• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 18 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 31° / 16°
Céu limpo
Qui.
 31° / 18°
Céu limpo
Qua.
 32° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Santarém: maior festival nacional de gastronomia já começou

Sociedade  »  2017-10-20 

O pão de cada dia é o tema do certame

Este vai ser o primeiro de dois fins-de-semana do 37.º Festival Nacional de Gastronomia que decorre até ao dia 29 de Outubro na Casa do Campino, em Santarém. O tema deste ano é “O Pão de Cada Dia”, existindo uma padaria, instalada pela Associação do Comércio e da Indústria da Panificação (ACIP) e dinamizada por Paulo Chagas, a confeccionar, diariamente, em várias fornadas, o pão do dia e a promover ‘workshops’ e acções de formação.

Para o FNG está prevista a vinda de 18 chefes, três dos quais mulheres - mais 10 do que há três anos, quando foi ensaiado -, entre os quais o escalabitano David Costa, estrela Michelin na cidade de S. José, na Califórnia (Estados Unidos da América).

Nas antigas cavalariças da Casa do Campino, 12 restaurantes servem petiscos provenientes de vários pontos do país (incluindo ilhas), mantendo-se os espaços de venda de doçaria, de artesanato e de produtos regionais, com destaque para o espaço "Raiz da Lezíria" e para o aumento da presença dos agroprodutores.

Uma das atrações do festival será a apresentação, sábado, da “maior Massa à Barrão de sempre no maior Pote do Mundo”, uma panela de ferro de três pernas colocada em frente à entrada principal da Casa do Campino, uma iniciativa que conta com os apoios do município de Bragança e da Confraria da Gastronomia do Ribatejo.

Outra novidade do certame será a presença de um ‘winebar’, com vinhos de norte a sul do país, um espaço que substitui o Salão do Vinho ensaiado na edição de 2016 e que a organização, em conjunto com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), decidiu transformar para diferenciar em relação ao que acontece em outros eventos, associando o vinho, a copo, a petiscos.

Na padaria instalada nos claustros, em cada dia, é servido um pão diferente: hoje, sexta-feira haverá Bola de Lamego, no sábado Massa Sovada (dos Açores), no domingo Broa de Avintes (Vila Nova de Gaia), na segunda-feira Folar Transmontano (Bragança) e na terça-feira Bolo do Caco (Madeira), dia em que é apresentada a Final Jovem Talento de Gastronomia e a cerimónia de Entrega de Prémios Great Taste.

Dia 25 há Pão Alentejano (Vidigueira), seguindo-se a 26 o Pão Algarvio (Loulé), a 27 o Pão de Mafra, a 28 o Pão do Sabugueiro (Seia) e, no último dia, a Caralhota de Almeirim.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PS chumba cadernos gratuitos para alunos do concelho, diz Bloco »  2018-09-13 

O Bloco de Esquerda voltou a propor, na Câmara Municipal, o alargamento da gratuitidade aos cadernos de actividades para os alunos e alunas do 1 e 2.º ciclo do ensino básico. “O PS votou contra chumbando esta medida e relegando o nosso município para uma posição imobilista face ao crescente número de autarquias que aprova medidas no sentido da gratuitidade da educação, na sua maioria geridas pelo PS”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
(ler mais...)


Feira dos Frutos Secos: novidades com muitos espectáculos na praça dos Claras »  2018-09-12 

A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de Setembro a 7 de Outubro, este ano na Praça 5 de Outubro e, novidade, na Praça dos Claras, onde decorrem os espectáculos, num cartaz de fazer inveja a muitos festivais de música tradicional.
(ler mais...)


João Quaresma questiona gestão do PS »  2018-09-11 

“É do nosso conhecimento que a Câmara tem levado a efeito algumas limpezas junto do leito do Rio Almonda. Foi o caso da intervenção junto do condominio Beira Rio e, recentemente, na Avenida João Martins de Azevedo, junto à ponte.
(ler mais...)


Torres Novas: município mantém programa de bolsas para alunos do “superior” »  2018-09-11 

A câmara municipal de Torres Novas anunciou a abertura do prazo e candidaturas com vista às bolsas de estudo para alunos do ensino superior, iniciativa que se destina exclusivamente a residentes no concelho de Torres Novas e que visa “favorecer a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento de estudos”.
(ler mais...)


Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados »  2018-09-11 

O CD Torres Novas e CD Fátima afinal vão continuar na Taça de Portugal. Os dois emblemas ribatejanos foram duas das 20  equipas repescadas pela Federação Portuguesa de Futebol e no dia 30 de Setembro jogam a segunda eliminatória da prova.
(ler mais...)


Torres Novas: apanhados a roubar no Continente »  2018-09-10 

Três indivíduos foram surpreendidos, no passado sábado, quando se preparavam para transportar uma quantidade de artigos de supermercado avaliados em mais de 1000 euros, sem pagar. O episódio aconteceu no passado dia 8 de Setembro, ao final da manhã.
(ler mais...)


Entrevista: “A exigência do público da televisão portuguesa ao nível da caracterização não é alta” »  2018-09-03 

Andreia Ferreira, de 26 anos, é natural de Torres Novas. Especializou-se em caracterização, na Makeup School, e ambiciona, no futuro, aparecer na ficha técnica de grandes produções de Hollywood. A caracterização de Brad Pitt em “O Estranho Caso de Benjamin Buttom” e a da criatura de “The shape of water”, são dois trabalhos que elege como do outro mundo e que não se importava nada de ter participado.
(ler mais...)


Covão do Feto: festas são já no próximo fim-de-semana »  2018-09-02 

As tradicionais e conhecidas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, aqui bem perto em Covão do Feto, concelho de Alcanena, estão aí: o próximo fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Setembro promete ser animado, em festejos cujo ponto alto é a procissão em honra da padroeira, no domingo, pelas quatro horas da tarde.
(ler mais...)


“Médio Tejo não é uma região” »  2018-08-31 

É a primeira vez que um autarca diz, preto no branco, o que muitos sentem mas nunca ousaram dizer: Gabriel Feitor, vereador da câmara de Alcanena, lançou o grito de Ipiranga para pôr fim a um desvario político-administrativo que destruiu a região do Ribatejo por conta de cargos e interesses partidários.
(ler mais...)


Mancha de óleo no rio Almonda, maus cheiros na Barroca »  2018-08-31 

O assunto não é novo: há cerca de um ano, diversas pessoas expuseram nas redes sociais a situação que então se observava no rio de Almonda, junto à ponte do Raro: uma persistente e volumosa mancha de óleo a conspurcar as águas, ali nas barbas do jardim municipal.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-09-10  Torres Novas: apanhados a roubar no Continente
»  2018-09-11  Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados
»  2018-09-11  João Quaresma questiona gestão do PS