• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 11 Abril 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 24° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 22° / 11°
Céu nublado
Seg.
 22° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  20° / 10°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!”

Sociedade  »  2020-07-03 

Movimento “P la Nossa terra” apresentou-se hoje em Torres Novas

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.

O Movimento “P’ la Nossa Terra” fez finalmente a sua apresentação pública hoje à noite, no edifício do antigo hospital, com António Rodrigues acolitado pelo seu estado-maior, “um grupo de torrejanos que o vem acompanhando há quatro anos para pensar Torres Novas” e em que se destacam Aníbal Teixeira, pediatra e Fernando Zuzarte Reis, Carlos Pereira de Sousa (radiologista),  Carlos Cunha (actor), Hélder Higino (gerente bancário), Micael Ferreira e Nuno Rodrigues (empresários), Carla Correia (formadora), João Pereira de Sousa (docente do ensino superior), entre outros.

Rodrigues começou por referir que é a primeira vez, em mais de 40 anos de democracia, que surge em Torres Novas um movimento independente com vista a uma eventual candidatura aos órgãos municipais e que o grupo que agora o acompanha reúne-se desde 2016, quando estava em cima da mesa o seu eventual regresso às lides autárquicas.

 “Não estamos a apresentar a candidatura de ninguém, não sei se serei candidato”, disse de forma veemente o antigo autarca, perante a insistência dos jornalistas. “Sou militante do PS, Torres Novas está a ser mal governada” – reiterou, mas não se quis comprometer com qualquer decisão. As críticas à actual gestão do concelho foram surgindo, com Rodrigues a afirmar que “Torres Novas perdeu toda a sua dimensão em matéria educativa e cultural” e que a actual liderança não está preparada para gerir o município num contexto de crise que é transversal ao país.

 As críticas mais contundentes foram para o urbanismo da câmara, “que afugenta os empresários e os munícipes” e para o divórcio com a NERSANT, “que fez levar as Start-up para Santarém e trata mal as empresas”. Também, perante muita insistência dos jornalistas sobre o programa e as ideias do movimento, Rodrigues disse que a sua preocupação estrutural será “a captação de empresas e a criação de riqueza” para manter os jovens em Torres Novas.

 O antigo autarca não quis alongar-se sobre o estado das relações com o seu antigo vice-presidente, Pedro Ferreira (“não sei”, disse”), mas na hora do balanço, e a pedido de uma jornalista, afirmou que “a gestão do município não é má, é péssima”, e que “o povo vê, não é cego”, referindo-se a alguns aspectos da gestão municipal socialista.

O Movimento, disse vai continuar o seu trabalho de reflexão sobre o concelho e a seu tempo se verá a viabilidade ou oportunidade de se transformar numa candidatura autárquica.

Para o Movimento PNT, justifica-se “o exercício do direito e até a obrigação cívica do debate de tudo quanto tem a ver com a evolução da nossa terra em todas as vertentes do seu desenvolvimento e administração” e porque, argumentam ainda os independentes, “nos tempos que correm, faz falta em Torres Novas uma apreciação crítica associada a uma visão de futuro credível, assente numa estratégia séria e profunda para o que ambicionamos para o nosso concelho”.

O PNT diz aceitar que “os partidos são os pilares basilares da nossa e de qualquer democracia e, por isso, credores de todo o respeito”, mas que o debate não se esgota nas forças partidárias, “muito em particular quando estão em causa questões de índole local ou concelhia”.

Na sua apresentação nas redes sociais, o movimento diz ainda que “há quatro anos que este grupo de cidadãos, residente no concelho de Torres Novas, se encontra e reúne com regularidade”.

De facto, nas últimas eleições autárquicas (2017) esteve iminente o regresso de António Rodrigues, mas a concelhia socialista liderada por Luís Silva votou por ampla maioria o nome de Pedro Ferreira para candidato do PS, seguindo aliás as orientações do secretário-geral do partido, António Costa, de manter como candidatos os presidentes em exercício.

Nessa ocasião, Rodrigues assegurou que o seu regresso se baseava no acordo feito com Pedro Ferreira em 2013, segundo o qual o actual presidente da câmara faria apenas um mandato para permitir que Rodrigues voltasse.

Rodrigues sondado para Santarém

À margem das preocupações dos socialistas locais, António Rodrigues foi há cerca de dois meses sondado pela direcção nacional do PS para a hipótese de ser o candidato socialista na antiga capital do distrito, já que Santarém está a braços com dificuldades para encontrar um candidato que consiga fazer recuperar, para o PS, aquele antigo bastião socialista.

 O JT confirmou junto de fontes ligadas à concelhia de Santarém do PS que a sondagem, encomendada pela direcção nacional do partido, foi efectivamente realizada nos últimos dias e que António Rodrigues integrava a lista de nomes constantes no inquérito, e da qual fazia parte, por exemplo, o conceituado neurocirurgião scalabitano Carlos Calado.

(fotografias de Luís Miguel Lopes)

 

 

 Outras notícias - Sociedade


João Filipe Santos, candidato do PSD à freguesia da Chancelaria: “Fazemos parte do parente pobre, o norte do concelho de Torres Novas” »  2021-04-08 

 

 Antes de qualquer candidato à Câmara, João Filipe Santos deu o pontapé de saída para as autárquicas, declarando-se pronto para recuperar para o PSD a freguesia da Chancelaria. Ao JT, o presidente da filarmónica da Mata durante seis anos diz que tem consigo uma equipa competente para a difícil tarefa de derrotar Alfredo Antunes, um autarca que reforçou a sua popularidade nas últimas eleições.
(ler mais...)


Bombeiros: Arnaldo Santos eleito para mais um mandato »  2021-04-08 

Arnaldo Santos foi eleito ontem presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários Torrejanos para o biénio 2021/2022, tendo consigo no órgão executivo da associação humanitária Francisco Valente Sarmento, Ana Cristina Pinho, Susana Costa Braz, Luís Miguel Ventura, Luís Carlos Dias e Alexandre Duque Gameiro.
(ler mais...)


Autárquicas: PSD e PS avançam com candidatos, Bloco e PCP ainda sem nomes, Rodrigues é incógnita »  2021-04-08 

Vão ser as XIII eleições autárquicas depois do 25 de Abril. Os torrejanos elegeram até agora mais de oitenta vereadores para os 13 executivos municipais. Nesses eleitos que se sucederam durante 45 anos, as mulheres eleitas vereadoras não enchem uma mão.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19,terça-feira, 6 de Abril: 4 casos em Torres Novas num total de 11 na sub-região »  2021-04-06 

No fim de semana passado os dados relativos à pandemia na sub-região do Médio Tejo não tiveram qualquer relevância, como é habitual: no sábado, 3 de Abril, foi registado apenas um caso em Ourém e todos os concelhos estavam em risco moderado.
(ler mais...)


Torres Novas: CDS/PP reconduz Nuno Cruz e direcção anterior »  2021-03-29 

A organização de Torres Novas do CDS/PP tem “novos” dirigentes, eleitos no sábado passado, informa um comunicado da comissão política local dos centristas.

Nuno Cruz foi reeleito presidente da estrutura concelhia, tendo como vice-presidente Gonçalo Reis e secretário José Manuel Duarte.
(ler mais...)


Torres Novas; Festival do Cabrito começa sexta em modo “comida para fora” »  2021-03-23 

O Município de Torres Novas, em colaboração com 17 restaurantes do concelho, promove entre 26 de Março a 4 de Abril, a 30.ª edição do Festival Gastronómico do Cabrito. Dado o estado de emergência em vigor, o evento irá decorrer em regime de comida para fora, anuncia o comunicado da autarquia, com alguns restaurantes a disponibilizarem os serviços de entregas.
(ler mais...)


Subsídios à cultura em Torres Novas: maior verba vai para os pombos »  2021-03-22 

 Dizer que é um escândalo é pouco: a câmara atribuiu a uma associação columbófila (que não é cultural nem desportiva) uma verba maior que aquela que dá, num ano, às filarmónicas do concelho ou ao Phydellius.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, sábado, 20 de Março: 4 casos em Torres Novas em 6 na sub-região »  2021-03-20 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram, hoje, sábado,  6 novos casos de contágio pela covid-19, 4 em Torres Novas e 2 no Entroncamento.

Os concelhos do ACES Médio Tejo totalizam agora 12 707 casos acumulados desde o início da pandemia, assim distribuídos: Abrantes (1 508), Alcanena (1017), Constância (164), Entroncamento (1 092), Ferreira do Zêzere (612), Mação (427), Ourém (2 993), Sardoal (178), Tomar (2 481), Torres Novas (1 980) e Barquinha (262).
(ler mais...)


CHMT avança com ressonância magnética em Abrantes »  2021-03-18 

O processo de aquisição do equipamento de ressonância magnética (RM) para o Centro Hospitalar do Médio Tejo está concluído, diz um comunicado de imprensa. Depois de tramitado o respectivo processo de aquisição também pelo Tribunal de Contas, o investimento foi já adjudicado, aguardando-se para muito breve o início das obras para a colocação deste importante e diferenciado equipamento de diagnóstico.
(ler mais...)


Águas do Ribatejo apoia famílias e empresas »  2021-03-18 

 

A Águas do Ribatejo aprovou um conjunto de novas medidas de apoio aos clientes domésticos, empresariais e instituições “que irão abranger milhares de pessoas e entidades num investimento de mais de meio milhão de euros em apoio social”, assegura a empresa em comunicado de imprensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-04-08  João Filipe Santos, candidato do PSD à freguesia da Chancelaria: “Fazemos parte do parente pobre, o norte do concelho de Torres Novas”
»  2021-03-22  Subsídios à cultura em Torres Novas: maior verba vai para os pombos
»  2021-03-29  Torres Novas: CDS/PP reconduz Nuno Cruz e direcção anterior
»  2021-04-08  Bombeiros: Arnaldo Santos eleito para mais um mandato
»  2021-03-20  Boletim diário covid-19, sábado, 20 de Março: 4 casos em Torres Novas em 6 na sub-região