• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 29 Março 2023    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 20° / 10°
Céu nublado
Sex.
 22° / 13°
Céu nublado
Qui.
 23° / 13°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  27° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira

Sociedade  »  2023-01-21 

Depois da tomada de posição do Bloco de Esquerda, é a vez do Movimento Pela Nossa Terra (MPNT), de António Rodrigues, vir à liça na questão da cedência gratuita do edifício da antiga Caixa Geral de Depósitos a uma empresa recente, sem histórico na actividade médica a que se propõe e sem capita social compatível, no imediato, para o empreendimento anunciado.

Recorde-se que o assunto foi presente na penúltima reunião da Câmara de Torres Novas,  com o parecer jurídico (a fraca justificação apresentada pelo presidente da câmara para suportar o protocolo) a ser mostrado aos vereadores em plena reunião. A aprovação do protocolo foi por unanimidade.

Agora, na reunião desta semana, 18 de Janeiro, Rodrigues, em nome do MPNT, Rodrigues disse que o executivo foi confrontado “com um protocolo de cedência das antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos para uma empresa que poucos conhecem e, cuja firma, é MKA” e “que o parecer jurídico, tentando fundamentar a legalidade desse protocolo, só no dia da reunião foi apresentado aos membros da Câmara”.

António Rodrigues confessa que hesitou no voto que deveria dar àquela proposta, “pouco fundamentada e, em particular, com o pormenor de se estar perante uma empresa privada a beneficiar gratuitamente de um equipamento público”. Mas, que, “como finalmente parecia que uma empresa, que não do ramo da restauração, se implantava em Torres Novas”, deu o seu “tremido voto favorável”.

O antigo presidente da Câmara diz que nos dias seguintes tentou perceber que empresa seria aquela que ousou escolher Torres Novas, tendo ficado a saber “que é de formação recente, com um capital social de seis mil euros, ora com a indicação que tem sede em Tomar, ora outras que apontam Braga e, ainda, com a particularidade de apresentar uma  actividade algo indefinida”.

“Não estamos perante a evidência de uma empresa que, quer pela clareza da sua actividade, quer pela sua dimensão e renome no contexto da economia regional, justifique a mudança da opção da estratégia da ocupação do espaço que lhe foi atribuído, ou seja, o edifício da CGD, que estava previsto para a instalação da Start Up do município, não tinha que ser ocupado desta forma. A acrescer a toda esta análise, verifica-se que não se prevê a criação de postos de trabalho com a vinda desta pequena entidade”, conclui Rodrigues, notando que “o acolhimento de uma empresa no nosso concelho, deveria ser motivo de divulgação e promoção, pelo que não percebe porque foi deliberada em reunião privada, em vez de pública”.

PSD/CDS: falta de estratégia

O vereador e dirigente da coligação PSD/CDS no executivo torrejano, Tiago Ferreira, também já reagiu aos acontecimentos. Em vídeo publicado na página da coligação, o vereador confessa que confiou no presidente da Câmara e que por isso votou favoravelmente, apesar da rapidez com que tudo se precipitou, a mudança brusca das intenções da maioria socialista para o local, que até há duas semanas era para a StartUp de Torres Novas, com projecto e dotação orçamental, e de repente já é para outro fim. Tiago Ferreira diz que o voto favorável que então deu não desdiz  o que considera uma evidência: uma clara falta de estratégia da gestão socialista, manifesta em decisões erráticas e ao sabor do momento.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Urbanismo: tudo sobre os alegados crimes, as medidas de coacção e os implicados »  2023-03-26 

Depois dos comunicados da Polícia Judiciária e do despacho judicial proferido após a audição dos detidos, uma arquitecta e um fiscal da Câmara Municipal de Torres Novas e um empresário ligado à área de projectos, há uma maior solidez dos dados em presença e dos factos que estiveram na origem da detenção destes três implicados.
(ler mais...)


Crédito Agrícola reuniu-se em Évora, Ribatejo Norte premiada »  2023-03-26 

Foi na emblemática cidade de Évora que os trabalhadores e dirigentes do Crédito Agrícola se reuniram para celebrar mais um ano de resultados comerciais, estando presentes neste VIII Encontro Comercial do Crédito Agrícola os trabalhadores com funções comerciais que ganharam a participação no âmbito do Sistema de Incentivos 2022.
(ler mais...)


Bloco toma posição sobre a situação no urbanismo em Torres Novas e defende auditoria e reorganização dos serviços »  2023-03-24 

Depois da coligação PPD/CDS, é a vez de a concelhia local do Bloco de Esquerda vir a público pronunciar-se sobre a crise por que passa a divisão de urbanismo da Câmara de Torres Novas. Eis o comunicado do BE:

«A ida da Polícia Judiciária à Câmara Municipal, concretamente à Divisão de Urbanismo, criou uma situação à qual ninguém pode ficar alheio.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL: Clube Desportivo de Torres Novas - assembleia geral - CONVOCATÓRIA »  2023-03-21 

Assembleia-Geral Ordinária

CONVOCATÓRIA

 Nos termos e para os efeitos do disposto no Artigo 39° e seguintes do Regulamento Interno do Clube Desportivo de Torres Novas, convocam-se todos os associados para reunir, em Assembleia-Geral Ordinária, no próximo dia 30 de Março de 2023 pelas 20h30, no Estádio Municipal Dr.
(ler mais...)


Detenções no Urbanismo: PSD toma posição e fala em desnorte »  2023-03-18 

Não tendo estado presente na reunião do executivo de quarta-feira passada, Tiago Ferreira, veredor do PSD/CDS diz em comunicado não poder “deixar passar em claro as afirmações em reunião de câmara, do Presidente, sobre as buscas efectuadas pela Polícia Judiciária no departamento de urbanismo: "Não tem nada a ver com a câmara.
(ler mais...)


Pedro Ferreira reage às detenções no urbanismo »  2023-03-16 

Depois de o vereador Luís Silva, responsável do urbanismo, ter feito ontem uma comunicação no Facebook, a título pessoal, quando o assunto é de caráter institucional, a Câmara de Torres Novas reage aos acontecimentos de quarta-feira mais de 48 horas depois da entrada da PJ nas instalações do urbanismo.
(ler mais...)


Bloco vai debater corrupção dia 31 »  2023-03-15 

O Bloco de Esquerda de Torres Novas vai realizar mais uma edição da SEXTA D` IDEIAS, no dia 31 de Março, pelas 21 horas, na antiga sala das sessões dos Paços do Concelho. Desta vez o tema é corrupção e os convidados são José Manuel Pureza, professor de Economia e Relações Internacionais na Universidade de Coimbra, investigador, deputado à Assembleia da República, membro da 1.
(ler mais...)


Torres Novas: Judiciária detém arquitecta e fiscal do município e empresário »  2023-03-14 

Não é uma notícia inesperada: a Polícia Judiciária deteve ontem, terça-feira, uma arquitecta e um fiscal, ambos funcionários municipais e do sector do urbanismo da Câmara de Torres Novas.

A detenção ocorreu sem grande aparato, já que visou apenas deter os dois funcionários e recolher alguma documentação, uma vez que a Polícia estava na posse, há muito, de elementos de prova de alegadas práticas ilegais por parte da arquitecta e do fiscal.
(ler mais...)


Renova dá as boas-vindas à Primavera »  2023-03-14 

Para celebrar a chegada de uma nova estação, a Renova dá a conhecer a sua colecção de produtos de Primavera, uma linha inspirada pelo despertar da cor, vida e alegria, perfeita para dar um toque único à temporada mais florida do ano, anuncia nota de imprensa da empresa.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL: Centro de Dia São Silvestre de Carvalhal da Aroeira, Assembleia Geral - Convocatória »  2023-03-10 

ASSEMBLEIA GERAL - CONVOCATÓRIA

Convocam-se todos os sócios do Centro de Dia São Silvestre, de Carvalhal da Aroeira, nos termos do art.º 25.º e 26.º dos Estatutos, para a reunião da Assembleia Geral a realizar na Sede (Centro de Dia) no próximo dia 19 de março de 2023, Domingo pelas 14h30, com a seguinte ordem de trabalhos:

 1.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-03-14  Torres Novas: Judiciária detém arquitecta e fiscal do município e empresário
»  2023-03-26  Urbanismo: tudo sobre os alegados crimes, as medidas de coacção e os implicados
»  2023-03-18  Detenções no Urbanismo: PSD toma posição e fala em desnorte
»  2023-03-16  Pedro Ferreira reage às detenções no urbanismo
»  2023-03-04  Rio Almonda: água é pública!