• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 26 Fevereiro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 16° / 6°
Períodos nublados
Ter.
 14° / 6°
Períodos nublados
Seg.
 14° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira

Sociedade  »  2023-01-21 

Depois da tomada de posição do Bloco de Esquerda, é a vez do Movimento Pela Nossa Terra (MPNT), de António Rodrigues, vir à liça na questão da cedência gratuita do edifício da antiga Caixa Geral de Depósitos a uma empresa recente, sem histórico na actividade médica a que se propõe e sem capita social compatível, no imediato, para o empreendimento anunciado.

Recorde-se que o assunto foi presente na penúltima reunião da Câmara de Torres Novas,  com o parecer jurídico (a fraca justificação apresentada pelo presidente da câmara para suportar o protocolo) a ser mostrado aos vereadores em plena reunião. A aprovação do protocolo foi por unanimidade.

Agora, na reunião desta semana, 18 de Janeiro, Rodrigues, em nome do MPNT, Rodrigues disse que o executivo foi confrontado “com um protocolo de cedência das antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos para uma empresa que poucos conhecem e, cuja firma, é MKA” e “que o parecer jurídico, tentando fundamentar a legalidade desse protocolo, só no dia da reunião foi apresentado aos membros da Câmara”.

António Rodrigues confessa que hesitou no voto que deveria dar àquela proposta, “pouco fundamentada e, em particular, com o pormenor de se estar perante uma empresa privada a beneficiar gratuitamente de um equipamento público”. Mas, que, “como finalmente parecia que uma empresa, que não do ramo da restauração, se implantava em Torres Novas”, deu o seu “tremido voto favorável”.

O antigo presidente da Câmara diz que nos dias seguintes tentou perceber que empresa seria aquela que ousou escolher Torres Novas, tendo ficado a saber “que é de formação recente, com um capital social de seis mil euros, ora com a indicação que tem sede em Tomar, ora outras que apontam Braga e, ainda, com a particularidade de apresentar uma  actividade algo indefinida”.

“Não estamos perante a evidência de uma empresa que, quer pela clareza da sua actividade, quer pela sua dimensão e renome no contexto da economia regional, justifique a mudança da opção da estratégia da ocupação do espaço que lhe foi atribuído, ou seja, o edifício da CGD, que estava previsto para a instalação da Start Up do município, não tinha que ser ocupado desta forma. A acrescer a toda esta análise, verifica-se que não se prevê a criação de postos de trabalho com a vinda desta pequena entidade”, conclui Rodrigues, notando que “o acolhimento de uma empresa no nosso concelho, deveria ser motivo de divulgação e promoção, pelo que não percebe porque foi deliberada em reunião privada, em vez de pública”.

PSD/CDS: falta de estratégia

O vereador e dirigente da coligação PSD/CDS no executivo torrejano, Tiago Ferreira, também já reagiu aos acontecimentos. Em vídeo publicado na página da coligação, o vereador confessa que confiou no presidente da Câmara e que por isso votou favoravelmente, apesar da rapidez com que tudo se precipitou, a mudança brusca das intenções da maioria socialista para o local, que até há duas semanas era para a StartUp de Torres Novas, com projecto e dotação orçamental, e de repente já é para outro fim. Tiago Ferreira diz que o voto favorável que então deu não desdiz  o que considera uma evidência: uma clara falta de estratégia da gestão socialista, manifesta em decisões erráticas e ao sabor do momento.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Publicidade Institucional - Centro de Dia São Silvestre de Carvalhal da Aroeira: CONVOCATÓRIA »  2024-02-23 

 Centro de Dia São Silvestre de Carvalhal da Aroeira

 Assembleia Geral Extraordinária

CONVOCATÓRIA

 Convocam-se todos os sócios, nos termos do art.º 25.º e 26.
(ler mais...)


Bombeiros: eleições marcadas para 16 de Março »  2024-02-23 

As eleições para os corpos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos estão marcadas para 16 de Março, podendo as eventuais listas candidatas apresentar-se até dia 1.
(ler mais...)


Júlio Clérigo, presidente da União de Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira: “Se a cidade tem direito a esgotos e estradas, porque é que os outros munícipes não têm?” »  2024-02-22 

Júlio Clérigo é a cara da União de Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira há dez anos. Acredita que a união das freguesias foi vantajosa para todos, especialmente para as aldeias do concelho.
(ler mais...)


Morreu José Ribeiro Sineiro, um torrejano notável »  2024-02-19 

Morreu hoje segunda-feira, ao fim da tarde, José Ribeiro Sineiro, uma das figuras marcantes da segunda metade do século XX torrejano. Foi um lutador contra a ditadura salazarista, animador cultural nas áreas do cine-clubismo e do património, teve um papel determinante nalgumas realizações culturais na cidade.
(ler mais...)


UDR Zona Alta organiza festival de Patinagem »  2024-02-16 

É já no dia 24 de Fevereiro, sábado, pelas 20 horas, que União Desportiva e recreativa da Zona Alta organiza o seu 2.º Festival de Patinagem Artística.

O evento vai ter como palco o Palácio dos Desportos, em Torres Novas, e conta com a presença dos irmãos Walgode, campeões do mundo de patinagem artística.
(ler mais...)


Dizendo-se vítima de “golpe de estado”, direcção dos Bombeiros demitiu-se em bloco »  2024-02-12 

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos demitiu-se em bloco, hoje, segunda-feira, divulgando a sua decisão em conferência de imprensa realizada ao fim da tarde.
(ler mais...)


Borrego é na Chancelaria »  2024-02-10 

É já domingo, dia 18 de Fevereiro, o “Festival do Borrego” da freguesia da Chancelaria, Torres Novas, naquela que é a quarta edição do evento. A iguaria pode ser apreciada a partir das 13 horas, decorrendo o certame no salão da União Recreativa da Chancelaria, com aquisição de bilhetes nas associações da freguesia.
(ler mais...)


BOMBEIROS: “FRAUDE FISCAL DE MEIO MILHÃO” IMPUTADA À ANTERIOR DIRECÇÃO »  2024-02-07 

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos reuniu na segunda-feira da semana passada com autarcas, a seu pedido, com vista a explicar a actual situação vivida nos BVT e a sua perspectiva face à contenda com a anterior direcção e o comandante José Carlos Sénica.
(ler mais...)


Centro de Línguas Britannia House entrega diplomas »  2024-02-07 

É já no próximo sábado, dia 10 de Fevereiro, pelas 15 horas, que o Centro de Línguas Britannia House de Torres Novas realiza a tradicional cerimónia de entrega dos diplomas da Universidade de Cambridge e Quadro de Honra 2022/2023.
(ler mais...)


Escola Profissional: competências em debate »  2024-02-07 

"Competências" profissionais são o tema de um encontro que se realiza amanhã, no auditório da Nersant, reunindo um painel de autarcas e especialistas no "passaporte para o futuro".

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-02-19  Morreu José Ribeiro Sineiro, um torrejano notável
»  2024-02-01  BOMBEIROS: “FRAUDE FISCAL DE MEIO MILHÃO” IMPUTADA À ANTERIOR DIRECÇÃO
»  2024-02-10  Borrego é na Chancelaria
»  2024-02-12  Dizendo-se vítima de “golpe de estado”, direcção dos Bombeiros demitiu-se em bloco
»  2024-02-07  BOMBEIROS: “FRAUDE FISCAL DE MEIO MILHÃO” IMPUTADA À ANTERIOR DIRECÇÃO