• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 18 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 31° / 16°
Céu limpo
Qui.
 31° / 18°
Céu limpo
Qua.
 32° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal

Sociedade  »  2017-09-18 

Sentença vai ser lida no dia 4 de Outubro

Prosseguiu hoje, segunda-feira, no Tribunal de Torres Novas, mais uma sessão do julgamento de um processo que opõe o Ministério Público à Fabrióleo, relacionado com a poluição na ribeira da Boa Água.

O processo em causa teve início numa participação da GNR, que efectuou recolhas de material poluente em Agosto de 2015. Na sequência da acção da GNR, a APA, organismo do Ministério do Ambiente, decretou uma contra-ordenação à Fabrióleo, já que as amostras das recolhas apresentavam índices de 2700mg por litro de um parâmetro de análise, o CPO, enquanto o limite legal permitido se situa nos 150mg por litro. A contra-ordenação deu lugar a uma multa de 500 mil euros e à ordem de suspensão da actividade da empresa.

A Fabrióleo recorreu dessa contra-ordenação, da multa e da ordem de suspensão, e é esse recurso que está em julgamento. Na sessão de hoje, foram ouvidos um dirigente da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e uma especialista de análises químicas, tendo ficado a sentença marcada para o dia 4 de Outubro, três dias após as eleições autárquicas.

Nas alegações finais, o procurador do Ministério Público reconheceu a gravidade do problema da poluição, mas deixou mais ou menos claro que a prova produzida pela GNR, as amostras recolhidas dos resíduos poluentes da empresa, não constituíam prova suficiente, já que a lei prevê que nestes casos as recolhas devem ser feitas hora a hora e as recolhas da GNR, apensas ao processo, foram efectuadas em três horas diferentes não respeitando esse intervalo.

Deste modo, a juíza, que hoje não se manifestou sobre a matéria do processo, fará o seu julgamento e ditará a respectiva sentença, mas as perspectivas parecem não ser animadores. Se a Fabrióleo ganhar o recurso, fica sem efeito a contra-ordenação e a coima, bem como a ordem de suspensão que nunca foi cumprida em face do recurso interposto pela empresa.
Alguns dos moradores das povoações afectadas, presentes hoje no tribunal, manifestavam no fim o seu desapontamento e desânimo pelo que ouviram na sessão. Recorde-se que representantes dos moradores estiveram na sessão da assembleia municipal do passado dia 14, onde o assunto foi mais uma vez debatido. Logo nessa ocasião se ficou a perceber que, após meses de trabalho da comissão de ambiente e de dezenas de discursos de autarcas e governantes, o problema da poluição que afecta gravemente a vida quotidiana e a saúde das pessoas não iria ter um desenlace favorável.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PS chumba cadernos gratuitos para alunos do concelho, diz Bloco »  2018-09-13 

O Bloco de Esquerda voltou a propor, na Câmara Municipal, o alargamento da gratuitidade aos cadernos de actividades para os alunos e alunas do 1 e 2.º ciclo do ensino básico. “O PS votou contra chumbando esta medida e relegando o nosso município para uma posição imobilista face ao crescente número de autarquias que aprova medidas no sentido da gratuitidade da educação, na sua maioria geridas pelo PS”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
(ler mais...)


Feira dos Frutos Secos: novidades com muitos espectáculos na praça dos Claras »  2018-09-12 

A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de Setembro a 7 de Outubro, este ano na Praça 5 de Outubro e, novidade, na Praça dos Claras, onde decorrem os espectáculos, num cartaz de fazer inveja a muitos festivais de música tradicional.
(ler mais...)


João Quaresma questiona gestão do PS »  2018-09-11 

“É do nosso conhecimento que a Câmara tem levado a efeito algumas limpezas junto do leito do Rio Almonda. Foi o caso da intervenção junto do condominio Beira Rio e, recentemente, na Avenida João Martins de Azevedo, junto à ponte.
(ler mais...)


Torres Novas: município mantém programa de bolsas para alunos do “superior” »  2018-09-11 

A câmara municipal de Torres Novas anunciou a abertura do prazo e candidaturas com vista às bolsas de estudo para alunos do ensino superior, iniciativa que se destina exclusivamente a residentes no concelho de Torres Novas e que visa “favorecer a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento de estudos”.
(ler mais...)


Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados »  2018-09-11 

O CD Torres Novas e CD Fátima afinal vão continuar na Taça de Portugal. Os dois emblemas ribatejanos foram duas das 20  equipas repescadas pela Federação Portuguesa de Futebol e no dia 30 de Setembro jogam a segunda eliminatória da prova.
(ler mais...)


Torres Novas: apanhados a roubar no Continente »  2018-09-10 

Três indivíduos foram surpreendidos, no passado sábado, quando se preparavam para transportar uma quantidade de artigos de supermercado avaliados em mais de 1000 euros, sem pagar. O episódio aconteceu no passado dia 8 de Setembro, ao final da manhã.
(ler mais...)


Entrevista: “A exigência do público da televisão portuguesa ao nível da caracterização não é alta” »  2018-09-03 

Andreia Ferreira, de 26 anos, é natural de Torres Novas. Especializou-se em caracterização, na Makeup School, e ambiciona, no futuro, aparecer na ficha técnica de grandes produções de Hollywood. A caracterização de Brad Pitt em “O Estranho Caso de Benjamin Buttom” e a da criatura de “The shape of water”, são dois trabalhos que elege como do outro mundo e que não se importava nada de ter participado.
(ler mais...)


Covão do Feto: festas são já no próximo fim-de-semana »  2018-09-02 

As tradicionais e conhecidas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, aqui bem perto em Covão do Feto, concelho de Alcanena, estão aí: o próximo fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Setembro promete ser animado, em festejos cujo ponto alto é a procissão em honra da padroeira, no domingo, pelas quatro horas da tarde.
(ler mais...)


“Médio Tejo não é uma região” »  2018-08-31 

É a primeira vez que um autarca diz, preto no branco, o que muitos sentem mas nunca ousaram dizer: Gabriel Feitor, vereador da câmara de Alcanena, lançou o grito de Ipiranga para pôr fim a um desvario político-administrativo que destruiu a região do Ribatejo por conta de cargos e interesses partidários.
(ler mais...)


Mancha de óleo no rio Almonda, maus cheiros na Barroca »  2018-08-31 

O assunto não é novo: há cerca de um ano, diversas pessoas expuseram nas redes sociais a situação que então se observava no rio de Almonda, junto à ponte do Raro: uma persistente e volumosa mancha de óleo a conspurcar as águas, ali nas barbas do jardim municipal.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-09-10  Torres Novas: apanhados a roubar no Continente
»  2018-09-11  Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados
»  2018-09-11  João Quaresma questiona gestão do PS