• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 21 de Maio de 2018
Pesquisar...
Qui.
 20° / 14°
Céu nublado com chuva moderada
Qua.
 26° / 13°
Períodos nublados
Ter.
 26° / 11°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  25° / 12°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alunos da Maria Lamas debateram cidadania

Sociedade  »  2018-05-16 

A divulgação dos resultados de um inquérito sobre questões políticas, realizado junto de todos os alunos do ensino secundário da escola, e um posterior debate envolvendo os partidos com representação local, foram os momentos marcantes da sessão realizada na Escola Maria Lamas, sob o lema “Sempre Mais Alto… Uma Inspiração”, e que decorreu na manhã de quarta-feira, dia 16.

“À beira da cidadania”, assim se designou a sessão, foi uma actividade integrada numa iniciativa mais vasta do Agrupamento de Escolas Gil Paes, a que a escola mais antiga da cidade pertence, e teve como público-alvo os alunos do 11º e 12º anos do curso de Línguas e Humanidades.

O inquérito sociológico, cujos resultados foram apresentados na sessão, decorreu entre os dias 20 e 30 de Abril e teve como base uma amostra de quase 500 respostas num universo de 580 alunos do secundário, visando aferir o grau de conhecimento dos jovens sobre questões políticas básicas, identificação de protagonistas e agentes políticas, reconhecimento das instituições políticas, entre muitos outros indicadores.

Desses indicadores, e é relevante dizer que foi a primeira vez que localmente os jovens torrejanos foram auscultados sobre estes assuntos de forma sistematizada e academicamente validada, ressaltam curiosos resultados: uma adesão maioritária dos jovens ao Estado Social, a simpatia por soluções políticas próximas do socialismo democrático (independentemente dos curos, dos grupos de idades ou até do sexo), a defesa clara do primado dos direitos civis e dos direitos sociais, uma rejeição também muito clara das soluções autoritárias de regime e a defesa da democracia como matriz do regime político ideal.

Muito curioso é também o modo como os jovens reconhecem, por ordem de importância, os protagonistas institucionais da política portuguesa, nacional e/ou local: Presidente da República, primeiro-ministro e depois o residente da câmara, por esta ordem. Quanto ao nível de conhecimento de determinados acontecimentos históricos de significado político, retira-se que não há grande diferença entre o reconhecimento do 25 de Abril e da implantação da República.

Todas estas conclusões e resultados do inquérito são desdobrados com mais detalhe por curso, ano de escolaridade, por grupos de idades e por sexo, permitindo uma avaliação mais fina do modo como estas variantes suscitam diferenças mais ou menos sensíveis na abordagem que os estudantes fazem de cada tema.

Luís Silva (PS), Tiago Ferreira (PSD), Helena Pinto (BE), Cristina Tomé (PCP) e Miguel Bento (CDS) participaram no debate e responderam às questões colocadas pelos participantes, nesta interessante iniciativa promovida pelo grupo de Filosofia da Escola Maria Lamas. O inquérito sociológico, registe-se uma vez mais, e atendendo ao rigor metodológico patenteado, fica para a posteridade como estudo pioneiro sobre a percepção da política e dos temas políticos por um universo local de jovens em Torres Novas, permitindo desfazer ideias feitas a esse respeito e que, muitas vezes, não se ajustam à realidade. Como em muitos outros aspectos da vida social, de resto.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


“Maior espectáculo do mundo de fitness” deixa rasto de alegadas burlas e roubos e mais uma história degradante para a cidade »  2018-05-18 

Prometiam o “maior evento de fitness do mundo”, transmitido por cadeias de televisão, incluindo do Brasil. Mas deixaram, alega quem agora se queixa, um rasto de pequenas golpaças, surripianços e dinheiro de patrocínios sacado a alguns incautos.
(ler mais...)


Sucateiros julgados em Torres Novas por fraude fiscal condenados a pagar 15,6 milhões »  2018-05-17 

Seis pessoas e três sociedades do sector das sucatas foram condenadas, em Torres Novas, por fraude fiscal qualificada, facturação fictícia e detenção de arma proibida, tendo cinco arguidos de pagar uma indemnização ao Estado de 15,6 milhões de euros.
(ler mais...)


Sexta d´ideias debate protecção civil »  2018-05-16 

A próxima sexta d´ideias, tertúlia de debate organizada pela concelhia de Torres Novas do Bloco de Esquerda, realiza-se esta sexta-feira, 18 de Maio, no Centro Cultural da Pena e Casal da Pena, na freguesia de Chancelaria. O tema desta sessão é a protecção civil, e são oradores o comandante dos bombeiros torrejanos, Ricardo Vicente (engenheiro agrónomo e Miguel Pinto Reis, Major da GNR.
(ler mais...)


Passeio interpretativo no Paúl do Boquilobo »  2018-05-16 

Passeio interpretativo no Paúl do Boquilobo A associação “30 Por Uma Linha” organiza este sábado, dia 19 e Maio, entre as 9 e 12h30, um passeio interpretativo na Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, de cera de seis quilómetros, iniciativa na qual os participantes terão a oportunidade para observar a avifauna e flora envolvente, sendo a iniciativa aproveitada também para fazer uma acção de limpeza (recolha de lixo) com o intuito de ajudar na preservação desta área protegida.
(ler mais...)


Tomar: reabilitação urbana discutida no IPT »  2018-05-14 

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) acolhe nos dias 24 e 25 de Maio um seminário dedicado às questões da reabilitação urbana, promovido pelo curso de mestrado em Reabilitação Urbana da Escola Superior de Tecnologia do IPT.
(ler mais...)


Recolha de material escolar para Ribeira Grande/Cabo Verde »  2018-05-13 

O Município de Torres Novas e os agrupamentos de escolas Artur Gonçalves e Gil Paes, com a colaboração das juntas de freguesias do concelho, estão a promover uma campanha de recolha de material escolar para entregar à autarquia de Ribeira Grande, no âmbito da geminação de Torres Novas com aquele município de Cabo Verde.
(ler mais...)


Tiago Ferreira é líder local do PSD »  2018-05-06 

Votaram mais de 100 militantes, Tiago Ferreira averbou mais de cerca de duas dezenas de votos que o seu opositor, António Nobre, e é desde ontem, sábado, lider do PSD/Torres Novas. As eleições para a comissão política concelhia dos social-democratas foram bastante disputadas e os votos ilustram a incerteza que se viveu até ao fecho das urnas.
(ler mais...)


Torres Novas: serviços municipais contabilizam 638 ruínas no concelho »  2018-05-05 

Este número está plasmado no documento de prestação de contas e relatório de gestão do exercício do município de Torres Novas referente a 2017. No concelho, existem actualmente 638 edifícios em situação de ruína, a maioria dos quais está contabilizado na união de freguesias de Brogueira, Parceiros da Igreja e Alcorochel, 112, no total.
(ler mais...)


“Dormidas não reflectem Torres Novas como destino turístico” »  2018-05-05 

João Quaresma, vereador do PSD, rejeita a ideia de que Torres Novas é um um local de procura turística e nem as mais de 25 mil dormidas anuais em estabelecimentos de alojamento turístico em Torres Novas, dos quais 7787 foram estrangeiros, o levam a pensar diferente [os alojamentos totais anuais significam uma média de 68 dormidas por dia, repartidas por dois hotéis, algumas pensões e residenciais e as unidades de turismo rural, o que traduz um número muito baixo, ainda assim].
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-05-18  “Maior espectáculo do mundo de fitness” deixa rasto de alegadas burlas e roubos e mais uma história degradante para a cidade
»  2018-05-16  Alunos da Maria Lamas debateram cidadania
»  2018-05-13  Recolha de material escolar para Ribeira Grande/Cabo Verde