• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 01 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 21° / 7°
Céu nublado
Qui.
 18° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  16° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Assentis: Leonel Manha assinou acordo de execução mas diz-se preocupado com escassez de verbas para centro escolar

Sociedade  »  2015-04-10 

O presidente da junta de freguesia de Assentis aceitou assinar o acordo de transferência de competências com a câmara municipal, mas não deixou de manifestar a sua reserva face aos baixos valores transferidos da câmara municipal para a junta de freguesia para a execução das tarefas em causa.

Leonel Santos (independente) comparou, inclusivamente, os valores praticados no concelho de Alcanena, sublinhado por exemplo os 34 mil e 700 euros que a freguesia de Bugalhos recebe face aos 8 mil e 500 euros que cabem a Assentis – 5.078 euros para limpeza de arruamentos; 1.221 euros para pequenas reparações no centro escolar e 2.352 euros para limpeza da envolvente da escola. O protocolo prevê ainda a cedência de máquinas durante nove dias (74 horas), durante o período de vigência do protocolo, que é de um ano.

Leonel Santos mostrou-se sobretudo preocupado com a verba afecta à rubrica ”pequenas reparações no centro escolar”, cujo valor considera ser manifestamente insuficiente tendo em conta uma lista de problemas identificados no centro escolar de Assentis, lista que entregou à câmara municipal.

O autarca de Assentis refere que há pequenos trabalhos, para além de mudar uma lâmpada fundida ou um a fechadura estragada numa porta, que exigem conhecimento de causa e que não é qualquer pessoa que os resolve. Nesses casos, há sempre a necessidade de contratar pessoal técnico, o que encarece o serviço e, sugeriu, poderia ser a própria câmara municipal a ter e disponibilizar uma equipa de técnicos para resolverem os problemas mais delicados.

Para Pedro Ferreira, a câmara e as juntas estão perante uma nova realidade e, no caso de se verificar a insuficiência de verbas, imperará o bom-senso na resolução dos problemas.

Na votação do executivo municipal, os protocolos foram aprovados com os votos favoráveis do PS e do vereador do PSD, e votaram contra as da CDU e BE, por entenderem que as verbas transferidas não cobrem todas as necessidades. A mesma votação valeu para a deliberação do protocolo de delegação de competências com a junta de freguesia de Pedrógão, que recebe um total de 7.151 euros – 5.385 euros para limpeza de arruamentos; 811 euros para pequenas reparações no centro escolar e 955 euros para limpeza da envolvente da escola.

 

Ver empresas a passar

Leonel Santos, anfitrião desta reunião descentralizada da câmara, falou sobre os grandes problemas que afectam a freguesia, lamentando desde logo a falta de investimento na zona industrial, o que fez com que muitas empresas se tivessem estabelecido noutros concelhos. ”Temos tentado falar com empresários, mas estes já nem nos recebem”, frisou. O autarca independente lamentou ainda o desinvestimento da câmara municipal nos últimos anos no que se refere às estradas e disse que só não consegue fazer mais reparações porque não tem capacidade financeira. Leonel Santos manifestou-se também preocupado com as questões ambientais: as Etares de Carvalhal e de Fungalvaz não funcionam e a ribeira do Alvorão, que desagua no Almonda, é a sacrificada, assim como mencionou a existência de casas degradadas na freguesia e reclamou por um programa de reabilitação dos centros das aldeias, tal como existe para a cidade. Pelo concelho existirão cerca de um milhar de casas degradadas e em risco de derrocada.

 

Assentis assistiu a uma reunião descentralizada da câmara 18 anos depois

Foi em 1996, a meio do primeiro mandato de António Rodrigues, que o executivo municipal de Torres Novas tinha reunido pela última vez em Assentis, numa altura que os autarcas de então decidiram, como agora, promover reuniões descentralizadas. No passado dia 30 de Março, a aldeia de Assentis voltou a entrar nas contas e, nas instalações da junta de freguesia, o executivo municipal reuniu depois da hora de almoço, após uma visita feita a alguns locais da freguesia pela vereação – tal como aconteceu com a primeira reunião descentralizada neste mandato, na união de freguesias de Brogueira, Alcorochel e Parceiros da Igreja. Em Assentis a reunião, que foi longa, terminou da melhor maneira, com um lanche ajantarado oferecido pela junta de freguesia.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena