• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

20 ANOS JT: mensagens dos presidentes da câmara

Sociedade  »  2014-09-25 

Pedro Ferreira - Torres Novas

”Jornal Torrejan o título, só por si, pretenderá identificar um espírito comunitário e solidário nos principais interesses da população do concelho, independentemente de não poder deixar de divulgar e comentar acontecimentos de cariz regional ou nacional. É, no entanto, de uma tremenda responsabilidade social e moral, ter ”via verde” para publicamente transmitir notícias, fazer reportagens ou comentar factos do dia a dia de um vulgar cidadão, de uma população, de uma instituição particular ou oficial. Temos assistido ao nível nacional, ao longo dos anos, a jornais indisfarçavelmente políticos que promovem ou despromovem pessoas, ficando uma eterna dúvida para a maioria dos leitores da honestidade na informação. Torres Novas orgulhar-se-á do nível cultural conquistado pelos seus munícipes e do prestígio da maioria das suas instituições e sobretudo da sua história, também ao nível da comunicação social. Dos seus jornais e da sua rádio. Não poderei assim deixar de assinalar e felicitar o Jornal Torrejano pelo seu 20º aniversário. Ao longo destes 20 anos, obviamente que me agradaram ou desagradaram muitas notícias e ficará para sempre a subjectividade de cada uma delas e o impacto que provocou nos leitores. Faço sinceros votos para que o Jornal Torrejano prossiga o seu trajecto de comunicação social, honrando os princípios que a norteiam, e que são, tão simplesmente, o retratar fielmente a verdade e procurar, com os seus meios, contribuir para um são desenvolvimento do concelho que lhe emprestou o nome.”

 

Fernanda Asseiceira - Alcanena

No âmbito do 20.º aniversário do Jornal Torrejano felicito-o pelo seu percurso na imprensa local e regional.

Como Presidente da Câmara Municipal de Alcanena registo a sua proximidade ao concelho de Alcanena e à sua dinâmica, sendo o órgão de comunicação social da região que, de uma forma regular, mais notícias tem dado sobre o nosso concelho.

Assinalamos este ano o nosso Centenário, um marco importantíssimo para qualquer concelho e para as suas gentes... muitas têm sido as iniciativas realizadas, com o envolvimento das forças vivas e da população do concelho.

Nos últimos anos muito se tem feito pelo equilíbrio económico-financeiro da autarquia, colocando-a num percurso de gestão responsável e credível. Muitos projectos e dinâmicas têm sido desenvolvidos(as) ao nível ambiental, social, económico, cultural, desportivo,... amplamente conhecidos e divulgados. Muito temos participado na defesa das nossas freguesias, do nosso tribunal, no nosso concelho, da saúde na nossa região....

Reconhecemos a importância da difusão da informação, em nome da verdade, da imparcialidade e da promoção do conhecimento e da valorização de qualquer território. Nesse sentido, tem um papel determinante qualquer órgão de comunicação social, sobretudo ao nível regional, pela equidade que, no âmbito da sua cobertura territorial tem condições de promover.

Todos enfrentamos hoje diversas dificuldades, que também se farão sentir nestes órgãos de comunicação. É por isso de salientar e de reconhecer a sua persistência e o esforço que fazem para continuar a desenvolver o seu trabalho. Bem hajam.

Parabéns ao Jornal Torrejano...pela sua persistência, pelo seu trabalho, pela sua presença!

 

Jorge Faria - Entroncamento

A Comunicação Social Regional tem um papel de extrema importância na sociedade em que vivemos, pois cada vez mais temos regiões desenvolvidas e cidadãos mais informados e conscientes.

Os órgãos de comunicação social independentes e livres levam a informação a todos os cidadãos e são sem dúvida, a base da democracia, assegurando a divulgação de conteúdos necessários para se fazerem escolhas esclarecidas e formar opiniões.

Quer seja através da imprensa, da rádio, da televisão ou da internet os meios de comunicação social são cada vez mais uma constante nas nossas vidas. São também estes meios que nos permitem viver numa sociedade mais globalizada, onde a informação é acessível de forma cómoda, rápida e simples.

A informação é essencial à nossa vida e as pessoas privilegiam cada vez mais aquilo que lhes é próximo. Embora vivamos numa aldeia global, tudo aquilo que nos diz respeito, mais próximo, tem um valor fundamental na vida de cada cidadão e na vida da comunidade local onde se insere. Saber o que foi feito ou o que vai acontecer na nossa localidade ou região é uma mais-valia para o enriquecimento pessoal de cada cidadão e este conhecimento surge na maioria das vezes através dos órgãos de comunicação social local ou regional.

É muito importante sabermos quem somos mas também o que temos, o que esperamos e o conhecimento do mundo que nos rodeia é fundamental para a nossa sobrevivência.

O jornal O Torrejano é um exemplo a nível regional de informação de proximidade. Tendo uma periodicidade semanal, apresenta-nos não só as notícias do concelho do Entroncamento, como de toda a região onde nos inserimos. As notícias, os acontecimentos, os comentários, as reportagens enchem as páginas com informação útil que permite ao cidadão conhecer o que lhe é próximo.

Importa saber o que se passa na nossa terra, na região com a qual nos identificamos, onde existem problemas e tradições comuns aqueles que aí vivem. A região onde vivemos, onde temos vizinhos, amigos e conhecidos, cria-nos um sentimento de partilha e de pertença. Conhecer o que acontece nesta região é sentirmo-nos integrados num grupo de pessoas que partilham os mesmos conhecimentos e interesses.

Parabéns ao Jornal Torrejano e votos de continuidade com uma boa informação de proximidade.

 

Júlia Amorim - Constância

Na ocasião do seu aniversário, felicito o jornal Torrejano por estes 20 anos ao serviço da região e, em especial, a atenção que tem dedicado ao concelho de Constância.

Uma comunidade próspera e consciente faz-se com informação livre e séria. Em Constância continuamos a contar com o Jornal Torrejano como elemento importante da construção de uma sociedade informada e plural.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena