• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Estação com 11 passagens de nível sem guarda!

Opinião  »  2011-02-18  »  Ana Trincão

O Governo e a CP/REFER, mantêm a estação ferroviária do Entroncamento em completo abandono e desleixo, com onze passagens de nível, sem guarda, na terra que foi o principal centro ferroviário do país, aonde passam diariamente dezenas de comboios, alguns a alta velocidade e aonde podem morrer pessoas a qualquer momento!

Nesta crise que os ”senhores do dinheiro” criaram aos portugueses, ao mesmo tempo que sacam o abono de família a milhares de crianças e jovens, distribuem milhões de dividendos, antecipados, aos banqueiros e milionários e tudo em nome da ”Democracia representativa”, ”eles” que só são democratas na altura da caça ao voto, como aconteceu nas eleições presidenciais de 23 de Janeiro de 2011, onde prometeram tudo, mas nada vão cumprir, ou seja, apenas, querem os ”tachos” para obterem mais uns pecúlios para aumentarem as suas fortunas pessoais. E tudo em nome do mercado e dos negócios. E o povão que se lixe!

Afinal, antes das eleições autárquicas de 2009, foi amplamente divulgado, pela Câmara Municipal, uma ”Estratégia de Desenvolvimento 2020 e Plano de Acção 2013 para o Entroncamento” encomendado ao economista e ex-Ministro do Governo/PS, Augusto Mateus, para o qual o Município pagou 55.000,00 euros + IVA, acrescido de 850,00 euros + IVA, para apresentação do dito Plano, pelo seu autor, na Residencial Gameiro.

Em 2009, o Governo central, pela voz da Secretária de Estado, Ana Paula Vitorino (que agora transitou para Deputada, na AR), quando veio ao Entroncamento discursar na inauguração do Monumento ao Ferroviário, prometeu, para 2010, o arranjo da estação. Agora, outras pessoas, no Governo, dizem que a segurança em cima das linhas férreas está garantida, porque há avisos sonoros e de trabalhadores da REFER com bandeiras na mão!

Ora, a insegurança é uma evidência!

Esta situação, aqui no Entroncamento, permanece porque têm sido do ”Centrão” (PS+PSD), os políticos que têm governado o país e o Município há mais de 30 anos. E este modelo de ”Democracia representativa” já demonstrou que não serve para encontrar as pessoas que cumpram o que prometem na gestão da vida pública. Lamentavelmente, os outros modelos já ensaiados de ”Democracia popular” ou ”Ditadura” também mostraram que não servem. Com estas ”gentes” nos poderes locais e centrais, o Entroncamento tornar-se-á, brevemente, um mero apeadeiro!

Continuo à espera de poder participar nas anunciadas manifestações a favor da segurança na Estação!

Aliás, convém lembrar que esta cidade do comboio foi a mais atingida pelas decisões dos políticos a partir dos anos 80 que menosprezaram o transporte ferroviário, a favor de uma rede de auto estradas e do automóvel individual.

As habitações antigas dos ferroviários foram abandonadas e o próprio Grupo Desportivo Ferroviário desapareceu, deixando, apenas, as paredes nuas da sua sede social que se mantém por reconstruir.

Da actividade ferroviária, cá no Entroncamento, apenas nos resta ver passar os comboios...!

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia