• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 23 Maio 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 31° / 15°
Céu limpo
Sáb.
 29° / 14°
Céu limpo
Sex.
 26° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  26° / 12°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Maior espectáculo do mundo de fitness” deixa rasto de alegadas burlas e roubos e mais uma história degradante para a cidade

Sociedade  »  2018-05-18 

Agora, zumba no caneco!

Prometiam o “maior evento de fitness do mundo”, transmitido por cadeias de televisão, incluindo do Brasil. Mas deixaram, alega quem agora se queixa, um rasto de pequenas golpaças, surripianços e dinheiro de patrocínios sacado a alguns incautos. Tudo começou com um mail enviado à câmara, onde há quem acredite no Pai Natal. Agora, zumba no caneco. Tudo ridículo.

Há uma parte de leão nesta história que cabe à autarquia: como cavalga tudo o que mexe, por mais inverosímil e ridículo que seja, os alegados burlões conseguiram reunir com a vereadora da cultura que, inclusivamente, deu carta branca à inclusão de um vídeo de “promoção do evento” no site da câmara, só travado pelo “calo” de alguns funcionários, que por outros meios conseguiram impedir a consumação de tal expediente. Mas foi por um triz e neste momento o nome do município estava ainda mais na lama.

Indo mais longe, a vereadora do pelouro da cultura foi à Radio Local dar uma entrevista de promoção da “maior aula de fitness do mundo” e colocou em streaming essa intervenção: na carta enviada, os promotores prometiam pôr o presidente da câmara a falar para o mundo pela “midia internacional”, pelo que toda a gente queria ficar na fotografia.

Este género de burlas e de burlões utilizam sempre a mesma táctica: uma aproximação à autarquia, para depois legitimar a abordagem a comerciantes e potenciais patrocinadores. Como a que há uns anos por aqui aconteceu, com uns maduros a garantirem ao presidente da câmara, olhos nos olhos e sem se rirem, que traziam cá uma extensão do Rock In Rio com a vinda a Torres Novas do Júlio Iglésias, “que só vinha a Lisboa e a Torres Novas”.

Desta vez, o líder da organização, que se apresentava como “empresário”, conseguiu igualmente arregimentar para a causa do “maior espectáculo do mundo de fitness” uma proprietária de um atelier da cidade e envolver outros. Começou-se pela venda de kits de merchandizing do evento, 10 euros à troca de umas t-shirts e bugigangas do género, que ainda estavam para vir, e pela tentativa de recolha de patrocínios de alguns comerciantes.

A “embaixada artística” do evento instalou-se numa unidade hoteleira da cidade e aí o “empresário” comandava as operações, mas cedo a história começou a cheirar a esturro. Só não viu quem não quis ou já estava a sonhar com as luzes desta triste ribalta.

Quando se foi a ver, já era tarde. A proprietária do atelier, a que estava para ir ao Brasil “representar Portugal” e que chegou a andar a vender kits por conta da organização, diz que ficou sem uma aparelhagem, havendo ainda a registar o desaparecimento de “steps” (equipamentos para aulas de zumba) de outro ginásio sediado na cidade, pedidos pela organização para “uma demonstração em Torres Novas” este sábado, dia 12. Parece que os “steps” voaram para Lisboa, tal como o dinheiro dos kits dos patrocínios.

No fim de tudo isto, a proprietária do atelier e professora de zumba que o alegado burlão arregimentou para testa de ferro em Torres Novas e a quem prometeu que ia ao Brasil representar Portugal, diz que a certa altura “pediu a ajuda à vereadora porque se sentiu sozinha no meio de tudo isto”, mas nessa altura, supõe-se, já a vereadora tinha ficado sem carta branca.

A proprietária do atelier mais envolvida na situação diz que o burlão “foi denunciado à polícia” pelo campeão do mundo de fitness, também arregimentado para o projecto, e que agora só está preocupada em arranjar 10 “steps” que o organizador pediu a outro ginásio, servindo-se do nome dela, e que voaram, como já disse. Mas, por outro lado, o produtor do maior espectáculo do mundo, com base sediada na Quinta do Conde, ali para Sesimbra, diz que a proprietária do atelier e professora de zumba, mais "o campeão do mundo fitness", são uma dupla de burlões que o lesaram em centenas de milhares de euros e que já entregou o caso à Judiciária.

Tudo começou por um mail completamente delirante enviado à câmara de Torres Novas em 7 de Abril, mas não houve uma alma que desconfiasse da parvoeira do que vinha expresso em tal missiva, de tom e forma acima de duvidosos. Rezava assim:

“bom dia por este meio envio este e mail para entregarem a veradora do desporto com certa urgência”, abria a carta, para começar por pedir logo um palco de 8 metros de frente, “internet cabo no local para receber transmissao em directo”, “tenda pequena para estudio televisivo”, avisando para “tomarem atencao que ira chegar varios autocarros de excursao um mes antes serao avisados quantos irao chegar”. O local era “5 de outobro”: e continuava a carta, “agradecemos que seja toda essa area cercada sem ter carros em movimento no local ou perto pela causa de volume de pessoas a chegar informamos que pode chegar um volume muito grande a Torres novas nesse mesmo dia e ate antes porque um mes antes iremos lancar em imprensa nacional e internacional o sucedido iremos ter produtores de nossa empresa em torres novas recebendo todas as ordens de servico direcionadas do brasil para europa para ser um evento do melhor e bem sucedido em portugal sendo que temos uma grande equipa profissional a trabalhar para o mesmo para que nada corra mal e so eles mesmo tem autorizacao na parte de producao autorizar no dia seja o que for sendo que estao em contacto directo com toda producao internacional tambem venho por este meio informar que iremos no dia pedir ao presidente de camara de torres novas a sua comparencia para que na abertura do evento seja entregue certificado da maior aula fitness do mundo a camara municipal de torres novas de termos passado em vossa cidade. no dia de chegada da atleta como foi pedido um autocarro data a ser informada pela causa de alunos querem recepcionar a mesma e toda equipa que vai chegar a portugal desta mega aula feita no Brasil sendo que nesse mesmo dia toda a imprensa nacional ira receber convite para estarem presentes. alguma duvida correspondam a este e mail pessoal mais rapido a tudo ser resovido que chega directo ao dono do evento e rapiamente terao resposta desde ja agradeco toda a vossa atencao sobre a datas de maio irei enviar outro e mail posterior a este de se fazer uma apresentacao em, vossa cidade com varios alunos de alemanha com o campeao mundial de fitness que ira estar nestes dia 8 a 12 de maio em portugal e podemos aproveitar e gravar em video e lancar na midia internacional vossa cidade porque iremos ter uma equipa de gravacao e captacao de video e marcio de oliveira e o professor que gere todas as coreografias da maior aula fitness do mundo no rio de janeiro precisamos para isso 16 steps gradeamento para vedar local ALEXANDRE FAMA PRODUÇOES”.

Qualquer pessoa de bom senso, o que faria de imediato era enviar o mail para o lixo à leitura das primeiras linhas, mas a leviandade e a alegre irresponsabilidade de quem acreditou em semelhante patranha, deixou arrastar a situação e com ela colaborou: há mais mails enviados pelo "produtor", todos do mesmo estilo e credibilidade, mas isso não impediu reuniões, entrevistas à rádio e apoio em nome da câmara. No início de Maio, ainda as aves de arribação andavam a rondar, “o maior evento do mundo de fitness” andava por aí a pedir emprestados uns “steps”. Num país a sério, só havia um caminho a tomar. Neste, reina a impunidade. É tudo muito triste. Uma imensa e dolorosa tristeza.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Associação do Património denuncia abate de choupos na Ribeira »  2019-04-17 

 Ontem, dia 16 de Abril, foram cortados pela base vários choupos em bom estado, junto ao mouchão do rio Almonda, na ponte entre as Ribeiras. Mais cinco árvores estarão marcadas para abate, todas árvores de grande porte, sem sinais evidentes de doença ou secura, e com funções ecológicas relevantes, denuncia a Associação do Património de Torres Novas em comunicado de hoje, 17 de Abril.
(ler mais...)


Associação Protectora dos Animais tem novos corpos sociais »  2019-04-06 

Foram eleitos ontem, dia 5 de Abril. os novos órgãos sociais da Associação Protectora dos Animais de Torres Novas (APA) para o triénio 2019-2022. A direcção continua a ser presidida por Rosário Pires Bento, que lidera a APA desde 2013, anuncia nota de imprensa da associação.
(ler mais...)


Pedro Triguinho absolvido em processo da Fabrióleo »  2019-03-22 

Pedro Triguinho, activista do movimento ambientalista Basta!, de Torres Novas, foi absolvido na sexta-feira, no Tribunal de Torres Novas, num processo em que era acusado de difamação por uma então administradora da empresa Fabrióleo, que lhe moveu a acção a título pessoal.
(ler mais...)


Pias Longas: trabalhos no aterro continuam, vereador do ambiente nada diz »  2019-03-13 

Os trabalhos relacionados com a ampliação do aterro do topo sul da pista do aeródromo de Pias Longas, situado na fronteira entre os municípios de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, isto apesar de uma fiscalização da câmara de Torres Novas ter confirmado, logo na altura da denúncia por este jornal, que milhares de toneladas de pedras e terra estavam a ser despejadas para dentro da território do concelho de Torres Novas numa área de elevado potencial ambiental e que integra a Reserva Ecológica Nacional.
(ler mais...)


Alterações climáticas: Maria Lamas promove aula aberta no auditório municipal »  2019-03-08 

Dando sequência a idêntica iniciativa do ano transacto, a escola Maria Lamas volta a promover uma aula aberta, desta vez no auditório municipal (edifício da biblioteca Gustavo Pinto Lopes), e sob o tema “Alterações climáticas e biodiversidade”.
(ler mais...)


O triunfo dos porcos: só câmara pode impedir mega-suinicultura »  2019-03-04 

Depois de amanhã, o executivo municipal vai ser chamado a deliberar sobre um assunto de enorme importância ambiental para o concelho: a instalação de uma suinicultura na Quinta de Caniços, freguesia de Brogueira, a dois passos da Reserva do Paul e perto de povoações.
(ler mais...)


Maioria quer gastar mais de 600 mil no Rossio em mais uma obra inútil »  2019-02-28 

Não se pinta um único banco de jardim há anos, as pontes do jardim das rosas estão interditas, à volta do castelo é só ruína, há calçadas e passeios escavacados por todo o lado, nada é mantido.
(ler mais...)


A Tasca: nova vida com Paulo Emílio »  2019-02-21 

Durante uns anos restaurante de referência de Torres Novas em tempo do consulado do fundador, Vítor Alves, A Tasca passou depois por algumas experiências, umas melhores outras nem por isso, pois na realidade nenhuma delas teve a duração que permitisse consolidar uma proposta ou uma ideia para a casa situada na velha Rua da Corrente, bem pertinho da Ponte do Raro.
(ler mais...)


Aeródromo de Pias Longas: aterros invadiram reserva ecológica do concelho »  2019-02-21 

Poderá estar em marcha um enorme atentado ecológico contra o território do concelho e uma acção que põe em causa o Estado de direito. O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém (a autarquia ouriense serve-se, ao que parece, de outra linha divisória) entrou cerca de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de cerca de 20 000 metros quadrados.
(ler mais...)


Festival do Cogumelo da Parreira: Chakall, Marco Costa e Rouxinol Faduncho »  2019-02-12 

De 1 a 3 de março, o cogumelo é de novo a estrela à mesa da III edição do Festival do Cogumelo que junta gastronomia, animação musical, bares, artesanato, cozinha ao vivo e, claro, exposição de produtores e agentes económicos do setor,  um evento de dinamização e promoção territorial, organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)