• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 22 Março 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 24° / 11°
Períodos nublados
Sáb.
 25° / 9°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  22° / 7°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

FM Wines: mais do que uma loja, um serviço público no centro da cidade

Sociedade  »  2018-03-26 

Há sítios que convidam a entrar. Há muito que por ali passava e tinha essa tentação. Admirava e desejava, para mim, o ar feliz das pessoas que ali via, de copo na mão, num convívio animado em torno de uma mesa, de um petisco, de uma conversa. Mas fui ficando apenas por aí, pela tentação.

Um destes dias ganhei coragem e entrei mesmo. Levou-me o David. Estava já lá o Jorge e a Helena. E estavam o Rui, a Alicia, o Narciso e a Célia, o João e a Sónia, a Ana e muitos mais, cujos nomes viria a descobrir depois. O que vi então foi exactamente ao encontro daquilo que antes via apenas do outro lado do vidro da porta. Um ambiente acolhedor, conhecidos que se tornam amigos, conversas que atravessam a sala porque o assunto de um pode ser também o assunto do outro. Pelo menos naquele momento, ali, naquele espaço, onde a propósito de um copo de vinho viajamos nas histórias dos outros, subimos montanhas nas rodas de uma bicicleta, entoamos poemas, sentimos o fado de um país que se encontra ali, entre copos que são muito mais do que apenas isso!

Tudo isto a um ritmo que só nos poderia chegar do Alentejo, onde o tempo demora a passar porque deixamos a pressa lá fora. A vida são dois dias e não é a correr que os vamos saber viver. O FM Wines é isso mesmo e tudo isso graças a Filipe Mendes que, com a sua Cristina, nos trazem do Redondo um pouco da sua sabedoria de viver, servida num bom copo de vinho.

Filipe Mendes veio para Torres Novas há seis anos, por motivos pessoais. E ainda bem, dizemos nós. De encarregado na construção civil, cargo que ocupava no Redondo, chegou com vontade de temperar a nossa terra ao sabor da sua. Instalou-se na rua Actriz Virgínia, onde só esteve quatro meses, mas foi ali, no coração da cidade, com vista para a Praça 5 de Outubro e para o castelo, que encontrou o seu lugar. E o nosso também. O FM Wines nasceu como uma garrafeira, com a venda de vinho a privados e também a espaços de restauração, mas foi-se adaptando com o tempo às solicitações dos seus cada vez mais fiéis clientes. É hoje um espaço onde além de podermos comprar, sob aconselhamento profissional, uma garrafa de vinho, de qualquer zona do país (a maioria das quais não se encontra nas gigantes e assustadoras prateleiras das grandes superfícies), encontramos um espaço onde nos queremos sentar para provar uma das muitas garrafas expostas, de preferência acompanhada pelos enchidos e queijos que nos traz do Alentejo. E sem taxa de rolha!

Filipe Mendes sempre foi apreciador de vinhos, é um auto-didacta e é sob o lema de que a vida é curta de mais para se beberem maus vinhos, que gere a sua - e também nossa, porque não - garrafeira. Mas o sucesso do negócio não é só seu. Tem tido sorte com os clientes, diz. Já eu, arrisco-me a dizer que sorte tivemos nós por ter um Filipe e uma Cristina que ousaram vir de longe para nos ensinar a parar e a apreciar o que de bom a vida nos dá: um espaço de onde saímos com um encorpado hálito a madeira de carvalho francês e um coração tão cheio. Inês Vidal

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Pedro Triguinho absolvido hoje em processo da Fabrióleo »  2019-03-22 

Pedro Triguinho, activista do movimento ambientalista Basta!, de Torres Novas, foi hoje absolvido no Tribunal de Torres Novas num processo em que era acusado de difamação por uma então administradora da empresa Fabrióleo, que lhe moveu a acção a título pessoal.
(ler mais...)


Pias Longas: trabalhos no aterro continuam, vereador do ambiente nada diz »  2019-03-13 

Os trabalhos relacionados com a ampliação do aterro do topo sul da pista do aeródromo de Pias Longas, situado na fronteira entre os municípios de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, isto apesar de uma fiscalização da câmara de Torres Novas ter confirmado, logo na altura da denúncia por este jornal, que milhares de toneladas de pedras e terra estavam a ser despejadas para dentro da território do concelho de Torres Novas numa área de elevado potencial ambiental e que integra a Reserva Ecológica Nacional.
(ler mais...)


Alterações climáticas: Maria Lamas promove aula aberta no auditório municipal »  2019-03-08 

Dando sequência a idêntica iniciativa do ano transacto, a escola Maria Lamas volta a promover uma aula aberta, desta vez no auditório municipal (edifício da biblioteca Gustavo Pinto Lopes), e sob o tema “Alterações climáticas e biodiversidade”.
(ler mais...)


O triunfo dos porcos: só câmara pode impedir mega-suinicultura »  2019-03-04 

Depois de amanhã, o executivo municipal vai ser chamado a deliberar sobre um assunto de enorme importância ambiental para o concelho: a instalação de uma suinicultura na Quinta de Caniços, freguesia de Brogueira, a dois passos da Reserva do Paul e perto de povoações.
(ler mais...)


Maioria quer gastar mais de 600 mil no Rossio em mais uma obra inútil »  2019-02-28 

Não se pinta um único banco de jardim há anos, as pontes do jardim das rosas estão interditas, à volta do castelo é só ruína, há calçadas e passeios escavacados por todo o lado, nada é mantido.
(ler mais...)


A Tasca: nova vida com Paulo Emílio »  2019-02-21 

Durante uns anos restaurante de referência de Torres Novas em tempo do consulado do fundador, Vítor Alves, A Tasca passou depois por algumas experiências, umas melhores outras nem por isso, pois na realidade nenhuma delas teve a duração que permitisse consolidar uma proposta ou uma ideia para a casa situada na velha Rua da Corrente, bem pertinho da Ponte do Raro.
(ler mais...)


Aeródromo de Pias Longas: aterros invadiram reserva ecológica do concelho »  2019-02-21 

Poderá estar em marcha um enorme atentado ecológico contra o território do concelho e uma acção que põe em causa o Estado de direito. O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém (a autarquia ouriense serve-se, ao que parece, de outra linha divisória) entrou cerca de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de cerca de 20 000 metros quadrados.
(ler mais...)


Festival do Cogumelo da Parreira: Chakall, Marco Costa e Rouxinol Faduncho »  2019-02-12 

De 1 a 3 de março, o cogumelo é de novo a estrela à mesa da III edição do Festival do Cogumelo que junta gastronomia, animação musical, bares, artesanato, cozinha ao vivo e, claro, exposição de produtores e agentes económicos do setor,  um evento de dinamização e promoção territorial, organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto.
(ler mais...)


João Espanhol: morreu um homem grande, Torres Novas fica mais pobre »  2019-02-09 

Hoje, dia 9 de Fevereiro, sábado, durante a tarde, calou-se a voz de João José Lopes (“João Espanhol”), um torrejano de vulto, cidadão excepcional, militante apaixonado, artista reconhecido no seu tempo, a voz que na década de 50 encantou públicos exigentes e que, por mais quase 50 anos, animou milhares de bailes e festas.
(ler mais...)


Carreiro da Areia: começou o abandono da aldeia, poluição continua como sempre »  2019-02-07 

Um grupo de moradores do Carreiro da Areia esteve presente na reunião camarária de terça-feira, em protesto contra a poluição e os efeitos que se fazem sentir na aldeia. Já há quem tenha abandonado a povoação, mas nem as casas se conseguem vender.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-02-21  A Tasca: nova vida com Paulo Emílio
»  2019-03-04  O triunfo dos porcos: só câmara pode impedir mega-suinicultura
»  2019-03-22  Pedro Triguinho absolvido hoje em processo da Fabrióleo
»  2019-03-13  Pias Longas: trabalhos no aterro continuam, vereador do ambiente nada diz
»  2019-02-28  Maioria quer gastar mais de 600 mil no Rossio em mais uma obra inútil