• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Museu e Biblioteca de Torres Novas comemoraram ontem 80 anos

Sociedade  »  2017-06-21 

A integração de um acervo de Carlos Reis, até aqui instalado no Palácio Nacional da Ajuda, no Museu Municipal de Torres Novas, fica a marcar o 80.º aniversário da fundação do museu e da biblioteca, que nasceram em 1937 pela mão de Gustavo Pinto Lopes. As comemorações terminaram ontem com um concerto de Né Ladeiras, no auditório municipal.

Foi um dia de calor intenso, a terça-feira, 20 de Junho, em que se comemoraram os 80 anos da fundação do Museu Carlos Reis e da Biblioteca Gustavo Pinto Lopes, os mais antigos e influentes equipamentos culturais da cidade e do concelho.

Ao fim da tarde, no Museu, a vereadora Elvira Sequeira apresentou publicamente a última novidade daquela instituição museológica: a integração de um acervo de Carlos Reis que estava em exposição no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, e que por vontade da família veio para Torres Novas. Alguns quadros emblemáticos do “Mestre” como o “Retrato de Minha Mãe” estão agora no museu dos torrejanos, tal como outro tipo de peças, objectos decorativos e mobiliário: o relógio de mesa francês oferecido a Carlos Reis pelo Rei D. Carlos como prenda de casamento, o móvel de pintura do Rei, oferecido a Carlos Reis pela Rainha D. Amélia após o falecimento do monarca, são algumas das muitas peças que os visitantes podem agora apreciar, já integradas nas colecções expostas ao público.

A cerimónia do museu, em que interveio o presidente da câmara, Pedro Ferreira, contou com uma esplêndida intervenção artística de alunas do Choral Phydellius, de Torres Novas,
Do museu, a comitiva dirigiu-se à biblioteca municipal, onde se sucederam idênticas intervenções desta feita alusivas à história e papel cultural da biblioteca, tendo-se assistido à abertura de uma exposição que retrata a evolução do equipamento nestes 80 anos de história. A apresentação de um mural numa parede exterior do edifício, executado por alunos de uma escola secundária de Torres Novas e um convívio, completaram a tarde.

A noite estava guardada para um concerto comemorativo dos 80 anos do museu e da biblioteca, com a presença de Né Ladeiras, artista de renome nacional que passou por bandas como a Brigada Vitor Jara, Trovante ou Banda do Casaco, antes de encetar a sua carreira a solo, que lhe valeu um prémio nacional pelo seu disco “Trás-os-Montes”, obra de referência da música portuguesa. Né Ladeiras apresentou o seu último disco, “Outras Vidas”, inspirado na história de Avita e Cardilium e nos mosaicos de Vila Cardilium e inteiramente composto quando a artista viveu em Torres Novas cerca de cinco anos até 2011. No concerto da biblioteca, Né Ladeiras apresentou algo surpreendentemente intactas a qualidade e o virtuosismo da sua voz, que alguns críticos musicais consideram a melhor voz feminina de Portugal.

O Museu e a Biblioteca de Torres Novas foram fundados em 1937 por Gustavo Pinto Lopes, torrejano ilustre que foi presidente da câmara e iniciou a publicação de livros sobre a história de Torres Novas. Os primeiros objectos destinados ao museu começaram a ser arrumados na capela da Casa Mogo e, em 1937, deu-se a fundação oficial das duas instituições, que ocuparam o actual edifício do turismo: biblioteca no piso de cima, museu municipal em baixo. No início dos anos 60, ambas as instituições foram transferidas para o edifício da cerca da Casa Mogo, onde esteve por curto período a escola industrial e aí permaneceram mais de três décadas. Em 1993/94 o Museu ocupou instalações próprias, com a reconstrução da Casa Mogo de Melo, onde se encontra, e em 2008 foi a vez da biblioteca estrear o grande edifício da Fontinha, que conta com um auditório municipal e com o arquivo histórico municipal.

[FOTO Abílio Dias]

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena