• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Centro Hospitalar: Esperancinha aguarda pela nomeação de novo conselho de administração para sair

Sociedade  »  2014-05-16 

Joaquim Esperancinha, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), disse esta semana que não aceitou ser reconduzido para um terceiro mandato e só está à espera que seja nomeada uma nova equipa gestora para deixar o cargo.

O mandato do actual conselho de administração do CHMT terminou no final de 2013. Já sem director clínico (Paulo Vasco demitiu-se em Fevereiro), Joaquim Esperancinha disse esta terça-feira (dia 13), numa conferência de imprensa, que em Janeiro estava tentado em aceitar o convite que lhe foi feito para ser reconduzido para um terceiro mandato mas no mês seguinte a sua vontade alterou-se devido a ”pressões familiares”. ”Gostava de sair no final deste mês”, referiu, notando que a sua saída apenas está dependente da nomeação do novo conselho de administração.

Na hora de deixar a administração do centro hospitalar, Esperancinha diz que o CHMT é hoje uma instituição respeitada no país. Admite que os problemas não estão resolvidos e reforçou a necessidade do projecto de reestruturação de serviços. ”Tivemos de terminar com os excessos. Não pode haver tudo em todo o lado porque não há dinheiro para isso”. O responsável aproveitou ainda a ocasião para elogiar a postura dos autarcas da região, ”que perceberam” o que estava em causa: a sustentabilidade do CHMT.

Na sua opinião, a equipa que vier a seguir tem de ”consolidar” o projecto de reorganização dos serviços hospitalares e ”fazer alguns ajustes firmes”, reconhecendo que, nalguns casos, se foi longe de mais. ”Foi uma reorganização feita em dois meses e nem tudo sai bem à primeira”.

Esperancinha disse ainda que se esforçou para que fosse criada uma ”cultura institucional única”, aspecto fundamental para a coesão e funcionamento das três unidades em regime de complementaridade.

O seu mandato terminou sem que alguns projectos pelos quais lutou não tenham visto a luz do dia: é o caso das unidades locais de saúde (ULS) e da unidade hemodinâmica prevista para o hospital de Torres Novas. Sobre o primeiro, Esperancinha diz não perceber por que razão apenas a ARS de Lisboa e Vale do Tejo não tem ULS e sobre a unidade hemodinâmica referiu que o projecto já mereceu o sim da tutela, estando apenas à espera do visto do Tribunal de Contas. O administrador em fim de ciclo alertou, no entanto, para existência de lobbies e de pressões por parte dos que consideram que, em matéria de saúde, Portugal é apenas Lisboa, Porto e Coimbra.

Sobre a portaria do governo que tem dado que falar, e que aponta para uma nova reorganização dos serviços de saúde do SNS, Joaquim Esperancinha considera que não vai grande ter influência no CHMT. ”Os bons serviços não encerram, já os outros, correm esse risco. É uma questão de bom senso”, acredita.

 

Balanço financeiro

Quanto à situação financeira, o CHMT teve uma redução de 21% nos custos (de 104 milhões de euros em 2011 para 82 milhões em 2013), apresentando um resultado negativo antes de juros, impostos, depreciação e amortização de -10 milhões de euros (contra os -23 milhões de 2011). Na prestação de serviços, o CHMT registou um crescimento nos internamentos (4,2%), nas cirurgias (1,6%), nas consultas externas (5,6%) e na urgência (1,8%) e um decréscimo na demora média (-10,6%) e no número de partos (-13,7%).

”Foi possível fazer mais com menos dinheiro”, assegurou.

 

Deputados socialistas questionam governo

Os deputados do PS eleitos por Santarém questionaram o governo sobre os efeitos da portaria n.º 82/2014 no hospital de Santarém e no CHMT e querem saber ao certo quais as valências que estão em causa. Idália Serrão, João Galamba e António Gameiro querem ainda saber se o governo equaciona rever o diploma, ”de modo a que as populações continuem a contar com a proximidade e a rápida prestação de cuidados de saúde essenciais”.

No documento, os deputados do PS O Grupo Parlamentar do Partido Socialista referem a sua discordância quanto a esta reorganização hospitalar.

Já a estrutura distrital de Santarém do BE, em nota de imprensa, apela à mobilização da população nas vigílias marcadas para a próxima quinta-feira, entre as 19 e 21 horas, junto aos quatro hospitais, em iniciativas promovidas pelas comissões de utentes. O BE fala em ”portaria vergonhosa”.


 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena