• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 21 de Outubro de 2018
Pesquisar...
Qua.
 26° / 14°
Céu limpo
Ter.
 24° / 15°
Períodos nublados
Seg.
 25° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  23° / 15°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Maior espectáculo do mundo de fitness” deixa rasto de alegadas burlas e roubos e mais uma história degradante para a cidade

Sociedade  »  2018-05-18 

Agora, zumba no caneco!

Prometiam o “maior evento de fitness do mundo”, transmitido por cadeias de televisão, incluindo do Brasil. Mas deixaram, alega quem agora se queixa, um rasto de pequenas golpaças, surripianços e dinheiro de patrocínios sacado a alguns incautos. Tudo começou com um mail enviado à câmara, onde há quem acredite no Pai Natal. Agora, zumba no caneco. Tudo ridículo.

Há uma parte de leão nesta história que cabe à autarquia: como cavalga tudo o que mexe, por mais inverosímil e ridículo que seja, os alegados burlões conseguiram reunir com a vereadora da cultura que, inclusivamente, deu carta branca à inclusão de um vídeo de “promoção do evento” no site da câmara, só travado pelo “calo” de alguns funcionários, que por outros meios conseguiram impedir a consumação de tal expediente. Mas foi por um triz e neste momento o nome do município estava ainda mais na lama.

Indo mais longe, a vereadora do pelouro da cultura foi à Radio Local dar uma entrevista de promoção da “maior aula de fitness do mundo” e colocou em streaming essa intervenção: na carta enviada, os promotores prometiam pôr o presidente da câmara a falar para o mundo pela “midia internacional”, pelo que toda a gente queria ficar na fotografia.

Este género de burlas e de burlões utilizam sempre a mesma táctica: uma aproximação à autarquia, para depois legitimar a abordagem a comerciantes e potenciais patrocinadores. Como a que há uns anos por aqui aconteceu, com uns maduros a garantirem ao presidente da câmara, olhos nos olhos e sem se rirem, que traziam cá uma extensão do Rock In Rio com a vinda a Torres Novas do Júlio Iglésias, “que só vinha a Lisboa e a Torres Novas”.

Desta vez, o líder da organização, que se apresentava como “empresário”, conseguiu igualmente arregimentar para a causa do “maior espectáculo do mundo de fitness” uma proprietária de um atelier da cidade e envolver outros. Começou-se pela venda de kits de merchandizing do evento, 10 euros à troca de umas t-shirts e bugigangas do género, que ainda estavam para vir, e pela tentativa de recolha de patrocínios de alguns comerciantes.

A “embaixada artística” do evento instalou-se numa unidade hoteleira da cidade e aí o “empresário” comandava as operações, mas cedo a história começou a cheirar a esturro. Só não viu quem não quis ou já estava a sonhar com as luzes desta triste ribalta.

Quando se foi a ver, já era tarde. A proprietária do atelier, a que estava para ir ao Brasil “representar Portugal” e que chegou a andar a vender kits por conta da organização, diz que ficou sem uma aparelhagem, havendo ainda a registar o desaparecimento de “steps” (equipamentos para aulas de zumba) de outro ginásio sediado na cidade, pedidos pela organização para “uma demonstração em Torres Novas” este sábado, dia 12. Parece que os “steps” voaram para Lisboa, tal como o dinheiro dos kits dos patrocínios.

No fim de tudo isto, a proprietária do atelier e professora de zumba que o alegado burlão arregimentou para testa de ferro em Torres Novas e a quem prometeu que ia ao Brasil representar Portugal, diz que a certa altura “pediu a ajuda à vereadora porque se sentiu sozinha no meio de tudo isto”, mas nessa altura, supõe-se, já a vereadora tinha ficado sem carta branca.

A proprietária do atelier mais envolvida na situação diz que o burlão “foi denunciado à polícia” pelo campeão do mundo de fitness, também arregimentado para o projecto, e que agora só está preocupada em arranjar 10 “steps” que o organizador pediu a outro ginásio, servindo-se do nome dela, e que voaram, como já disse. Mas, por outro lado, o produtor do maior espectáculo do mundo, com base sediada na Quinta do Conde, ali para Sesimbra, diz que a proprietária do atelier e professora de zumba, mais "o campeão do mundo fitness", são uma dupla de burlões que o lesaram em centenas de milhares de euros e que já entregou o caso à Judiciária.

Tudo começou por um mail completamente delirante enviado à câmara de Torres Novas em 7 de Abril, mas não houve uma alma que desconfiasse da parvoeira do que vinha expresso em tal missiva, de tom e forma acima de duvidosos. Rezava assim:

“bom dia por este meio envio este e mail para entregarem a veradora do desporto com certa urgência”, abria a carta, para começar por pedir logo um palco de 8 metros de frente, “internet cabo no local para receber transmissao em directo”, “tenda pequena para estudio televisivo”, avisando para “tomarem atencao que ira chegar varios autocarros de excursao um mes antes serao avisados quantos irao chegar”. O local era “5 de outobro”: e continuava a carta, “agradecemos que seja toda essa area cercada sem ter carros em movimento no local ou perto pela causa de volume de pessoas a chegar informamos que pode chegar um volume muito grande a Torres novas nesse mesmo dia e ate antes porque um mes antes iremos lancar em imprensa nacional e internacional o sucedido iremos ter produtores de nossa empresa em torres novas recebendo todas as ordens de servico direcionadas do brasil para europa para ser um evento do melhor e bem sucedido em portugal sendo que temos uma grande equipa profissional a trabalhar para o mesmo para que nada corra mal e so eles mesmo tem autorizacao na parte de producao autorizar no dia seja o que for sendo que estao em contacto directo com toda producao internacional tambem venho por este meio informar que iremos no dia pedir ao presidente de camara de torres novas a sua comparencia para que na abertura do evento seja entregue certificado da maior aula fitness do mundo a camara municipal de torres novas de termos passado em vossa cidade. no dia de chegada da atleta como foi pedido um autocarro data a ser informada pela causa de alunos querem recepcionar a mesma e toda equipa que vai chegar a portugal desta mega aula feita no Brasil sendo que nesse mesmo dia toda a imprensa nacional ira receber convite para estarem presentes. alguma duvida correspondam a este e mail pessoal mais rapido a tudo ser resovido que chega directo ao dono do evento e rapiamente terao resposta desde ja agradeco toda a vossa atencao sobre a datas de maio irei enviar outro e mail posterior a este de se fazer uma apresentacao em, vossa cidade com varios alunos de alemanha com o campeao mundial de fitness que ira estar nestes dia 8 a 12 de maio em portugal e podemos aproveitar e gravar em video e lancar na midia internacional vossa cidade porque iremos ter uma equipa de gravacao e captacao de video e marcio de oliveira e o professor que gere todas as coreografias da maior aula fitness do mundo no rio de janeiro precisamos para isso 16 steps gradeamento para vedar local ALEXANDRE FAMA PRODUÇOES”.

Qualquer pessoa de bom senso, o que faria de imediato era enviar o mail para o lixo à leitura das primeiras linhas, mas a leviandade e a alegre irresponsabilidade de quem acreditou em semelhante patranha, deixou arrastar a situação e com ela colaborou: há mais mails enviados pelo "produtor", todos do mesmo estilo e credibilidade, mas isso não impediu reuniões, entrevistas à rádio e apoio em nome da câmara. No início de Maio, ainda as aves de arribação andavam a rondar, “o maior evento do mundo de fitness” andava por aí a pedir emprestados uns “steps”. Num país a sério, só havia um caminho a tomar. Neste, reina a impunidade. É tudo muito triste. Uma imensa e dolorosa tristeza.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Rui Sena, director do Teatro Virgínia, demitiu-se »  2018-10-18 

Foi através da sua página do Facebook que Rui Sena, director artístico e programador do Teatro Virgínia, de Torres Novas, anunciou a sua demissão de um cargo que ocupava há vários anos. A decisão, não tão inesperada quanto isso, apanhou de surpresa os torrejanos pela forma como foi tornada pública, já que, na reunião do executivo municipal de anteontem, terça-feira, nada foi dito sobre o assunto.
(ler mais...)


Bombeiros torrejanos vêem quartel ampliado depois de muita espera »  2018-10-14 

O desejo tinha anos. Era uma luta antiga do presidente, em tempos comandante, Arnaldo Santos. Aconteceu a 5 de Outubro de 2018, dia em que se assinalou o 87.º aniversário da associação humanitária, a inauguração da ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.
(ler mais...)


“Memórias Políticas”, de Casimiro Pereira, apresentado dia 13 em Torres Novas »  2018-10-12 

“Memórias Políticas – um autarca no concelho e no país (1974/1987)”, de Casimiro Gomes Pereira, é o título do livro que vai ser apresentado no dia 13 de Outubro, sábado, pelas 16h30, no auditório municipal de Torres Novas (edifício da biblioteca).
(ler mais...)


Azinhaga: “Obrigado por nos terem dado Saramago”, agradeceu António Costa »  2018-10-12 

Vinte anos passados sobre a entrega do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, Azinhaga foi ponto de paragem obrigatório nas comemorações da efeméride. António Costa, primeiro-ministro de Portugal, esteve na aldeia mais portuguesa do Ribatejo para lembrar o escritor que, onde quer que estivesse, recordava os avós Jerónimo e Josefa, azinhaguenses, e a importância de seus ensinamentos na sua formação.
(ler mais...)


Riachos: sintético do “Mário Cunha” inaugurado no domingo »  2018-09-26 

O relvado sintético do campo de jogos Coronel Mário Cunha, em Riachos, vai ser oficialmente inaugurado no domingo, dia 30 de Setembro, com a apresentação dos escalões jovens do Clube Atlético Riachense (15 horas), seguido de um jogo entre as equipas de iniciados do CAR e as escolas de futebol de Tomar, às 17h30.
(ler mais...)


Observação de aves no Paul do Boquilobo »  2018-09-26 

À semelhança dos anos anteriores, nos próximos dias 6 e 7 de Outubro, irá decorrer mais uma edição do EuroBirdwatch, o maior evento europeu dedicado à observação de aves que pretende chamar a atenção dos cidadãos para a importância das aves migradoras e dos seus habitats e que este ano comemora 25 anos.
(ler mais...)


Campanha de sensibilização em restaurantes passa por Santarém »  2018-09-26 

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai percorrer o país de norte a sul (incluindo Açores) a sensibilizar os estabelecimentos de restauração e hotelaria para a necessidade de alterar comportamentos no que respeita à utilização de artigos de plástico.
(ler mais...)


Chamusca: quatro dias de festa taurina »  2018-09-26 

Depois do “Olé Golegã”, que decorreu na Golegã no início do mês, agora é a vez do “ Eh! Toiro - Festa Taurina” que se realiza nos dias 4 a 7 de Outubro, na envolvente e dentro da Praça de Toiros da Chamusca.
(ler mais...)


Passeios fluviais grátis ao Castelo de Almourol »  2018-09-26 

O município da Barquinha promove passeios fluvais gratuitos ao castelod e Almourol no domingo, dia 30 de Setembro, entre as 10 e as 12 horas e das 14h30 às 18 horas. A iniciativa insere-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
(ler mais...)


Vamos ajudar o André Antunes! »  2018-09-25 

André Antunes tem 39 anos, é torrejano, e desde 2016 que luta contra um cancro. Família e amigos vêm agora a público pedir ajuda para que André se possa deslocar à Alemanha, a fim de fazer tratamentos orçamentados, por alto, em 32 mil euros, já que em Portugal as hipóteses estão esgotadas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-10-18  Rui Sena, director do Teatro Virgínia, demitiu-se