• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 24 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Qui.
 33° / 22°
Períodos nublados
Qua.
 34° / 19°
Céu limpo
Ter.
 36° / 22°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  38° / 18°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

FM Wines: mais do que uma loja, um serviço público no centro da cidade

Sociedade  »  2018-03-26 

Há sítios que convidam a entrar. Há muito que por ali passava e tinha essa tentação. Admirava e desejava, para mim, o ar feliz das pessoas que ali via, de copo na mão, num convívio animado em torno de uma mesa, de um petisco, de uma conversa. Mas fui ficando apenas por aí, pela tentação.

Um destes dias ganhei coragem e entrei mesmo. Levou-me o David. Estava já lá o Jorge e a Helena. E estavam o Rui, a Alicia, o Narciso e a Célia, o João e a Sónia, a Ana e muitos mais, cujos nomes viria a descobrir depois. O que vi então foi exactamente ao encontro daquilo que antes via apenas do outro lado do vidro da porta. Um ambiente acolhedor, conhecidos que se tornam amigos, conversas que atravessam a sala porque o assunto de um pode ser também o assunto do outro. Pelo menos naquele momento, ali, naquele espaço, onde a propósito de um copo de vinho viajamos nas histórias dos outros, subimos montanhas nas rodas de uma bicicleta, entoamos poemas, sentimos o fado de um país que se encontra ali, entre copos que são muito mais do que apenas isso!

Tudo isto a um ritmo que só nos poderia chegar do Alentejo, onde o tempo demora a passar porque deixamos a pressa lá fora. A vida são dois dias e não é a correr que os vamos saber viver. O FM Wines é isso mesmo e tudo isso graças a Filipe Mendes que, com a sua Cristina, nos trazem do Redondo um pouco da sua sabedoria de viver, servida num bom copo de vinho.

Filipe Mendes veio para Torres Novas há seis anos, por motivos pessoais. E ainda bem, dizemos nós. De encarregado na construção civil, cargo que ocupava no Redondo, chegou com vontade de temperar a nossa terra ao sabor da sua. Instalou-se na rua Actriz Virgínia, onde só esteve quatro meses, mas foi ali, no coração da cidade, com vista para a Praça 5 de Outubro e para o castelo, que encontrou o seu lugar. E o nosso também. O FM Wines nasceu como uma garrafeira, com a venda de vinho a privados e também a espaços de restauração, mas foi-se adaptando com o tempo às solicitações dos seus cada vez mais fiéis clientes. É hoje um espaço onde além de podermos comprar, sob aconselhamento profissional, uma garrafa de vinho, de qualquer zona do país (a maioria das quais não se encontra nas gigantes e assustadoras prateleiras das grandes superfícies), encontramos um espaço onde nos queremos sentar para provar uma das muitas garrafas expostas, de preferência acompanhada pelos enchidos e queijos que nos traz do Alentejo. E sem taxa de rolha!

Filipe Mendes sempre foi apreciador de vinhos, é um auto-didacta e é sob o lema de que a vida é curta de mais para se beberem maus vinhos, que gere a sua - e também nossa, porque não - garrafeira. Mas o sucesso do negócio não é só seu. Tem tido sorte com os clientes, diz. Já eu, arrisco-me a dizer que sorte tivemos nós por ter um Filipe e uma Cristina que ousaram vir de longe para nos ensinar a parar e a apreciar o que de bom a vida nos dá: um espaço de onde saímos com um encorpado hálito a madeira de carvalho francês e um coração tão cheio. Inês Vidal

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos” »  2018-09-22 

Hugo Santos, hospitalizado devido a um agravamento passageiro, espera-se, do seu estado de saúde, não pôde estar presente na homenagem que lhe foi promovida hoje, dia 22, no auditório municipal, perante muitas dezenas de amigos e admiradores.
(ler mais...)


ASAE mandou fechar “quiosque da Mónica” »  2018-09-21 

Uma brigada da ASAE, formada por cinco pessoas, irrompeu ao princípio da tarde de hoje, sexta-feira, pelo quiosque da Mónica, situado no largo dom Diogo de Almeida, em Torres Novas, e vasculhou o pequeno estabelecimento de cima a baixo no sentido de encontrar “desconformidades” de funcionamento.
(ler mais...)


PS chumba cadernos gratuitos para alunos do concelho, diz Bloco »  2018-09-13 

O Bloco de Esquerda voltou a propor, na Câmara Municipal, o alargamento da gratuitidade aos cadernos de actividades para os alunos e alunas do 1 e 2.º ciclo do ensino básico. “O PS votou contra chumbando esta medida e relegando o nosso município para uma posição imobilista face ao crescente número de autarquias que aprova medidas no sentido da gratuitidade da educação, na sua maioria geridas pelo PS”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
(ler mais...)


Feira dos Frutos Secos: novidades com muitos espectáculos na praça dos Claras »  2018-09-12 

A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de Setembro a 7 de Outubro, este ano na Praça 5 de Outubro e, novidade, na Praça dos Claras, onde decorrem os espectáculos, num cartaz de fazer inveja a muitos festivais de música tradicional.
(ler mais...)


João Quaresma questiona gestão do PS »  2018-09-11 

“É do nosso conhecimento que a Câmara tem levado a efeito algumas limpezas junto do leito do Rio Almonda. Foi o caso da intervenção junto do condominio Beira Rio e, recentemente, na Avenida João Martins de Azevedo, junto à ponte.
(ler mais...)


Torres Novas: município mantém programa de bolsas para alunos do “superior” »  2018-09-11 

A câmara municipal de Torres Novas anunciou a abertura do prazo e candidaturas com vista às bolsas de estudo para alunos do ensino superior, iniciativa que se destina exclusivamente a residentes no concelho de Torres Novas e que visa “favorecer a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento de estudos”.
(ler mais...)


Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados »  2018-09-11 

O CD Torres Novas e CD Fátima afinal vão continuar na Taça de Portugal. Os dois emblemas ribatejanos foram duas das 20  equipas repescadas pela Federação Portuguesa de Futebol e no dia 30 de Setembro jogam a segunda eliminatória da prova.
(ler mais...)


Torres Novas: apanhados a roubar no Continente »  2018-09-10 

Três indivíduos foram surpreendidos, no passado sábado, quando se preparavam para transportar uma quantidade de artigos de supermercado avaliados em mais de 1000 euros, sem pagar. O episódio aconteceu no passado dia 8 de Setembro, ao final da manhã.
(ler mais...)


Entrevista: “A exigência do público da televisão portuguesa ao nível da caracterização não é alta” »  2018-09-03 

Andreia Ferreira, de 26 anos, é natural de Torres Novas. Especializou-se em caracterização, na Makeup School, e ambiciona, no futuro, aparecer na ficha técnica de grandes produções de Hollywood. A caracterização de Brad Pitt em “O Estranho Caso de Benjamin Buttom” e a da criatura de “The shape of water”, são dois trabalhos que elege como do outro mundo e que não se importava nada de ter participado.
(ler mais...)


Covão do Feto: festas são já no próximo fim-de-semana »  2018-09-02 

As tradicionais e conhecidas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, aqui bem perto em Covão do Feto, concelho de Alcanena, estão aí: o próximo fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Setembro promete ser animado, em festejos cujo ponto alto é a procissão em honra da padroeira, no domingo, pelas quatro horas da tarde.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-09-21  ASAE mandou fechar “quiosque da Mónica”
»  2018-09-22  Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos”