• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alunos da Maria Lamas debateram cidadania

Sociedade  »  2018-05-16 

A divulgação dos resultados de um inquérito sobre questões políticas, realizado junto de todos os alunos do ensino secundário da escola, e um posterior debate envolvendo os partidos com representação local, foram os momentos marcantes da sessão realizada na Escola Maria Lamas, sob o lema “Sempre Mais Alto… Uma Inspiração”, e que decorreu na manhã de quarta-feira, dia 16.

“À beira da cidadania”, assim se designou a sessão, foi uma actividade integrada numa iniciativa mais vasta do Agrupamento de Escolas Gil Paes, a que a escola mais antiga da cidade pertence, e teve como público-alvo os alunos do 11º e 12º anos do curso de Línguas e Humanidades.

O inquérito sociológico, cujos resultados foram apresentados na sessão, decorreu entre os dias 20 e 30 de Abril e teve como base uma amostra de quase 500 respostas num universo de 580 alunos do secundário, visando aferir o grau de conhecimento dos jovens sobre questões políticas básicas, identificação de protagonistas e agentes políticas, reconhecimento das instituições políticas, entre muitos outros indicadores.

Desses indicadores, e é relevante dizer que foi a primeira vez que localmente os jovens torrejanos foram auscultados sobre estes assuntos de forma sistematizada e academicamente validada, ressaltam curiosos resultados: uma adesão maioritária dos jovens ao Estado Social, a simpatia por soluções políticas próximas do socialismo democrático (independentemente dos curos, dos grupos de idades ou até do sexo), a defesa clara do primado dos direitos civis e dos direitos sociais, uma rejeição também muito clara das soluções autoritárias de regime e a defesa da democracia como matriz do regime político ideal.

Muito curioso é também o modo como os jovens reconhecem, por ordem de importância, os protagonistas institucionais da política portuguesa, nacional e/ou local: Presidente da República, primeiro-ministro e depois o residente da câmara, por esta ordem. Quanto ao nível de conhecimento de determinados acontecimentos históricos de significado político, retira-se que não há grande diferença entre o reconhecimento do 25 de Abril e da implantação da República.

Todas estas conclusões e resultados do inquérito são desdobrados com mais detalhe por curso, ano de escolaridade, por grupos de idades e por sexo, permitindo uma avaliação mais fina do modo como estas variantes suscitam diferenças mais ou menos sensíveis na abordagem que os estudantes fazem de cada tema.

Luís Silva (PS), Tiago Ferreira (PSD), Helena Pinto (BE), Cristina Tomé (PCP) e Miguel Bento (CDS) participaram no debate e responderam às questões colocadas pelos participantes, nesta interessante iniciativa promovida pelo grupo de Filosofia da Escola Maria Lamas. O inquérito sociológico, registe-se uma vez mais, e atendendo ao rigor metodológico patenteado, fica para a posteridade como estudo pioneiro sobre a percepção da política e dos temas políticos por um universo local de jovens em Torres Novas, permitindo desfazer ideias feitas a esse respeito e que, muitas vezes, não se ajustam à realidade. Como em muitos outros aspectos da vida social, de resto.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena