• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Entroncamento: "Contrato com Águas do Centro não faz sentido nem favorece cidade", diz Jorge Faria

Sociedade  »  2015-01-22 

O presidente da câmara municipal do Entroncamento, Jorge Faria (PS), considera que o contrato celebrado entre o município e a Águas do Centro (AdC) ”não faz sentido nem favorece a cidade” e adiantou que a câmara está num processo ”de negociação forte” com a empresa que, segundo diz, não tem facilitado o diálogo.

Jorge Faria (PS) falou na reunião de câmara de terça-feira, dia 20 de Janeiro, de alguns aspectos que, na sua opinião, estão a prejudicar o município e os munícipes, como por exemplo o método que fixa o pagamento da taxa de saneamento.

”Recusamos pagar as taxas de saneamento com base nos consumos mínimos estipulados no contrato. Entendemos que a taxa deve ser fixada com base em medições (dos efluentes) que dão entrada na Etar”, vaticinou o autarca, sublinhando que a posição do município não será alterada ”a não ser por decisão judicial”.

Segundo Jorge Faria, o município está a pagar 27,5 por cento a mais de taxa de saneamento devido ao seu modelo de fixação o que, na sua opinião, não é justo.

Esta é uma das razões pelas quais considera que a adesão do município à AdC, deliberada em 2006, não foi favorável ao Entroncamento discirdando muito mais ”da matriz do contrato”. O autarca refere ainda ”o mau negócio” feito a partir da distribuição da água proveniente dos dois furos existentes no Entroncamento (que eram propriedade do município e passaram para a posse da AdC) e deu ainda como exemplo a entrada do município no capital social da AdC com uma verba de 750 mil euros, paga em três tranches (2013, 2014 e 2015). ”Esta forma de parceria não faz sentido”, concluiu, dizendo que no processo de negociações em curso vai defender os interesses da cidade, mostrando-se preprarado para enfrentar possíveis ”litígios” que surjam no decorrer das negociações.

Carlos Matias, vereador do BE, resumiu o processo de adesão à AdC como uma medida ”ruinosa” para o município, tendo em conta o aumento de 32 por cento do preço da água em três anos. ”O que pagamos de 2011 para cá, diz tudo”, afirmou Matias, que se posicionou ao lado da câmara no que se refere ”ao fim da complacência com que a AdC vem sendo tratada”.

Mário Eugénio (CDU) e Rui Gonçalves (PSD) verificaram as enormes quantidades de perda de água, na ordem dos 39 por cento, ao que o presidente respondeu tratar-se de água que é gasta na rega de espaços verdes. Uma situação que merece ser revista, disse, apontando para a criação de um sistema alternativo.

A adesão do Entroncamento à empresa Águas do Centro, sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento da Raia, Zêzere e Nabão, foi deliberada em 2006, com os votos da maioria social-democrata, no período em que Jaime Ramos era presidente.

Esta operação levou a que o abastecimento de água em alta (da captação até aos depósitos) passasse a ser garantido pela AdC, continuando o município a tutelar o abastecimento em baixa (do depósito às habitações), adquirindo a água à empresa. Como contrapartida, a AdC ficou de construir uma nova Etar que vai servir também Vila Nova da Barquinha.

 

Oito anos depois ainda não há Etar

A Águas do Centro refere na sua página da Internet que tem em curso e em fase de adjudicação diversas obras de saneamento, entre as quais o projecto de concepção-construção da Etar do Entroncamento, uma da contrapartidas da adesão do município à AdC, em 2006. Além deste projecto, consta ainda neste pacote a remodelação da Etar de Vila Nova da Barquinha, bem como da estação elevatória de Atalaia. Entre outros projectos em curso, destacam-se também a construção do sistema intercetor de águas residuais e Etar da Praia do Ribatejo (Barquinha) e ainda as empreitadas de concepção e construção das Etar de Mação e Sardoal, num investimento total de cerca 6,9 milhões de euros.

 

Município mantém tarifários

Os tarifários da água e saneamento para 2015, no município do Entroncamento, não sobem nem descem, mantendo-se os valores de 2014, assim como se mantém os tarifários sociais, dos quais beneficia um grupo ”numeroso” de famílias, atestou o presidente da câmara do Entroncamento, na reunião de câmara da passada terça-feira.

Jorge Faria reconheceu o esforço elevado da câmara em manter as tarifas, uma vez que 32,4 por cento do custo de funcionamento do sistema continua a ser suportado pelo município.

Na mesma linha, a taxa de recolha de resíduos sólidos mantém-se com os mesmos valores de 2014, assim como a tabela de taxas de urbanismo.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena