• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 18 de Junho de 2018
Pesquisar...
Qui.
 31° / 19°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Qua.
 34° / 20°
Períodos nublados
Ter.
 34° / 19°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  37° / 18°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Maior espectáculo do mundo de fitness” deixa rasto de alegadas burlas e roubos e mais uma história degradante para a cidade

Sociedade  »  2018-05-18 

Agora, zumba no caneco!

Prometiam o “maior evento de fitness do mundo”, transmitido por cadeias de televisão, incluindo do Brasil. Mas deixaram, alega quem agora se queixa, um rasto de pequenas golpaças, surripianços e dinheiro de patrocínios sacado a alguns incautos. Tudo começou com um mail enviado à câmara, onde há quem acredite no Pai Natal. Agora, zumba no caneco. Tudo ridículo.

Há uma parte de leão nesta história que cabe à autarquia: como cavalga tudo o que mexe, por mais inverosímil e ridículo que seja, os alegados burlões conseguiram reunir com a vereadora da cultura que, inclusivamente, deu carta branca à inclusão de um vídeo de “promoção do evento” no site da câmara, só travado pelo “calo” de alguns funcionários, que por outros meios conseguiram impedir a consumação de tal expediente. Mas foi por um triz e neste momento o nome do município estava ainda mais na lama.

Indo mais longe, a vereadora do pelouro da cultura foi à Radio Local dar uma entrevista de promoção da “maior aula de fitness do mundo” e colocou em streaming essa intervenção: na carta enviada, os promotores prometiam pôr o presidente da câmara a falar para o mundo pela “midia internacional”, pelo que toda a gente queria ficar na fotografia.

Este género de burlas e de burlões utilizam sempre a mesma táctica: uma aproximação à autarquia, para depois legitimar a abordagem a comerciantes e potenciais patrocinadores. Como a que há uns anos por aqui aconteceu, com uns maduros a garantirem ao presidente da câmara, olhos nos olhos e sem se rirem, que traziam cá uma extensão do Rock In Rio com a vinda a Torres Novas do Júlio Iglésias, “que só vinha a Lisboa e a Torres Novas”.

Desta vez, o líder da organização, que se apresentava como “empresário”, conseguiu igualmente arregimentar para a causa do “maior espectáculo do mundo de fitness” uma proprietária de um atelier da cidade e envolver outros. Começou-se pela venda de kits de merchandizing do evento, 10 euros à troca de umas t-shirts e bugigangas do género, que ainda estavam para vir, e pela tentativa de recolha de patrocínios de alguns comerciantes.

A “embaixada artística” do evento instalou-se numa unidade hoteleira da cidade e aí o “empresário” comandava as operações, mas cedo a história começou a cheirar a esturro. Só não viu quem não quis ou já estava a sonhar com as luzes desta triste ribalta.

Quando se foi a ver, já era tarde. A proprietária do atelier, a que estava para ir ao Brasil “representar Portugal” e que chegou a andar a vender kits por conta da organização, diz que ficou sem uma aparelhagem, havendo ainda a registar o desaparecimento de “steps” (equipamentos para aulas de zumba) de outro ginásio sediado na cidade, pedidos pela organização para “uma demonstração em Torres Novas” este sábado, dia 12. Parece que os “steps” voaram para Lisboa, tal como o dinheiro dos kits dos patrocínios.

No fim de tudo isto, a proprietária do atelier e professora de zumba que o alegado burlão arregimentou para testa de ferro em Torres Novas e a quem prometeu que ia ao Brasil representar Portugal, diz que a certa altura “pediu a ajuda à vereadora porque se sentiu sozinha no meio de tudo isto”, mas nessa altura, supõe-se, já a vereadora tinha ficado sem carta branca.

A proprietária do atelier mais envolvida na situação diz que o burlão “foi denunciado à polícia” pelo campeão do mundo de fitness, também arregimentado para o projecto, e que agora só está preocupada em arranjar 10 “steps” que o organizador pediu a outro ginásio, servindo-se do nome dela, e que voaram, como já disse. Mas, por outro lado, o produtor do maior espectáculo do mundo, com base sediada na Quinta do Conde, ali para Sesimbra, diz que a proprietária do atelier e professora de zumba, mais "o campeão do mundo fitness", são uma dupla de burlões que o lesaram em centenas de milhares de euros e que já entregou o caso à Judiciária.

Tudo começou por um mail completamente delirante enviado à câmara de Torres Novas em 7 de Abril, mas não houve uma alma que desconfiasse da parvoeira do que vinha expresso em tal missiva, de tom e forma acima de duvidosos. Rezava assim:

“bom dia por este meio envio este e mail para entregarem a veradora do desporto com certa urgência”, abria a carta, para começar por pedir logo um palco de 8 metros de frente, “internet cabo no local para receber transmissao em directo”, “tenda pequena para estudio televisivo”, avisando para “tomarem atencao que ira chegar varios autocarros de excursao um mes antes serao avisados quantos irao chegar”. O local era “5 de outobro”: e continuava a carta, “agradecemos que seja toda essa area cercada sem ter carros em movimento no local ou perto pela causa de volume de pessoas a chegar informamos que pode chegar um volume muito grande a Torres novas nesse mesmo dia e ate antes porque um mes antes iremos lancar em imprensa nacional e internacional o sucedido iremos ter produtores de nossa empresa em torres novas recebendo todas as ordens de servico direcionadas do brasil para europa para ser um evento do melhor e bem sucedido em portugal sendo que temos uma grande equipa profissional a trabalhar para o mesmo para que nada corra mal e so eles mesmo tem autorizacao na parte de producao autorizar no dia seja o que for sendo que estao em contacto directo com toda producao internacional tambem venho por este meio informar que iremos no dia pedir ao presidente de camara de torres novas a sua comparencia para que na abertura do evento seja entregue certificado da maior aula fitness do mundo a camara municipal de torres novas de termos passado em vossa cidade. no dia de chegada da atleta como foi pedido um autocarro data a ser informada pela causa de alunos querem recepcionar a mesma e toda equipa que vai chegar a portugal desta mega aula feita no Brasil sendo que nesse mesmo dia toda a imprensa nacional ira receber convite para estarem presentes. alguma duvida correspondam a este e mail pessoal mais rapido a tudo ser resovido que chega directo ao dono do evento e rapiamente terao resposta desde ja agradeco toda a vossa atencao sobre a datas de maio irei enviar outro e mail posterior a este de se fazer uma apresentacao em, vossa cidade com varios alunos de alemanha com o campeao mundial de fitness que ira estar nestes dia 8 a 12 de maio em portugal e podemos aproveitar e gravar em video e lancar na midia internacional vossa cidade porque iremos ter uma equipa de gravacao e captacao de video e marcio de oliveira e o professor que gere todas as coreografias da maior aula fitness do mundo no rio de janeiro precisamos para isso 16 steps gradeamento para vedar local ALEXANDRE FAMA PRODUÇOES”.

Qualquer pessoa de bom senso, o que faria de imediato era enviar o mail para o lixo à leitura das primeiras linhas, mas a leviandade e a alegre irresponsabilidade de quem acreditou em semelhante patranha, deixou arrastar a situação e com ela colaborou: há mais mails enviados pelo "produtor", todos do mesmo estilo e credibilidade, mas isso não impediu reuniões, entrevistas à rádio e apoio em nome da câmara. No início de Maio, ainda as aves de arribação andavam a rondar, “o maior evento do mundo de fitness” andava por aí a pedir emprestados uns “steps”. Num país a sério, só havia um caminho a tomar. Neste, reina a impunidade. É tudo muito triste. Uma imensa e dolorosa tristeza.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: alunos da Meia Via levaram alegria à ala pediátrica do hospital »  2018-06-12 

Alunos do 3.º ano do ensino básico do centro escolar da Meia Via, do Agrupamento Artur Gonçalves, encheram de alegria a ala pediátrica do hospital de Torres Novas, no passado dia 6 de Junho.
Incumbidos de levarem àquele serviço alegria e boa disposição aos meninos que lá se encontram internados, os "doutores palhaços" da Meia Via cantaram, tocaram flauta, dançaram e ainda distribuíram balões.
(ler mais...)


Montepio de Nossa Senhora da Nazaré renova site na celebração de aniversário »  2018-06-12 

O Montepio de Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas comemorou, no passado dia 30 de Maio, o 156.º aniversário com o lançamento do seu site renovado. Uma plataforma que é considerada “mais um instrumento de aproximação entre o Montepio e os seus associados e clientes “ e que visa o reforço dos seus canais de comunicação.
(ler mais...)


Torres Novas: Cine Clube regressa agenda sessões de cinema ao ar livre »  2018-06-12 

O Cine Clube de Torres Novas promove sessões de cinema ao ar livre durante os meses de Verão. Os filmes serão projectados no jardim das rosas, às 21h30 com entradas grátis. Decorrerão duas sessões em cada mês, entre Junho e Setembro.
(ler mais...)


Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio »  2018-06-12 

Eucalygrape Leather, a Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo no âmbito do EmpreEscola, foi agora a vencedora no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
(ler mais...)


Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista »  2018-06-10 

Ficou conhecido por ter sido um dos arquitectos responsáveis pelo planeamento e gestão urbanística da Parque Expo, empreendimento que visou a recuperação da zona oriental de Lisboa na sequência da Exposição Internacional de 1998 (“EXPO 98”), mas nessa altura já Vassalo Rosa detinha uma longa e mais que reconhecida carreira na arquitectura portuguesa e no urbanismo.
(ler mais...)


Caravana: a festa da música tradicional, sábado no estúdio Alfa »  2018-06-07 

Está aí um raro momento para se ouvir boa música tradicional portuguesa, bem tocada e cantada: os “Caravana” apresentam-se sábado à noite, dia 9, no estúdio Alfa do Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas, para um espectáculo que promete encantar.
(ler mais...)


Barquinha: uma grande festa do teatro e da música nas ruas da vila »  2018-06-06 

“Se entre 9 e 13 de Junho for surpreendido por um personagem, uma mascote ou um veículo excêntrico em plena rua, não estranhe, está em Vila Nova da Barquinha, na Feira do Tejo”, avisa a autarquia barquinhense em nota de imprensa.
(ler mais...)


Casa Espanhol encerrou: o eterno adeus ao comerciante mais antigo de Torres Novas, que o "Canja" continua fino »  2018-05-30 

 

Mais de cem anos depois, se contarmos o tempo em que a loja esteve na cave do velho teatro Virgínia, encerrou as portas a Casa Espanhol, em Torres Novas. Na quarta-feira, dia 30 de Maio de 2018.

Tudo começou numa pequena loja que pouco mais era que um corredor, sob o velho teatro Virgínia, paredes meias com a Praça do Peixe, na rua Nova.
(ler mais...)


Constância: visitas nocturnas comemoram aniversário do borboletário tropical »  2018-05-28 

Um série de visitas nocturnas para ajudar a perceber o que acontece com as borboletas quando cai a noite, vão realizar-se nos dias 1, 2 e 5 de Junho, e visam assinalar o quinto aniversário o borboletário tropical localizado no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.
(ler mais...)


Nefrologia: jovens a partir dos 15 anos podem ser consultados no CHMT »  2018-05-28 

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu a consulta a jovens com mais de 15 anos, no dia 17 de Maio. Chamam-lhe consulta de Nefrologia de Transição Pediátrica, modalidade permite que os jovens com mais de 15 anos de todo o distrito de Santarém possam ser seguidos no CHMT “e não tenham que se deslocar a outros pontos do país, nomeadamente a Coimbra e Lisboa para onde eram encaminhados”, refere o centro hospitalar em comunicado de imprensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-06-10  Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista
»  2018-06-12  Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio
»  2018-06-12  Montepio de Nossa Senhora da Nazaré renova site na celebração de aniversário