Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-238e8c0a): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 21 Junho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 29° / 17°
Períodos nublados
Seg.
 32° / 16°
Céu nublado
Dom.
 29° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

As ciclovias e o debate público

Opinião  »  2020-01-09  »  João Quaresma

No último mês de Dezembro, em duas reuniões de câmara sucessivas, discutiu-se o programa base de uma rede de ciclovias para a cidade de Torres Novas, com cerca de 24 Km na sua totalidade, a construir por fases, bem como uma dessas fases na zona da Quinta da Silvã, com cerca de 6 Km, que será a primeira a ser realizada. Tudo sem grande discussão pública, tudo sem que se recolham ideias que pudessem melhorar o projecto dado a conhecer.

Em causa está uma nova realidade pela qual se pretende a implementação prática e regulada de mobilidade partilhada entre veículos e bicicletas. Existem ruas cuja prioridade deve ser o trânsito automóvel, mas também devem existir ruas onde a prioridade tem de ser dada aos peões e às bicicletas. Cada rua e espaço devem ter a sua própria função.

É aqui entra a componente do planeamento e da arquitectura urbana, que é cada vez mais essencial no âmbito da mobilidade urbana. Se há dez anos perguntassem à comunidade empresarial o que eles queriam no âmbito do planeamento de transportes, estes diriam que queriam acessibilidade automóvel. Hoje, provavelmente, junto aos escritórios e locais de trabalho, preferem espaços verdes ou ruas onde não exista trânsito, com um ambiente agradável.

Acresce igualmente que as cidades têm de ser cada vez mais acessíveis e inclusivas, nomeadamente para os grupos “frágeis”, como os idosos ou as pessoas com dificuldades de mobilidade. Ora, muitas vezes esta factualidade está relacionada não só com própria arquitectura das cidades como também com o mobiliário urbano, sinalização rodoviária, entre outros.

Mas para que possa existir uma mudança de mentalidade por parte dos condutores, sejam estes de veículos automóveis ou de bicicletas, é necessário fazer com que estes sintam que fazem parte de algo. Se houver um sentimento de pertença e identidade com o espaço que os rodeia, as suas atitudes e comportamentos mudam. Neste aspecto podemos dizer que Torres Novas entra com o pé esquerdo, pois como disse inicialmente, falamos de um projecto com importância para a cidade e o mesmo deve ser do completo desconhecimento de grande parte da sua população. Daí defendermos a necessidade de uma verdadeira discussão pública.

O projecto da rede ciclovias para a cidade é ambicioso, mas existiam formas subtis e não muito dispendiosas que emergindo de uma discussão pública, poderiam melhorar o mesmo e simultaneamente fazer passar a mensagem da existência de novas formas de mobilidade na cidade, porque na verdade e a titulo de exemplo, um condutor responde de forma diferente aos sinais que lhe são dados pela sinalização horizontal e vertical, pinos de tráfego, tipologia do piso e da estrada, a actividade nas ruas, etc.

Coisas simples não sendo de esquecer que, na ordem do dia estamos a assistir a dois fenómenos que irão influenciar o futuro das cidades: o envelhecimento da população e aquilo a que chamamos de transição energética. Preocupações que passam por reduzir o nível de emissões de dióxido de carbono e tornar as cidades mais acessíveis. Em relação a este aspecto, é de realçar que os municípios têm de saber aproveitar melhor o desenvolvimento das tecnologias digitais e envolver os seus cidadãos na tomada de decisões.

E é necessário perguntar: como é que podemos aumentar a participação da população neste processo de tomada de decisão que está relacionado com o seu dia-a-dia e qualidade de vida? A resposta é importante porque estas decisões que influenciarão o nosso futuro estão-nos a passar ao lado.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias

Menino... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

A minha casinha... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

Entrevistador... »  2025-03-31  »  Hélder Dias

Uma passagem do Evangelho de João - jorge carreira maia »  2025-03-22  »  Jorge Carreira Maia

Agora que nos estamos a aproximar, no calendário católico, da Páscoa, talvez valha a pena meditar nos versículos 36, 37 e 38, do Capítulo 18, do Evangelho de João. Depois de entregue a Pôncio Pilatos, Jesus respondeu à pergunta deste: Que fizeste? Dito de outro modo: de que és culpado? Ora, a resposta de Jesus é surpreendente: «O meu reino não é deste mundo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia Encontros