• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Seis anos são apenas um pedaço do tempo

Opinião  »  2014-09-25  »  Élio Batista

Sou profissional neste jornal há pouco mais de seis anos, desde 2008. Já trabalhava na área do jornalismo há sete anos. Foi a Rádio Cultura e Espectáculo (RCE), do grupo ”Cidade de Tomar”, que me abriu as portas à profissão e fiquei a dever ao então director da rádio, Fernando Vieira, as noções, no terreno, sobre o modo como se fazia a profissão. Estávamos em 2001 e seguiram-se anos globalmente bons, pois tive a sorte de poder fazer algo de que gostava mesmo.

Conheci muita gente boa na Golegã e na Azinhaga e sinto que deixei lá um pedaço de mim, naquelas terras, que evoluíram a olhos vistos enquanto por lá andei. Também fiz amigos, não daqueles ‘amigos amigos’, mas são algumas amizades que ainda hoje conservo e estimo.

Mais tarde, e já com alguns anos de trabalho, surgiu a oportunidade de ingressar na imprensa escrita. Foi-me proposto por dirigentes de um jornal local fazer uma temporada de seis meses e depois... logo se via. Não aceitei, por duas razões: não me pareceu uma proposta consistente mas, mais importante, não me identificava com o jornal em causa.

Seria, para mim, um grande aborrecimento estar ao serviço de uma organização amarrada a valores que eu relativizo. Não me via a ter de defender aquela camisola. Tenho a certeza de que não me iria sentir satisfeito, no dia-a-dia, por ter de trabalhar ali.

No final de 2007 propuseram-me que integrasse a equipa do ”Jornal Torrejano”, com o qual já colaborava há um tempo. Aí, não hesitei um segund fazer parte da equipa de um jornal de prestígio na região não me deixou indiferente. Já passaram oito anos e não me arrependo da escolha que fiz.

Ao contrário do que aconteceu na Golegã, já não fiz tantos amigos aqui. Já fui confrontado várias vezes com situações desagradáveis, uma das quais logo nos primeiros tempos de imprensa escrita. Eu, que nunca tinha tido qualquer coisa com a justiça, já tive de responder num processo que, felizmente para a minha saúde mental (só por isso), não passou da fase de inquérito. Foi logo arquivado, não tinha pernas para andar.

Há algumas histórias que podia aqui contar, mas nada é mais importante agora do que os 20 anos deste projecto. E seis anos são apenas um pedaço de uma história que, independentemente do futuro, ficará para história

Acredito que, um dia que deixe este jornal, vou mudar de profissão. O mercado de trabalho nos jornais de tiragem nacional há muito que está saturado e a tendência é continuar a despedir e não admitir profissionais. E, estou convencido, nesta região não existe outro jornal no qual eu ache que possa ser minimamente feliz.

Quero nesta oportunidade deixar um grande abraço de solidariedade ao Manuel Subtil, meu ex-colega de trabalho da Rádio Cidade Tomar: estás a passar por um momento muito duro e gostava muito de poder fazer alguma coisa por ti, Manuel...

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia