• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 29 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 16° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 19° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 10°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: adjudicada segunda fase da obra do Convento do Carmo por 2 milhões e 485 mil euros

Sociedade  »  2015-03-26 

Já foi instruído o processo relativo à segunda fase da obra de reconversão do Convento do Carmo, em Torres Novas, depois do chumbo do Tribunal de Contas no ano passado. Os trabalhos foram adjudicados a uma empresa de Famalicão, apesar de esta não ter apresentado a proposta mais barata. Os critérios deste concurso foram substancialmente alterados em relação ao anterior, que não foi visado pelo Tribunal de Contas. Pedro Ferreira acredita que o pior já passou, mas a oposição lembra que há um pedido de indemnização pedido pela Construtora do Lena e que ainda está por ser apurado.

A segunda fase da obra de reconversão do Convento do Carmo, em Torres Novas, pode arrancar dentro de três meses, estando esta estimativa dependente de alguns factores processuais. De qualquer forma, já foi instruído um novo processo, depois do chumbo do Tribunal de Contas, havendo uma empresa vencedora do concurso público.

O júri considerou que a melhor proposta apresentada foi a da Construções Gabriel A.S. Couto SA, uma empresa de Famalicão, decisão que foi entretanto ratificada pelo executivo na passada sexta-feira, dia 20, em reunião extraordinária da câmara. Um facto que Henrique Reis, vereador do PSD, não deixou de reparar e questionou, foi que a empresa segunda classificada no concurso público apresentou uma proposta um pouco mais baixa (40 mil euros). Reis, quis saber, ainda, se a empresa vencedora tem provas dadas no sector da construção, respondendo presidente da câmara que mal soube o nome da empresa efectuou uma pesquisa na Internet e encontrou ”algumas informações abonatórias”, embora tenha salientado que desconhece a sua situação actual.

De qualquer forma, a empresa vencedora continua a não ser a que apresentou a proposta mais barata, tal como aconteceu com o concurso público anterior, que não foi visado pelo Tribunal de Contas.

Só que, desta vez, os critérios de adjudicação definidos pela câmara municipal de Torres Novas foram alterados: 50 por cento da nota final deste concurso tinha em conta o preço final das propostas apresentadas e os outros 50 a ”valia da obra”, ou seja, refere-se a um conjunto de garantias apresentadas pelas empresas em relação à programação, descrição e organização dos trabalhos, apesar de existir alguma subjectividade neste capítulo, como reconheceu José Carlos Vicente, director do departamento de intervenção territorial da câmara.

Helena Pinto e Filipa Rodrigues, vereadoras do BE e CDU, abstiveram-se na votação, ao contrário de Henrique Reis (PSD), que votou favoravelmente ao lado da maioria socialista. Reis acha que a opção final ”defende os interesses de Torres Novas”

Helena Pinto absteve-se, alegando que se sente impedida de votar favoravelmente deliberações que tenham que ver com este processo devido à forma ”pouco clara” como foi conduzido, nomeadamente os factores que levaram à suspensão da obra bem como o chumbo do Tribunal de Contas à segunda fase dos trabalhos.

Filipa Rodrigues, da CDU, apresentou uma justificação idêntica: não teve dúvidas da formalização do processo de adjudicação, mas reiterou que os percalços por que passou esta obra vão custar caro ao município. ”Este projecto vai ficar muito mais caro do que o inicialmente previsto”, disse, defendendo que o PS terá de ser responsabilizado.

Pedro Ferreira, presidente da autarquia (PS), acredita que o pior já passou e que estão reunidas as condições para que a obra seja concluída (o prazo de execução da empreitada é de 180 dias).

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena