• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 23 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Qua.
 34° / 18°
Períodos nublados
Ter.
 36° / 20°
Céu limpo
Seg.
 38° / 18°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  35° / 18°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alunos da Maria Lamas debateram cidadania

Sociedade  »  2018-05-16 

A divulgação dos resultados de um inquérito sobre questões políticas, realizado junto de todos os alunos do ensino secundário da escola, e um posterior debate envolvendo os partidos com representação local, foram os momentos marcantes da sessão realizada na Escola Maria Lamas, sob o lema “Sempre Mais Alto… Uma Inspiração”, e que decorreu na manhã de quarta-feira, dia 16.

“À beira da cidadania”, assim se designou a sessão, foi uma actividade integrada numa iniciativa mais vasta do Agrupamento de Escolas Gil Paes, a que a escola mais antiga da cidade pertence, e teve como público-alvo os alunos do 11º e 12º anos do curso de Línguas e Humanidades.

O inquérito sociológico, cujos resultados foram apresentados na sessão, decorreu entre os dias 20 e 30 de Abril e teve como base uma amostra de quase 500 respostas num universo de 580 alunos do secundário, visando aferir o grau de conhecimento dos jovens sobre questões políticas básicas, identificação de protagonistas e agentes políticas, reconhecimento das instituições políticas, entre muitos outros indicadores.

Desses indicadores, e é relevante dizer que foi a primeira vez que localmente os jovens torrejanos foram auscultados sobre estes assuntos de forma sistematizada e academicamente validada, ressaltam curiosos resultados: uma adesão maioritária dos jovens ao Estado Social, a simpatia por soluções políticas próximas do socialismo democrático (independentemente dos curos, dos grupos de idades ou até do sexo), a defesa clara do primado dos direitos civis e dos direitos sociais, uma rejeição também muito clara das soluções autoritárias de regime e a defesa da democracia como matriz do regime político ideal.

Muito curioso é também o modo como os jovens reconhecem, por ordem de importância, os protagonistas institucionais da política portuguesa, nacional e/ou local: Presidente da República, primeiro-ministro e depois o residente da câmara, por esta ordem. Quanto ao nível de conhecimento de determinados acontecimentos históricos de significado político, retira-se que não há grande diferença entre o reconhecimento do 25 de Abril e da implantação da República.

Todas estas conclusões e resultados do inquérito são desdobrados com mais detalhe por curso, ano de escolaridade, por grupos de idades e por sexo, permitindo uma avaliação mais fina do modo como estas variantes suscitam diferenças mais ou menos sensíveis na abordagem que os estudantes fazem de cada tema.

Luís Silva (PS), Tiago Ferreira (PSD), Helena Pinto (BE), Cristina Tomé (PCP) e Miguel Bento (CDS) participaram no debate e responderam às questões colocadas pelos participantes, nesta interessante iniciativa promovida pelo grupo de Filosofia da Escola Maria Lamas. O inquérito sociológico, registe-se uma vez mais, e atendendo ao rigor metodológico patenteado, fica para a posteridade como estudo pioneiro sobre a percepção da política e dos temas políticos por um universo local de jovens em Torres Novas, permitindo desfazer ideias feitas a esse respeito e que, muitas vezes, não se ajustam à realidade. Como em muitos outros aspectos da vida social, de resto.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos” »  2018-09-22 

Hugo Santos, hospitalizado devido a um agravamento passageiro, espera-se, do seu estado de saúde, não pôde estar presente na homenagem que lhe foi promovida hoje, dia 22, no auditório municipal, perante muitas dezenas de amigos e admiradores.
(ler mais...)


ASAE mandou fechar “quiosque da Mónica” »  2018-09-21 

Uma brigada da ASAE, formada por cinco pessoas, irrompeu ao princípio da tarde de hoje, sexta-feira, pelo quiosque da Mónica, situado no largo dom Diogo de Almeida, em Torres Novas, e vasculhou o pequeno estabelecimento de cima a baixo no sentido de encontrar “desconformidades” de funcionamento.
(ler mais...)


PS chumba cadernos gratuitos para alunos do concelho, diz Bloco »  2018-09-13 

O Bloco de Esquerda voltou a propor, na Câmara Municipal, o alargamento da gratuitidade aos cadernos de actividades para os alunos e alunas do 1 e 2.º ciclo do ensino básico. “O PS votou contra chumbando esta medida e relegando o nosso município para uma posição imobilista face ao crescente número de autarquias que aprova medidas no sentido da gratuitidade da educação, na sua maioria geridas pelo PS”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
(ler mais...)


Feira dos Frutos Secos: novidades com muitos espectáculos na praça dos Claras »  2018-09-12 

A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de Setembro a 7 de Outubro, este ano na Praça 5 de Outubro e, novidade, na Praça dos Claras, onde decorrem os espectáculos, num cartaz de fazer inveja a muitos festivais de música tradicional.
(ler mais...)


João Quaresma questiona gestão do PS »  2018-09-11 

“É do nosso conhecimento que a Câmara tem levado a efeito algumas limpezas junto do leito do Rio Almonda. Foi o caso da intervenção junto do condominio Beira Rio e, recentemente, na Avenida João Martins de Azevedo, junto à ponte.
(ler mais...)


Torres Novas: município mantém programa de bolsas para alunos do “superior” »  2018-09-11 

A câmara municipal de Torres Novas anunciou a abertura do prazo e candidaturas com vista às bolsas de estudo para alunos do ensino superior, iniciativa que se destina exclusivamente a residentes no concelho de Torres Novas e que visa “favorecer a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento de estudos”.
(ler mais...)


Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados »  2018-09-11 

O CD Torres Novas e CD Fátima afinal vão continuar na Taça de Portugal. Os dois emblemas ribatejanos foram duas das 20  equipas repescadas pela Federação Portuguesa de Futebol e no dia 30 de Setembro jogam a segunda eliminatória da prova.
(ler mais...)


Torres Novas: apanhados a roubar no Continente »  2018-09-10 

Três indivíduos foram surpreendidos, no passado sábado, quando se preparavam para transportar uma quantidade de artigos de supermercado avaliados em mais de 1000 euros, sem pagar. O episódio aconteceu no passado dia 8 de Setembro, ao final da manhã.
(ler mais...)


Entrevista: “A exigência do público da televisão portuguesa ao nível da caracterização não é alta” »  2018-09-03 

Andreia Ferreira, de 26 anos, é natural de Torres Novas. Especializou-se em caracterização, na Makeup School, e ambiciona, no futuro, aparecer na ficha técnica de grandes produções de Hollywood. A caracterização de Brad Pitt em “O Estranho Caso de Benjamin Buttom” e a da criatura de “The shape of water”, são dois trabalhos que elege como do outro mundo e que não se importava nada de ter participado.
(ler mais...)


Covão do Feto: festas são já no próximo fim-de-semana »  2018-09-02 

As tradicionais e conhecidas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, aqui bem perto em Covão do Feto, concelho de Alcanena, estão aí: o próximo fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Setembro promete ser animado, em festejos cujo ponto alto é a procissão em honra da padroeira, no domingo, pelas quatro horas da tarde.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-09-21  ASAE mandou fechar “quiosque da Mónica”
»  2018-09-22  Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos”