• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 27 Outubro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 20° / 15°
Céu nublado com chuva moderada
Qui.
 25° / 10°
Céu nublado
Qua.
 26° / 12°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  26° / 11°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Cultura...

 


Phydellius: Andamentos já vai no 10.º encontro »  2014-12-05 
A Orquestra Molto Vivace, dirigida por Tiago Alves (de Minde), foi a convidada para o 10.º encontro de agrupamentos de Câmara Juvenis, que decorreu no passado sábado à tarde, na biblioteca de Torres Novas. Inserido no projecto ”Andamentos”, pela ”equipa da casa” jogaram o Ensemble Crescendo, Ensemble de Guitarras Phydellius, Orquestra de Câmara Phydellius, liderados pelos professores de classe de conjunto Luís Carreira, Vira Korinna e Marcelo Fortuna.
(ler mais...)

"Inquietude", um livro de Isabel Pires »  2014-12-05 
Livro sobre amores e dores, sonhos e sentires, ”Inquietude” é, essencialmente, um livro sobre a vida. Da autoria de Isabel Pires, a primeira obra editada da autora foi lançada no sábado, dia 29 de Novembro, na sede do Club Torrejano, na praça 5 de Outubro, em Torres Novas.
(ler mais...)

Hugo Santos: mais dois livros publicados »  2014-12-05 
O escritor Hugo Santos acaba de lançar mais dois livros inéditos, o romance ”O Caçador de Olhos Abertos” e o livro de poesia ”A arte das nostalgias”. Sobre o romance, disse Fernando Dacosta, jornalista, ensaísta e escritor: «Um dos melhores estilistas da actual literatura portuguesa, Hugo Santos, grande romancista e poeta, apresenta-nos agora ”O Caçador de Olhos Abertos”, fascinante narrativa enraizada no Alentejo, de onde ele é natural.
(ler mais...)

"Nova Augusta": domingo cheio no museu »  2014-12-05 
Cerca de 100 pessoas deslocaram-se no domingo ao museu municipal para a sessão de apresentação da edição anual da revista ”Nova Augusta”, que integra um vasto conjunto de artigos de investigação histórica sobre temas da história de Torres Novas e dos concelhos vizinhos (Alcanena, Golegã, Barquinha e Entroncamento).
(ler mais...)

Estúdio Alfa quer afirmar-se como espaço alternativo para o meio artístico local e regional »  2014-12-05 
Dar palco aos artistas que não têm acesso aos grandes palcos: é esse o grande desígnio do projecto ”Estúdio Alfa – Caixa de Cultura”, cuja programação arranca no dia 18 de Janeiro, com a actuação do grupo LaFontinha.

Com excepção para o mês de Maio, em que estão calendarizados dois espectáculos, a cartaz da ”caixa de cultura” tem previsto um concerto por mês, não estando fora de hipótese a realização de outros eventos, podendo surgir uns mais informais que outros, como a projecção de trabalhos multimédia ou até um concurso/festival de bandas, de modo a retomar uma tradição antiga em Torres Novas.
(ler mais...)


"Reabilitar em Palco": criatividade está ao alcance de todos »  2014-12-05 
Termina esta sexta-feira, dia 5 de Dezembro, a quarta edição do ”Reabilitar em Palco”, um festival que pretende utilizar a arte como forma de inclusão de pessoas portadoras de deficiência. Desde quarta-feira, dia 3, que diversas instituições têm apresentado as suas criações artísticas, concebidas pelos seus utentes que, orientados pelos seus técnicos, apresentaram criações com bastante valor artístico.
(ler mais...)

Nova Augusta é apresentada no domingo »  2014-11-28 
Na edição deste ano, Maria da Conceição e Manuel Geada oferecem-nos um interessante relato de um episódio da estadia dos franceses em Pedrógão e na região durante a terceira invasão; Gabriel Feitor aborda os movimentos de oposição ao Estado Novo em Alcanena, em 1958; António Mário Santos fixa abundante documentação sobre a agricultura, o comércio e a indústria no concelho de Torres Novas, entre 1851-1877; Cátia Salvado Fonseca explora a sociabilidade da mulher de oitocentos a propósito da família Silva Mendes, da Golegã; Tiago Cubeiro soma mais uma contribuição ao que já foi escrito sobre roda dos expostos de Torres Novas; na secção de arte, Paulo Gregório regressa ao seu trabalho sobre a igreja do Salvador e ao programa de obras do templo, Joaquim Rodrigues Bicho recorda a capela dos Anjos e Franklin Pereira inventaria as cadeiras em couro lavrado do museu, câmara e biblioteca Municipal de Torres Novas; Manuela Poitout revela-nos mais uma interessante visita biográfica, desta vez à obra e ao livro proibido de Júlio de Sousa e Costa, ligado à administração do concelho da Barquinha; João Carlos Lopes escreve sobre Torres Novas no tempo do ié-ié a respeito da fundação dos Kalyfas e dos Gringos; a secção de arqueologia integra estudos de Marco Liberato e Helena Santos (relatório de trabalhos arqueológicos na antiga capela dos Anjos de Torres Novas), de João Palla Lizardo (sobre cabeceiras de sepulturas medievais) e de Sandra Lourenço e Gertrudes Zambujo (passado e presenta da arqueologia torrejana); finalmente, Luís Miguel Batista fala de D.
(ler mais...)

Ana Bacalhau despiu personagem da Deolinda e mostrou lado desconhecido »  2014-11-27 
Aos 15 anos começou a aprender a tocar viola na junta de freguesia, mas rapidamente percebeu que não era na guitarra que estava a sua verdadeira vocação. O seu principal instrumento nascera consigo e estava na voz. Daí que tenha investido verdadeiramente nesse dom.
(ler mais...)

Nova Augusta é apresentada no domingo »  2014-11-26 
Na edição deste ano, Maria da Conceição e Manuel geada oferecem-nos um interessante relato de um episódio da estadia dos franceses em Pedrógão e na região durante a terceira invasão; Gabriel Feitor aborda os movimentos de oposição ao Estado Novo em Alcanena, em 1958; António Mário Santos fixa abundante documentação sobre a agricultura, o comércio e a indústria no concelho de Torres Novas, entre 1851-1877; 

Cátia Salvado Fonseca explora a sociabilidade da mulher de oitocentos a propósito da família Silva Mendes, da Golegã; Tiago Cubeiro soma mais uma contribuição ao que já foi escrito sobre roda dos expostos de Torres Novas; na secção de arte, Paulo Gregório regressa ao seu trabalho sobre a igreja do Salvador e ao programa de obras do templo, Joaquim Rodrigues Bicho recorda a capela dos Anjos e Franklin Pereira inventaria as cadeiras em couro lavrado do museu, câmara e biblioteca Municipal de Torres Novas; Manuela Poitout revela-nos mais uma interessante visita biográfica, desta vez à obra e ao livro proibido de Júlio de Sousa e Costa, ligado à administração do concelho da Barquinha;

 João Carlos Lopes escreve sobre Torres Novas no tempo do ié-ié a respeito da fundação dos Kalyfas e dos Gringos; a secção de arqueologia integra estudos de Marco Liberato e Helena Santos (relatório de trabalhos arqueológicos na antiga capela dos Anjos de Torres Novas), de João Palla Lizardo (sobre cabeceiras de sepulturas medievais) e de Sandra Lourenço e Gertrudes Zambujo (passado e presenta da arqueologia torrejana); finalmente, Luís Miguel Batista fala de D.
(ler mais...)


Rui Gomes de Sena: "Não penso fazer grandes rupturas mas tenho uma linha de programação própria" »  2014-11-21 
É natural da Covilhã e vem da área do teatro, o novo director artístico do Teatro Virgínia. Rui Gomes de Sena foi apresentado na sexta-feira, dia 14. Promete seguir as linhas orientadoras dos seus antecessores mas avisa que tem uma visão própria.
(ler mais...)
 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)