• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 02 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 22° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 23° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 21° / 7°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Dicionário piação-português é considerada a mais relevante obra de investigação do minderico

Sociedade  »  2015-05-08 

O dicionário bilingue piação-português e português-piação, que contêm ainda uma aplicação informática mais completa, foi apresentado no dia 3 de Maio, em Minde, devendo a mesma obra ser objecto de outras apresentações.

O projecto foi liderado pelo CIDLeS – Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística Social -, e teve em Vera Ferreira, uma importante estudiosa do minderico desde 2003, a principal impulsionadora desta iniciativa, que contou com o apoio de diversas entidades e organismos, como autarquias locais ou o Proder, através da Associação de Desenvolvimento Local do Ribatejo Norte, Adirn.

Com 2.254 palavras (entradas), a elaboração deste dicionário resultou de um trabalho de investigação efectuado por uma equipa multidisciplinar e que durou mais de três anos. Desde meados do século passado que foram publicados alguns glossários (pelo menos dois), mas nenhum deles tinha tantas palavras quanto as que estão reunidas nesta obra científica que, além da tradução das palavras de piação para português e vice-versa, contém outras informações como a transcrição fonética, a classe gramatical a que pertence, o plural (nem todas as palavras têm), uma explicação onde o uso da palavra é mais frequente e ainda informação etimológica e histórica de cada palavra, como nos explicou Paulo Carvalho Vicente, que colaborou neste trabalho investigando a origem das palavras.

”Tentei perceber o rasto da palavra e quando foi documentada pela primeira vez. No fundo, o meu trabalho foi fazer a história da palavra”, asseverou. Segundo disse, no léxico minderico há palavras que fazem ”referência óbvia” a localidades do país, como Alhandra, que em minderico quer dizer fósforo, e muitas apropriaram-se de nomes de pessoas importantes. Por exemplo padre, em minderico, é Francisco Vaz, que foi pároco em Minde.

Ainda de acordo com Paulo Vicente, há cerca de um milhar de falantes mas, destes, poucas dezenas o conseguem usar no dia-a-dia. ”A vila de Minde sofreu processo de desertificação muito acentuado à custa da decadência da indústria têxtil e isso justifica esta quebra do número de falantes. Sãos os mais idosos que ainda falam minderico”, notou.

O minderico tem várias variantes e foi falado na Serra de Santo António e Mira d’Aire, localidades onde a comunidade falante é muito reduzida. ”Na serra já não há quem fale minderico e em Mira d’Aire há quatro falantes”, concluiu.


”Dicionário reforça a ideia de que estamos perante uma língua e não um calão”

É esta, por ventura, a principal mensagem que o dicionário pretende transmitir. Para os investigadores Vera Ferreira, Ilona Schulz, Paulo Vicente e Peter Bouda (os elementos permanecentes da equipa que trabalhou na elaboração do dicionário), o minderico deve ser categorizada como uma língua ameaçada, e qualquer outro rótulo que se queira dar não corresponde à verdade. Inclusivamente, o midnderico é actualmente ensinado na escola: no primeiro ciclo (nas actividades de nriquecimento curricular) e segundo e terceiro ciclo (5.º e 7.º anos), como oferta complementar.

O minderico é uma variante linguística falada na vila de Minde, e ainda na Serra de Santo António e Mira d’Aire, havendo ainda algumas referências no Alentejo, que se supõe terem chegado por via das trocas comerciais, sobretudo a partir do século XVI, quando os mindericos começaram a frequentar feiras e mercados por todo o país e assim tornaram as mantas de Minde conhecidas. Para protegerem e defenderem o seu negócio e tirarem mais proveito das comercializações, os comerciantes de Minde começaram a usar o minderico entre si para inteligivelmente discutirem perante estranhos o preço a fazer à mercadoria. Mais tarde, esta linguagem secreta estendeu-se a todos os grupos sociais e profissionais de Minde e tornou-se o meio de comunicação na vila.

 

Vera Ferreira ausente

Um imprevisto impediu que Vera Ferreira tivesse estado na sessão de apresentação do dicionário, que decorreu na escola do 2.º e 3.º ciclo, no entanto, o que tinha para dizer foi lido por Rita Pedro, do CIDLeS. A grande mentora do projecto referiu que o lançamento do dicionário é a ”concretização de um sonho que se arrastava há algum tempo e que só foi possível graças ao empenho profissional da equipa que me acompanhou ao longo dos três anos de investigação”.

A inexistência de muitas informações escritas, até porque o minderico é na verdade um sociolecto falado, levou a que tivessem sido consideradas diversas formas de recolha de informaçã entrevistas aos falantes, com registos áudio e vídeo, consulta de cartas, e de jornais do século XIX, nomeadamente o ”Jornal de Minde” e ”O Portomosense”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena