• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Europeias: vitória curta do PS na região como no país, derrota maior da direita, subida dos comunistas, estrondo do Bloco

Sociedade  »  2014-05-29 

No concelho de Torres Novas o PS venceu quase em toda a linha (registe-se o regresso das vitórias laranja à Chancelaria), a direita teve o seu mais baixo resultado de sempre no concelho, o PCP subiu quase três pontos e o Bloco de Esquerda averbou uma derrota estrondosa. Nos municípios em redor, vitórias dos socialistas à excepção de Alcanena.

Votaram menos eleitores que nas ”europeias” de 2009 e todos os partidos tiveram menos votos que há cinco anos no concelho de Torres Novas: todos menos o PCP. Os comunistas, com um pequeno esforço de mobilização do seu eleitorado fiel, sabiam que subiriam a votação tanto quanto fosse a progressão da abstenção. Os 179 votos que tiveram a mais, face a 2009 (1802 contra 1623), permitiram-lhe uma subida de quase três pontos, passando de 12,1% para 14,9%. Pelo contrário, o Bloco de Esquerda, que obtivera há cinco anos uns retumbantes 2179 votos e uma percentagem de 16,3%, rebentou agora com ruído, averbando apenas 923 votos e uma cifra de 7,6%.

Do lado do PS, tratou-se de uma vitória natural num eleitorado maioritariamente socialista fora dos picos de ascensão da direita, mas ainda assim uma vitória que fica além do que os socialistas almejavam em Torres Novas: os 32%, quase iguais à média nacional, acabam por saber a pouco. Já no campo da direita, o cenário foi de terror, como nas últimas autárquicas, aliás. Com pouco mais de 20% dos votos, a Aliança Portugal, PSD e CDS juntos, tiveram menos votos do que normalmente os social-democratas averbam sozinhos. O fenómeno Marinho Pinto terá cavado votos no eleitorado do PSD e também do PS, mas isso são conjecturas que ninguém pode confirmar. O homem das charlas televisivas não conseguiu, em Torres Novas, ficar à frente da CDU e do Bloco, feito que conquistou em grande quantidade de municípios por todo o país e mesmo em muitos totais distritais. Ainda assim, em Torres Novas quase chegava à votação do BE.

No ENTRONCAMENTO, o PS venceu com iguais 32%, e a outra esquerda, no conjunto, foi igual à de Torres Novas, um ponto a menos para o PCP, um ponto a mais para o BE. Mas os bloquistas conheceram na terra dos comboios a sua mais desconcertante derrota, passando de 1385 votos e 20,1% (a votação mais alta do país em 2009) para 513 votos e 8,3%, uma décima à frente de Marinho Pinto e um rombo histórico para os bloquistas ”ferroviários”.

Os socialistas tiveram uma vitória confortável na GOLEGÃ, com 35% dos votos, concelho onde o PCP teve o seu segundo melhor resultado destes municípios, a rondar os 20%, só superados pelos 21% de Constância.

ALCANENA foi espírito de contradição, mas não é de espantar, num concelho com uma sociologia eleitoral um pouco diferente dada a tendência mais direitista da freguesia de Minde, onde a direita obteve uns impensáveis 45%, vencendo também nas Moitas e na Serra de Santo António. PSD/CDS venceram no concelho, embora à tangente, o PCP subiu bastante e o Bloco teve uma derrota muito clara, ficando quase pela metade dos votos de Marinho Pinto.

Na BARQUINHA, como se esperava, o PS obteve o seu melhor resultado deste conjunto de concelhos, o que nunca é novidade. Também foi aí que a direita levou o tombo maior, com uns míseros 15% para os dois partidos juntos, verificando-se também uma boa subida dos comunistas.

Finalmente em CONSTÂNCIA, há a registar também um bom score do PS, com 36% dos votos, e a curiosidade de o PCP ter ficado em segundo lugar, à frente da direita junta, o que em legislativas e europeias nem sempre acontece. Também aqui, uma descida assinalável do Bloco de Esquerda.

No DISTRITO, registou-se a vitória socialista na globalidade, só que a direita venceu os concelhos do norte (Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém e Sardoal) e ainda Rio maior, enquanto os comunistas alcançaram a vitória em Alpiarça. São sintomas de que, não havendo grandes alterações, as legislativas do próximo ano estão longe de ter um resultado fechado no distrito de Santarém.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena