• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 17 de Junho de 2018
Pesquisar...
Qua.
 33° / 18°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 34° / 21°
Céu limpo
Seg.
 37° / 19°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  33° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal

Sociedade  »  2017-09-18 

Sentença vai ser lida no dia 4 de Outubro

Prosseguiu hoje, segunda-feira, no Tribunal de Torres Novas, mais uma sessão do julgamento de um processo que opõe o Ministério Público à Fabrióleo, relacionado com a poluição na ribeira da Boa Água.

O processo em causa teve início numa participação da GNR, que efectuou recolhas de material poluente em Agosto de 2015. Na sequência da acção da GNR, a APA, organismo do Ministério do Ambiente, decretou uma contra-ordenação à Fabrióleo, já que as amostras das recolhas apresentavam índices de 2700mg por litro de um parâmetro de análise, o CPO, enquanto o limite legal permitido se situa nos 150mg por litro. A contra-ordenação deu lugar a uma multa de 500 mil euros e à ordem de suspensão da actividade da empresa.

A Fabrióleo recorreu dessa contra-ordenação, da multa e da ordem de suspensão, e é esse recurso que está em julgamento. Na sessão de hoje, foram ouvidos um dirigente da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e uma especialista de análises químicas, tendo ficado a sentença marcada para o dia 4 de Outubro, três dias após as eleições autárquicas.

Nas alegações finais, o procurador do Ministério Público reconheceu a gravidade do problema da poluição, mas deixou mais ou menos claro que a prova produzida pela GNR, as amostras recolhidas dos resíduos poluentes da empresa, não constituíam prova suficiente, já que a lei prevê que nestes casos as recolhas devem ser feitas hora a hora e as recolhas da GNR, apensas ao processo, foram efectuadas em três horas diferentes não respeitando esse intervalo.

Deste modo, a juíza, que hoje não se manifestou sobre a matéria do processo, fará o seu julgamento e ditará a respectiva sentença, mas as perspectivas parecem não ser animadores. Se a Fabrióleo ganhar o recurso, fica sem efeito a contra-ordenação e a coima, bem como a ordem de suspensão que nunca foi cumprida em face do recurso interposto pela empresa.
Alguns dos moradores das povoações afectadas, presentes hoje no tribunal, manifestavam no fim o seu desapontamento e desânimo pelo que ouviram na sessão. Recorde-se que representantes dos moradores estiveram na sessão da assembleia municipal do passado dia 14, onde o assunto foi mais uma vez debatido. Logo nessa ocasião se ficou a perceber que, após meses de trabalho da comissão de ambiente e de dezenas de discursos de autarcas e governantes, o problema da poluição que afecta gravemente a vida quotidiana e a saúde das pessoas não iria ter um desenlace favorável.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: alunos da Meia Via levaram alegria à ala pediátrica do hospital »  2018-06-12 

Alunos do 3.º ano do ensino básico do centro escolar da Meia Via, do Agrupamento Artur Gonçalves, encheram de alegria a ala pediátrica do hospital de Torres Novas, no passado dia 6 de Junho.
Incumbidos de levarem àquele serviço alegria e boa disposição aos meninos que lá se encontram internados, os "doutores palhaços" da Meia Via cantaram, tocaram flauta, dançaram e ainda distribuíram balões.
(ler mais...)


Montepio de Nossa Senhora da Nazaré renova site na celebração de aniversário »  2018-06-12 

O Montepio de Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas comemorou, no passado dia 30 de Maio, o 156.º aniversário com o lançamento do seu site renovado. Uma plataforma que é considerada “mais um instrumento de aproximação entre o Montepio e os seus associados e clientes “ e que visa o reforço dos seus canais de comunicação.
(ler mais...)


Torres Novas: Cine Clube regressa agenda sessões de cinema ao ar livre »  2018-06-12 

O Cine Clube de Torres Novas promove sessões de cinema ao ar livre durante os meses de Verão. Os filmes serão projectados no jardim das rosas, às 21h30 com entradas grátis. Decorrerão duas sessões em cada mês, entre Junho e Setembro.
(ler mais...)


Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio »  2018-06-12 

Eucalygrape Leather, a Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo no âmbito do EmpreEscola, foi agora a vencedora no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
(ler mais...)


Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista »  2018-06-10 

Ficou conhecido por ter sido um dos arquitectos responsáveis pelo planeamento e gestão urbanística da Parque Expo, empreendimento que visou a recuperação da zona oriental de Lisboa na sequência da Exposição Internacional de 1998 (“EXPO 98”), mas nessa altura já Vassalo Rosa detinha uma longa e mais que reconhecida carreira na arquitectura portuguesa e no urbanismo.
(ler mais...)


Caravana: a festa da música tradicional, sábado no estúdio Alfa »  2018-06-07 

Está aí um raro momento para se ouvir boa música tradicional portuguesa, bem tocada e cantada: os “Caravana” apresentam-se sábado à noite, dia 9, no estúdio Alfa do Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas, para um espectáculo que promete encantar.
(ler mais...)


Barquinha: uma grande festa do teatro e da música nas ruas da vila »  2018-06-06 

“Se entre 9 e 13 de Junho for surpreendido por um personagem, uma mascote ou um veículo excêntrico em plena rua, não estranhe, está em Vila Nova da Barquinha, na Feira do Tejo”, avisa a autarquia barquinhense em nota de imprensa.
(ler mais...)


Casa Espanhol encerrou: o eterno adeus ao comerciante mais antigo de Torres Novas, que o "Canja" continua fino »  2018-05-30 

 

Mais de cem anos depois, se contarmos o tempo em que a loja esteve na cave do velho teatro Virgínia, encerrou as portas a Casa Espanhol, em Torres Novas. Na quarta-feira, dia 30 de Maio de 2018.

Tudo começou numa pequena loja que pouco mais era que um corredor, sob o velho teatro Virgínia, paredes meias com a Praça do Peixe, na rua Nova.
(ler mais...)


Constância: visitas nocturnas comemoram aniversário do borboletário tropical »  2018-05-28 

Um série de visitas nocturnas para ajudar a perceber o que acontece com as borboletas quando cai a noite, vão realizar-se nos dias 1, 2 e 5 de Junho, e visam assinalar o quinto aniversário o borboletário tropical localizado no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.
(ler mais...)


Nefrologia: jovens a partir dos 15 anos podem ser consultados no CHMT »  2018-05-28 

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu a consulta a jovens com mais de 15 anos, no dia 17 de Maio. Chamam-lhe consulta de Nefrologia de Transição Pediátrica, modalidade permite que os jovens com mais de 15 anos de todo o distrito de Santarém possam ser seguidos no CHMT “e não tenham que se deslocar a outros pontos do país, nomeadamente a Coimbra e Lisboa para onde eram encaminhados”, refere o centro hospitalar em comunicado de imprensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-06-07  Caravana: a festa da música tradicional, sábado no estúdio Alfa
»  2018-06-10  Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista
»  2018-06-12  Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio