• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bombeiros torrejanos: aniversário a pensar no rejuvenescimento da corporação

Sociedade  »  2014-10-10 

Os bombeiros voluntários torrejanos assinalaram o 83.º aniversário no domingo, dia 5 de Outubro, com as habituais actividades. O comandante fez um apelo aos jovens com idades entre os 17 e 34 anos a alistarem-se de modo a justificar a abertura da escola de recruta em Janeiro próximo. Tudo isto se passou sem a habitual presença do presidente da direcção, Arnaldo Santos, que devido a problemas de saúde teve de receber cuidados médicos.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos (AHBVT) assinalou o 83.º aniversário no domingo, dia 5 de Outubro, com as habituais actividades: romagem ao cemitério para homenagear antigos elementos, formatura na avenida, bênção de novas viaturas e uma sessão solene, em que foram condecorados alguns bombeiros e dirigentes com medalhas de mérito.

Tudo isto se passou sem a habitual presença do presidente da direcção, Arnaldo Santos: complicações do seu estado de saúde forçaram-no a ser internado na quinta-feira anterior, tendo sido substituído na cerimónia pelo seu vice-presidente José Fragata.

A tradicional sessão solene decorreu no Teatro Virgínia, sendo aberta pelo presidente da assembleia-geral da AHBVT, major Caldas, que agradeceu aos oito mil associados que contribuem, com as suas quotas, para que os bombeiros cumpram a sua missão. Nesta cerimónia, a direcção dos bombeiros torrejanos atribuiu sete medalhas de mérito a bombeiros, pelos serviços prestados em 10, 15 e 20 anos e a Liga dos Bombeiros Portugueses, por proposta da direcção dos BVT, atribuiu mais 10 medalhas de mérito pelos serviços prestados, uma das quais a um dirigente pelos seus 25 anos de serviço.

 

Comandante fez balanço

José Carlos Sénica, há nove meses no comando do corpo dos BVT, apresentou em números um balanço da actividade operacional, contabilizando desde o início do ano 16.433 ocorrências (203 incêndios, 156 acidentes, 204 incidentes [inundações, etc], 316 serviços de apoio, 3.423 emergências pré-hospitalares e 12.131 transportes de doentes), contabilizando as viaturas dos BVT mais de um milhão de quilómetros percorridos. O responsável elogiou os homens que comanda classificando-os de ”inexcedíveis” e garante que o corpo de bombeiros está devidamente organizado.

José Carlos falou ainda da necessidade de captar o interesse de jovens com idades entre os 17 e 34 anos, para que em Janeiro se possa iniciar, à semelhança de que acontece em outros anos, a escola de recruta com pelo menos 20 elementos para que, em breve, estejam aptos juntarem-se aos actuais 105 operacionais do corpo activo.

Num balanço à época de incêndios o balanço é ”extremamente positivo”, registando-se apenas 10 hectares de área ardida. Mas, salienta, é possível melhorar. Quanto às condições operacionais, o comandante destacou a postura da direcção em oferecer as melhores possíveis, enumerando uma série de intervenções que foram feitas no quartel, e a compra de algum material de protecção individual.

 

Presidente da câmara queria ter assinado protocolo ”mais realista” mas não conseguiu

O presidente da câmara municipal de Torres Novas queria ter assinado, nesta data, um protocolo ”mais realista” com a direcção dos bombeiros torrejanos em substituição do actual, mas a altura não foi a mais indicada devido às revisões orçamentais e à fase de preparação no orçamento municipal para 2015, justificou.

Segundo anunciou Pedro Ferreira (PS), vai ser apresentada à vereação da autarquia um novo protocolo que vai fixar como subsídio mensal uma verba de 7.500 euros. O protocolo que está em vigor, recorde-se, existe desde 2008 e, para o autarca, era necessário estabelecer subsídios mensais com ”critério e ajustados aos tempos actuais”. Na sua opinião isso está a ser feito na sequência de diversas reuniões que se realizaram no último ano entre autarquia e direcção dos bombeiros, em que foram ainda estabelecidas formas de cooperação na requalificação do quartel, bem como foi alcançado um consenso relativamente ao valor da ”desnecessária polémica” da dívida da autarquia para com a associação humanitária.

A autarquia já mandou um técnico ao quartel para fazer a recolha de alguma informação para a elaboração de estudos de ampliação do quartel, mas isso implica que sejam adquiridos terrenos. Os valores pedidos pelos proprietários são muito superiores aos identificados pela câmara municipal e é aí, nas negociações, que têm residido os problemas. Pedro Ferreira diz é que preciso ”muita ponderação” ainda para mais numa altura particularmente difícil a nível financeiro.


‘Vamos equipar os nossos heróis’

Os bombeiros torrejanos foram um dos 51 corpos de bombeiros do país contemplados pelo grupo ”Os Mosqueteiros” com a campanha ‘Vamos equipar os nossos heróis’ e, no próximo dia 14 de Outubro, vão receber algum material numa cerimónia que vai decorrer na base do Intermarché de Alcanena e que terá transmissão na TVI, às 15 horas.

 

”Distrito teve menos área ardida dos últimos vinte anos”, diz comandante distrital

A ”fase Charlie” terminou no dia 30 de Setembro e o dispositivo especial de prevenção dos incêndios florestais foi desmobilizado no país onde, de uma forma geral, o número de incêndios e de área ardida no Verão diminuiu face ao ano anterior. O distrito de Santarém não foi excepção e Mário Silvestre, comandante operacional distrital (CODIS) do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, fez por isso um balanço muito positivo.

Apesar de reconhecer que as condições climatéricas foram um factor importante para este cenário de aparente acalmia, o responsável acredita que o resultado final deve-se ao trabalho de planeamento que foi feito.

”Noutros distritos do país, em quatro horas arderam três mil hectares de floresta. Efectivamente, todas as forças de combate fizeram um excelente trabalh o ataque inicial aos fogos foi muito bom, muito musculado, e o facto de termos tido uma redução do número de ocorrências significativo permitiu afectar meios de forma diferente”.

De acordo com Mário Silvestre, houve no distrito uma redução de cerca de uma centena de ocorrências e, num aspecto, o Verão passou sem deixar marcas humanas, não se registando qualquer morte ou ferimento de maior. O distrito teve durante a ”fase Charlie”, que decorreu entre o dia 1 de Julho e 30 de Setembro, 48 equipas de combate a incêndios mais quatro do que em 2013.

”O saldo é extremamente positivo para o distrito de Santarém, que teve a menor área ardida dos últimos 20 anos. É o segundo melhor ano dos últimos 20 anos”, concluiu.

Entretanto, e não se sabendo se podendo antecipar se haverá cheias, há um dado objectivo que é o nível percentual de enchimento das barragens, que está maior do que é normal. Não há, no entanto, nenhum plano especial a ser preparado. ”As respostas estão sempre planeadas e organizadas. As cheias são constrangimento, mas populações estão habituadas a viver com esse fenómeno”, assegura.


 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena