• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pedro Ferreira: "Desfecho da Turrisespaços tirou-me um peso de cima dos ombros"

Sociedade  »  2014-09-12 

Independentemente de o desfecho da empresa municipal Turrisespaços não ter sido o que mais desejava, Pedro Ferreira, presidente da câmara municipal de Torres Novas (PS), admite que, "até certo ponto", esta decisão final contribui para tirar de cima dos seus ombros um peso significativo.

Em declarações ao JORNAL TORREJANO, o edil torrejano lembra que todos os anos a autarquia estava exposta ao ”cutelo” das instâncias superiores, nomeadamente o Tribunal de Contas, que tinha de se pronunciar sobre a sobrevivência ou não da Turriespaços.

Uma pressão que deixa de existir com o fecho daquela estrutura, apesar de Pedro Ferreira continuar a afirmar que, com a proposta e reestruturação levada aos juízes do Tribunal de Contas, e que foi chumbada, seria possível atingir os objectivos financeiros para que esta passasse a ser viável à luz da actual legislação.

”Tivemos de procurar novos caminhos sem que seja comprometida a qualidade dos espectáculos e das actividades que desenvolvemos, até na área do desporto”, assegura. O autarca socialista assume que essa batalha ”não vai ser fácil” por entender que a estrutura de uma empresa municipal permite uma maior agilidade, nomeadamente na gestão dos recursos humanos. ”Agora, temos de encaixar tudo num sistema administrativo um bocado mais complexo, mas havemos de o conseguir”, diz. Avaliando a posição do Partido Socialista na assembleia municipal, que optou pela abstenção, Pedro Ferreira evita polémicas. ”Acreditei que o Partido Socialista nunca iria inviabilizar o que foi deliberado na câmara municipal”, começou por afirmar, tentando depois ler o sentido da votação. ”Com esta mensagem política, o PS quis dizer que nunca esteve a favor da extinção da Turrisespaços e viu que era possível transmiti-la através da abstenção, uma vez que não comprometia a decisão final da assembleia. Acho que foi uma decisão política para marcar a diferença em relação ao que pensavam os outros partidos”.

Pedro Ferreira assegura que não se sentiu ”atraiçoado”: ”O PS sempre esteve e há-de continuar a estar com a câmara”, concluiu, salientando que estava em causa a votação de ”uma situação invulgar” para todos.

 

2015: orçamento para o Teatro Virgínia ainda não está definido

Pedro Ferreira adiantou também que, até Outubro, tem de ficar definido o valor a inscrever no orçamento municipal para 2015 para o funcionamento do TV, não concretizando qual o valor. Segundo disse, ainda faltam alguns elementos contabilísticos para definir a verba a atribuir, que não andará longe dos 300 ou 400 mil euros.

Na conferência de imprensa de apresentação da nova temporada, que vai de Setembro a Dezembro (ver notícia nesta edição), Ferreira aproveitou para, uma vez mais, elogiar a equipa de pessoal que se mantém em funções. ”A equipa da ex-Turrisespaços quer continuar a desenvolver o trabalho com o mesmo entusiasmo”, garantiu, desejando que Torres Novas continue a marcar a diferença, pela positiva, no sector da cultura em toda a região.

Pedro Ferreira garantiu ainda que a actividade normal do Teatro Virgínia está devidamente assegurada, bem como os espectáculos programados e pensados até meados do próximo ano. O autarca torrejano sublinhou que não foi feita qualquer alteração ao programa inicialmente previsto até ao final deste ano e que não houve nenhum outro contratempo relacionado com o fim da empresa municipal que, entre outras coisas, era responsável pela programação e dinamização do teatro da cidade.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena