mudança brusca das intenções da maioria socialista para o local, que até há duas semanas era para a StartUp de Torres Novas, com projecto e dotação orçamental, e de repente já é para outro fim. Tiago Ferreira diz que o voto favorável que então deu não desdiz  o que considera uma evidência: uma clara falta de estratégia da gestão socialista, manifesta em decisões erráticas e ao sabor do momento.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal »  2024-07-12 

O Crédito Agrícola foi considerado pela prestigiada revista The Banker, do grupo Financial Times, como o “banco com melhor performance em Portugal”, tendo por base parâmetros como o crescimento, a qualidade de activos, liquidez e solidez.
(ler mais...)


PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete »  2024-07-07 

A organização concelhia de Torres Novas do Partido Socialista elegeu no dia 5 de Julho a nova comissão política que vai ter uma missão especial: validar a lista e as candidaturas autárquicas do PS nas eleições locais de 2025.
(ler mais...)


Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais »  2024-06-29 

Catarina Silva, formada em animação socio-cultural pela Escola Profissional de Torres Novas e a desenvolver actualmente um projecto pessoal de uma marca própria de artesanato, convidou outros criadores locais e comerciantes ligados à moda feminina para um evento que decoreu hoje, sábado, no salão de festas do hotel Aires da Serra.
(ler mais...)


Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada” »  2024-06-25 

O impensável aconteceu: a estrada pública entre o alto do Bom Amor e Gateiras de Santo António, que inclui o troço da estrada romana, perto da Quinta do Marquês, foi fechada a cadeado, quer do lado do Bom Amor, quer do lado de Gateiras.
(ler mais...)


Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29 »  2024-06-23 

O movimento proTEJO assinala no dia 29 de junho a 11.ª edição do "Vogar contra a indiferença" com uma descida em canoa pelo corredor ecológico do Almonda, em Torres Novas, numa acção “por rios livres” e preservação dos ecossistemas.
(ler mais...)


Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas »  2024-06-23 

 

A Câmara de Torres Novas adjudicou à firma CRUP - Construção, Reabilitação Urbana & Paisagem, Lda, do arquitecto torrejano Luís Pereira, as obras de reabilitação do jardim Maria Lamas pelo valor de 129 mil euros e um prazo de execução de três meses.
(ler mais...)


Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas »  2024-06-21 

Realizou-se, entre 13 e 16 de Junho, no auditório da Central do Caldeirão, em Torres Novas, o Seminário Internacional “Inflação e perda de poder de compra, o que fazer?”, organizado pela LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos.
(ler mais...)


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-07-07  PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete
»  2024-06-29  Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais
»  2024-07-12  Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal