• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 07 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 31° / 14°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 14°
Céu nublado
Qua.
 29° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  26° / 9°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Paladin lançou ketchup feito a partir de tomate "100 por cento nacional"

Sociedade  »  2015-05-08 

A Mendes e Gonçalves da Golegã, detentora da marca Paladin, lançou na passada quinta-feira, 30 de Abril, o seu mais recente produto - Ketchup feito a partir de tomate português. A cerimónia de lançamento do produto contou com a presença da ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que se disse rendida ao ketchup da Paladin, apesar de ter reconhecido que este não era um produto que consumia.

”Não temos de estar a importar ketchup com outros sabores, de outras culturas, quando temos o nosso gosto e foi isso que pretendemos fazer com a Paladin”, sublinhou Carlos Gonçalves, que acredita na boa aceitação deste produto junto do públic ”Vai ser um produto bem aceite pelos consumidores. Aliás, fizemos testes de mercado e é este é o nosso gosto que vai ao encontro do gosto de Portugal”.

O tomate utilizado é proveniente do Ribatejo e Alto Alentejo e, embora a Mendes e Gonçalves ainda não seja um grande comprador de tomate para os seus produtos, no futuro, espera Carlos Gonçalves que a empresa se torne num importante comprador. ”Seria bom sinal”, registou. E é possível que assim aconteça, tendo em conta a velocidade com que a marca tem crescido. Em 2014, a Paladin cresceu 100 por cento e, desde que foi lançada, mais do que 250 por cento, afirma o responsável. ”A resposta dos portugueses tem sido extraordinária no apelo que temos feito ao consumo de produtos nacionais, neste caso dos temperos nacionais da Paladin”

Outros produtos foram e estão para ser lançados com o mesmo espírito, como é o caso do vinagre de tomate do Ribatejo, que resultou de uma parceria de investigação com um produtor da região, um molho de cebola caramelizada, um molho para douradinhos. Para breve serão lançados no mercado vinagres de pêra rocha e de maçã de Alcobaça. ”Procuramos ir buscar a excelência do que se faz em Portugal na agricultura e, com inovação, transformar no que produzimos, que são vinagres, ketchups, maioneses, molhos para saladas”.

A Mendes e Gonçalves investe 5 por cento da facturação na investigação, tendo um gabinete para essa área com 11 pessoas, que fazem investigação e desenvolvimento de produtos. Uma aposta ganha, já que é muito deste trabalho que tem suportado todo o desenvolvimento da empresa.

 

”Internacionalização e não exportação”

A internacionalização (”e não exportação”, como prefere dizer Carlos Gonçalves) representa 25 por cento do volume de negócios, pretendendo a empresa afirmar-se ainda mais no exterior no futuro próximo. Actualmente, a Paladin está em 23 países e a internacionalizar-se para Marrocos, Argélia, Líbia e Jordânia. Neste momento está igualmente a internacionalizar-se para mercados como a Arábia Saudita, Israel e Kuwait. Este movimento permitiu-lhe passar de 10 milhões de consumidores para um potencial universo acima dos 150 milhões de consumidores. Este mês, a unidade em Angola, um investimento de 3,5 milhões de dólares realizado com um parceiro que é distribuidor naquele país, vai começar a produzir vinagre para aquele país.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias” »  2024-05-05 

Manuel Jorge Carvalho Júnior é um dos seis autarcas das freguesias do concelho que vai concluir os 12 anos de mandatos possíveis por lei. Foi o primeiro presidente de uma união que juntou três freguesias independentes há séculos e garante que ultrapassou bem as dificuldades iniciais desse cenário novo.
(ler mais...)


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-05-05  Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias”
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA