• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 21 de Agosto de 2018
Pesquisar...
Sex.
 35° / 19°
Céu limpo
Qui.
 37° / 19°
Céu limpo
Qua.
 38° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  38° / 21°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Maior espectáculo do mundo de fitness” deixa rasto de alegadas burlas e roubos e mais uma história degradante para a cidade

Sociedade  »  2018-05-18 

Agora, zumba no caneco!

Prometiam o “maior evento de fitness do mundo”, transmitido por cadeias de televisão, incluindo do Brasil. Mas deixaram, alega quem agora se queixa, um rasto de pequenas golpaças, surripianços e dinheiro de patrocínios sacado a alguns incautos. Tudo começou com um mail enviado à câmara, onde há quem acredite no Pai Natal. Agora, zumba no caneco. Tudo ridículo.

Há uma parte de leão nesta história que cabe à autarquia: como cavalga tudo o que mexe, por mais inverosímil e ridículo que seja, os alegados burlões conseguiram reunir com a vereadora da cultura que, inclusivamente, deu carta branca à inclusão de um vídeo de “promoção do evento” no site da câmara, só travado pelo “calo” de alguns funcionários, que por outros meios conseguiram impedir a consumação de tal expediente. Mas foi por um triz e neste momento o nome do município estava ainda mais na lama.

Indo mais longe, a vereadora do pelouro da cultura foi à Radio Local dar uma entrevista de promoção da “maior aula de fitness do mundo” e colocou em streaming essa intervenção: na carta enviada, os promotores prometiam pôr o presidente da câmara a falar para o mundo pela “midia internacional”, pelo que toda a gente queria ficar na fotografia.

Este género de burlas e de burlões utilizam sempre a mesma táctica: uma aproximação à autarquia, para depois legitimar a abordagem a comerciantes e potenciais patrocinadores. Como a que há uns anos por aqui aconteceu, com uns maduros a garantirem ao presidente da câmara, olhos nos olhos e sem se rirem, que traziam cá uma extensão do Rock In Rio com a vinda a Torres Novas do Júlio Iglésias, “que só vinha a Lisboa e a Torres Novas”.

Desta vez, o líder da organização, que se apresentava como “empresário”, conseguiu igualmente arregimentar para a causa do “maior espectáculo do mundo de fitness” uma proprietária de um atelier da cidade e envolver outros. Começou-se pela venda de kits de merchandizing do evento, 10 euros à troca de umas t-shirts e bugigangas do género, que ainda estavam para vir, e pela tentativa de recolha de patrocínios de alguns comerciantes.

A “embaixada artística” do evento instalou-se numa unidade hoteleira da cidade e aí o “empresário” comandava as operações, mas cedo a história começou a cheirar a esturro. Só não viu quem não quis ou já estava a sonhar com as luzes desta triste ribalta.

Quando se foi a ver, já era tarde. A proprietária do atelier, a que estava para ir ao Brasil “representar Portugal” e que chegou a andar a vender kits por conta da organização, diz que ficou sem uma aparelhagem, havendo ainda a registar o desaparecimento de “steps” (equipamentos para aulas de zumba) de outro ginásio sediado na cidade, pedidos pela organização para “uma demonstração em Torres Novas” este sábado, dia 12. Parece que os “steps” voaram para Lisboa, tal como o dinheiro dos kits dos patrocínios.

No fim de tudo isto, a proprietária do atelier e professora de zumba que o alegado burlão arregimentou para testa de ferro em Torres Novas e a quem prometeu que ia ao Brasil representar Portugal, diz que a certa altura “pediu a ajuda à vereadora porque se sentiu sozinha no meio de tudo isto”, mas nessa altura, supõe-se, já a vereadora tinha ficado sem carta branca.

A proprietária do atelier mais envolvida na situação diz que o burlão “foi denunciado à polícia” pelo campeão do mundo de fitness, também arregimentado para o projecto, e que agora só está preocupada em arranjar 10 “steps” que o organizador pediu a outro ginásio, servindo-se do nome dela, e que voaram, como já disse. Mas, por outro lado, o produtor do maior espectáculo do mundo, com base sediada na Quinta do Conde, ali para Sesimbra, diz que a proprietária do atelier e professora de zumba, mais "o campeão do mundo fitness", são uma dupla de burlões que o lesaram em centenas de milhares de euros e que já entregou o caso à Judiciária.

Tudo começou por um mail completamente delirante enviado à câmara de Torres Novas em 7 de Abril, mas não houve uma alma que desconfiasse da parvoeira do que vinha expresso em tal missiva, de tom e forma acima de duvidosos. Rezava assim:

“bom dia por este meio envio este e mail para entregarem a veradora do desporto com certa urgência”, abria a carta, para começar por pedir logo um palco de 8 metros de frente, “internet cabo no local para receber transmissao em directo”, “tenda pequena para estudio televisivo”, avisando para “tomarem atencao que ira chegar varios autocarros de excursao um mes antes serao avisados quantos irao chegar”. O local era “5 de outobro”: e continuava a carta, “agradecemos que seja toda essa area cercada sem ter carros em movimento no local ou perto pela causa de volume de pessoas a chegar informamos que pode chegar um volume muito grande a Torres novas nesse mesmo dia e ate antes porque um mes antes iremos lancar em imprensa nacional e internacional o sucedido iremos ter produtores de nossa empresa em torres novas recebendo todas as ordens de servico direcionadas do brasil para europa para ser um evento do melhor e bem sucedido em portugal sendo que temos uma grande equipa profissional a trabalhar para o mesmo para que nada corra mal e so eles mesmo tem autorizacao na parte de producao autorizar no dia seja o que for sendo que estao em contacto directo com toda producao internacional tambem venho por este meio informar que iremos no dia pedir ao presidente de camara de torres novas a sua comparencia para que na abertura do evento seja entregue certificado da maior aula fitness do mundo a camara municipal de torres novas de termos passado em vossa cidade. no dia de chegada da atleta como foi pedido um autocarro data a ser informada pela causa de alunos querem recepcionar a mesma e toda equipa que vai chegar a portugal desta mega aula feita no Brasil sendo que nesse mesmo dia toda a imprensa nacional ira receber convite para estarem presentes. alguma duvida correspondam a este e mail pessoal mais rapido a tudo ser resovido que chega directo ao dono do evento e rapiamente terao resposta desde ja agradeco toda a vossa atencao sobre a datas de maio irei enviar outro e mail posterior a este de se fazer uma apresentacao em, vossa cidade com varios alunos de alemanha com o campeao mundial de fitness que ira estar nestes dia 8 a 12 de maio em portugal e podemos aproveitar e gravar em video e lancar na midia internacional vossa cidade porque iremos ter uma equipa de gravacao e captacao de video e marcio de oliveira e o professor que gere todas as coreografias da maior aula fitness do mundo no rio de janeiro precisamos para isso 16 steps gradeamento para vedar local ALEXANDRE FAMA PRODUÇOES”.

Qualquer pessoa de bom senso, o que faria de imediato era enviar o mail para o lixo à leitura das primeiras linhas, mas a leviandade e a alegre irresponsabilidade de quem acreditou em semelhante patranha, deixou arrastar a situação e com ela colaborou: há mais mails enviados pelo "produtor", todos do mesmo estilo e credibilidade, mas isso não impediu reuniões, entrevistas à rádio e apoio em nome da câmara. No início de Maio, ainda as aves de arribação andavam a rondar, “o maior evento do mundo de fitness” andava por aí a pedir emprestados uns “steps”. Num país a sério, só havia um caminho a tomar. Neste, reina a impunidade. É tudo muito triste. Uma imensa e dolorosa tristeza.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Bombeiros querem mais “meios”, dívida paga, e dizem que obra do quartel pode derrapar »  2018-08-16 

A direcção dos Bombeiros Voluntários Torrejanos reuniu no final de Julho com o presidente da câmara
e com o vereador Carlos Ramos e, segundo nota de imprensa da corporação, os “voluntários torrejanos”
querem mais meios e uma dívida antiga paga.
(ler mais...)


Morreu Carlos Trincão Marques, figura marcante da sociedade torrejana »  2018-08-15 

Nascido em Riachos em 1944, Carlos Trincão Marques morreu na madrugada de  quarta-feira, em Lisboa, onde se encontrava hospitalizado na sequência da doença que o atormentava nos últimos tempos.

Filho do riachense Dr.
(ler mais...)


Torres Novas: piscinas gratuitas no domingo »  2018-08-07 

Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, o município de Torres Novas vai promover no próximo domingo, dia 12 de Agosto, uma iniciativa dirigida aos jovens com idades entre os 12 e os 29 anos. As piscinas municipais Fernando Cunha estarão abertas no domingo, das 14 às 19 horas, e haverá animação com o dj set Bomboca & Pirolito.
(ler mais...)


PASSATEMPO: oferecemos 5 passes gerais para o BONS SONS »  2018-07-31 

Aproxima-se o festival Bons Sons e o JORNAL TORREJANO oferece 5 passes gerais para entrada no festival. Para isso, os concorrentes ao sorteio dos passes deverão fazer like no fb do JT, onde decorre o passatempo:

https://www.facebook.
(ler mais...)


Tomar: detido jovem de 22 anos suspeito de atear incêndio »  2018-07-23 

A Polícia Judiciária (PJ) Leiria anunciou a detenção de um jovemd e 22 anos, empregado de restauração, suspeito de ter ateado um fogo em zona florestal em Alviobeira, Tomar. A GNR terá recolhido “importantes meios de prova” que conduziram à detenção do rapaz.
(ler mais...)


Alcanena: reparação da estrada de Minde vai custar mais de 270 mil euros »  2018-07-19 

As obras de requalificação da Estrada de Minde - Serra de Santo António já foram entregues a uma empresa e vão custar ao município 266 mil euros mais o IVA, informa a autarquia em comunicado.

A empreitada da estrada que liga Minde e a Serra de Santo António contempla a reparação de abatimentos e a repavimentação betuminosa de toda a extensão da estrada.
(ler mais...)


Torres Novas: PSD lança campanha sobre mau estado de conservação de estradas »  2018-07-19 

A Comissão Política Concelhia de Torres Novas do PSD lançou uma campanha em que alerta para o mau estado de conservação de algumas estradas do concelho, e colocou quatro outdoors na rua a assinalar isso mesmo.
“Esta campanha pretende evidenciar a falta de capacidade que o executivo (de maioria) socialista da câmara municipal de Torres Novas apresenta, para com os meios próprios municipais e com o orçamento corrente, resolver problemas básicos do concelho”, lê-se numa nota de imprensa.
(ler mais...)


Concelho tem mais uma »  2018-07-17 

Desde hoje, dia 18 de Julho, Torres Novas tem mais uma mulher a atingir a idade de 100 anos: trata-se de Amália Moita, natural de Alcorochel, aldeia onde sempre viveu, apesar de nas últimas décadas passar temporadas também em Torres Novas, em casa de uma das filhas.
(ler mais...)


Escola Maria Lamas: concurso público para primeira fase da obra já divulgado »  2018-07-16 

O anúncio do concurso público da primeira etapa das obras de recuperação da escola secundária Maria Lamas, em Torres Novas, foi publicado em Diário da República do dia 12 de Julho.

O projecto prevê uma intervenção nos balneários e da zona de cozinha e refeitório, no piso 0 do edifício do ginásio, bem como a adaptação dos edifícios às normas legais, nomeadamente nos mecanismos de protecção contra incêndios, bem como as componentes térmica, redes eléctrica, de gás e de água e saneamento.
(ler mais...)


Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão »  2018-07-14 

Tudo com dantes na Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda: a poluição que suscitou, durante todo ano de 2017, muitas lutas e milhares de discursos oficiais, voltou em força, impune, ofensiva, sem vergonha.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-08-15  Morreu Carlos Trincão Marques, figura marcante da sociedade torrejana
»  2018-08-16  Bombeiros querem mais “meios”, dívida paga, e dizem que obra do quartel pode derrapar