• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 29 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 17° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 15° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  16° / 6°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Cultura...

 


Alcanena: festival internacional de folclore encheu vila de cor e alegria »  2015-07-25 

O festival internacional e Alcanena voltou a acontecer este ano, no dia 23 de Julho, pela 28.ª vez, juntando no mesmo evento danças e cantares tradicionais da India, Argentina e Bósnia Herzgovina. Além dos grupos internacionais, que estiveram em Portugal para participarem no festival de Danças do Mundo, promovido pela Casa da Gaia, participaram ainda três grupos do concelho de Alcanena: os ranchos folclóricos da Gouxaria e do Covão do Coelho e o grupo do Jogo do Pau, da Casa do Povo de Espinheiro.
(ler mais...)


Cultura Avieira candidatada a Património Cultural Imaterial »  2015-07-09 

A cultura Avieira, presente em diversos concelhos do distrito de Santarém (Alpiarça, Salvaterra de Magos, Golegã, entre outros) foi candidatada a Património Cultural Imaterial, anunciou o Instituto Politécnico de Santarém vem que, no passado dia 29 de Junho, disponibilizou na base de dados do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), a proposta de candidatura "Artes e saberes de construção e uso da bateira avieira no rio Tejo, Caneiras".
(ler mais...)


Riachos: Museu Agrícola é tema de mestrado »  2015-06-29 

“O museu agrícola de Riachos, agente de educação de adultos e motor de desenvolvimento local” é o título de um livro e simultaneamente tema de uma dissertação de mestrado da autoria de José Manuel Martins.
(ler mais...)


Constância: teatro no centro histórico, no âmbito da feira do livro »  2015-06-28 

O centro histórico de Constância será palco, na próxima sexta-feira, 3 de Julho (21h30), de apresentação de uma peça de teatro, pela Associação Cultural Bica Teatro. “Karingana Blues” é o nome do teatro que integra o programa cultural da feira do livro, a decorrer até 23 de Agosto na antiga cadeia.
(ler mais...)


Torres Novas: afinal há “festas” »  2015-06-27 

Ao contrário do que foi anunciado pela autarquia no início do ano (que não se faziam festas da cidade porque o investimento financeiro iria todo para a feira medieval), Torres Novas vai ter, afinal, umas mini-festas da cidade, entre os dias 9 e 12 de Julho, no jardim da Fontinha, frente às piscinas.
(ler mais...)


Constância mantém aposta na promoção da leitura com 24.ª edição da feira do livro »  2015-06-11 

A 24.ª edição da feira do livro de Constância está a decorrer até 23 de Agosto no edifício da antiga cadeia. Promovida pelo município local, a feira “assume-se como um momento anual de promoção do livro e da leitura”, podendo os visitantes encontrar uma grande oferta de livros para todas as idades, diversidade de temas e com bastantes novidades.
(ler mais...)


BONS SONS: Manel Cruz fecha cartaz »  2015-06-09 

Manel Cruz era o nome que faltava para completar o cartaz do Bons Sons 2015. Na primeira noite do festival, o vocalista de Ornatos Violeta e fundador de outras importantes bandas do Pop/Rock nacional como SuperNada, Pluto e o projecto a solo Foge Foge Bandido, apresenta um concerto especial no Palco Eira.
(ler mais...)


Constância: Maestro Vitorino d’Almeida assiste à sua peça inédita escrita para carrilhão »  2015-06-08 

O maestro Victorino d’Almeida vai estar amanhã, dia 9 (21h30), em Constância, para assistir à sua composição inédita para carrilhão, que será interpretada por Ana Elias, no Carrilhão Lvsitanvs, no âmbito do espetáculo “Passa a ser vosso”.
(ler mais...)


Pomonas Camonianas evocam poeta luso há 20 anos »  2015-06-04 

Realizam-se nos dias 9 e 10 de Junho a 20.ª edição das Pomonas Camonianas, evento que evoca a época em que Camões viveu e os tempos que passou em Constância. A realização de um mercado quinhentista com exposição-venda das flores e dos frutos referidos por Camões na sua obra, teatro de rua, animação d’ época, um festival hípico, uma feira de antiguidades e velharias, uma prova de orientação nocturna, actividades pedagógicas, a deposição de coroas de flores no Monumento a Camões, várias exposições e uma taberna quinhentista, são motivos mais do que válidos para uma visita à vila poema.
(ler mais...)


Pedro Chora (Pedro Barroso) expõe na biblioteca da Chamusca »  2015-06-03 

Diversas pinturas de Pedro Chora (heterónimo de Pedro Barroso) vão estar expostas na biblioteca da Chamusca, a partir de sábado, 6 de Junho, dia em que a exposição será inaugurada (15h30). Pedro Barroso, músico, poeta e autor-compositor com mais de 40 anos de carreira tem um outro lado, ligado às artes plásticas e é esse lado que pretende partilhar com o público

A pintura, desenho, escultura são, como diz o próprio, “hobbies que cultiva como quem levanta a cabeça do papel e dos teclados e descobre um mundo fascinante que não se descreve, apenas se respira e faz transcender”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  «A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão