• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 21 Abril 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 17° / 7°
Céu nublado com chuva moderada
Ter.
 13° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Seg.
 20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  23° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Cultura...

 


Nova Augusta é apresentada no domingo »  2014-11-28 
Na edição deste ano, Maria da Conceição e Manuel Geada oferecem-nos um interessante relato de um episódio da estadia dos franceses em Pedrógão e na região durante a terceira invasão; Gabriel Feitor aborda os movimentos de oposição ao Estado Novo em Alcanena, em 1958; António Mário Santos fixa abundante documentação sobre a agricultura, o comércio e a indústria no concelho de Torres Novas, entre 1851-1877; Cátia Salvado Fonseca explora a sociabilidade da mulher de oitocentos a propósito da família Silva Mendes, da Golegã; Tiago Cubeiro soma mais uma contribuição ao que já foi escrito sobre roda dos expostos de Torres Novas; na secção de arte, Paulo Gregório regressa ao seu trabalho sobre a igreja do Salvador e ao programa de obras do templo, Joaquim Rodrigues Bicho recorda a capela dos Anjos e Franklin Pereira inventaria as cadeiras em couro lavrado do museu, câmara e biblioteca Municipal de Torres Novas; Manuela Poitout revela-nos mais uma interessante visita biográfica, desta vez à obra e ao livro proibido de Júlio de Sousa e Costa, ligado à administração do concelho da Barquinha; João Carlos Lopes escreve sobre Torres Novas no tempo do ié-ié a respeito da fundação dos Kalyfas e dos Gringos; a secção de arqueologia integra estudos de Marco Liberato e Helena Santos (relatório de trabalhos arqueológicos na antiga capela dos Anjos de Torres Novas), de João Palla Lizardo (sobre cabeceiras de sepulturas medievais) e de Sandra Lourenço e Gertrudes Zambujo (passado e presenta da arqueologia torrejana); finalmente, Luís Miguel Batista fala de D.
(ler mais...)

Ana Bacalhau despiu personagem da Deolinda e mostrou lado desconhecido »  2014-11-27 
Aos 15 anos começou a aprender a tocar viola na junta de freguesia, mas rapidamente percebeu que não era na guitarra que estava a sua verdadeira vocação. O seu principal instrumento nascera consigo e estava na voz. Daí que tenha investido verdadeiramente nesse dom.
(ler mais...)

Nova Augusta é apresentada no domingo »  2014-11-26 
Na edição deste ano, Maria da Conceição e Manuel geada oferecem-nos um interessante relato de um episódio da estadia dos franceses em Pedrógão e na região durante a terceira invasão; Gabriel Feitor aborda os movimentos de oposição ao Estado Novo em Alcanena, em 1958; António Mário Santos fixa abundante documentação sobre a agricultura, o comércio e a indústria no concelho de Torres Novas, entre 1851-1877; 

Cátia Salvado Fonseca explora a sociabilidade da mulher de oitocentos a propósito da família Silva Mendes, da Golegã; Tiago Cubeiro soma mais uma contribuição ao que já foi escrito sobre roda dos expostos de Torres Novas; na secção de arte, Paulo Gregório regressa ao seu trabalho sobre a igreja do Salvador e ao programa de obras do templo, Joaquim Rodrigues Bicho recorda a capela dos Anjos e Franklin Pereira inventaria as cadeiras em couro lavrado do museu, câmara e biblioteca Municipal de Torres Novas; Manuela Poitout revela-nos mais uma interessante visita biográfica, desta vez à obra e ao livro proibido de Júlio de Sousa e Costa, ligado à administração do concelho da Barquinha;

 João Carlos Lopes escreve sobre Torres Novas no tempo do ié-ié a respeito da fundação dos Kalyfas e dos Gringos; a secção de arqueologia integra estudos de Marco Liberato e Helena Santos (relatório de trabalhos arqueológicos na antiga capela dos Anjos de Torres Novas), de João Palla Lizardo (sobre cabeceiras de sepulturas medievais) e de Sandra Lourenço e Gertrudes Zambujo (passado e presenta da arqueologia torrejana); finalmente, Luís Miguel Batista fala de D.
(ler mais...)


Rui Gomes de Sena: "Não penso fazer grandes rupturas mas tenho uma linha de programação própria" »  2014-11-21 
É natural da Covilhã e vem da área do teatro, o novo director artístico do Teatro Virgínia. Rui Gomes de Sena foi apresentado na sexta-feira, dia 14. Promete seguir as linhas orientadoras dos seus antecessores mas avisa que tem uma visão própria.
(ler mais...)

"BONS SONS" vence prémio no Portugal Festival Awards »  2014-11-14 
O Festival BONS SONS, que decorreu pela 5.ª vez no passado mês de Agosto em Cem Soldos, Tomar, venceu esta terça-feira o prémio de festival mais sustentável no ‘Portugal Festival Awards’, numa cerimónia que decorreu no cinema São Jorge, em Lisboa.
(ler mais...)

Actores amadores "chamados" a contracenar com profissionais em "Cyrano de Bergerac" »  2014-11-14 
A peça teatral ”Cyrano de Bergerac”, que foi apresentada no passado sábado no Teatro Virgínia, em Torres Novas, voltou a contar com a participação de elementos da comunidade local. O projecto artístico da companhia ”Primeiros Sintomas” contou com a participação de duas dezenas de ”actores”.
(ler mais...)

Reabilitar em palco é um festival de inclusão »  2014-11-14 
O Teatro Virgina, o Teatro Maria Noémia (Meia Via) e o Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, são as três salas por onde vão passar alguns espectáculos programados no âmbito do ”Reabilitar em Palco”, um festival que pretende utilizar a arte como forma de inclusão de pessoas portadoras de deficiência.
(ler mais...)

José Luís Peixoto levou pequena multidão ao museu de Torres Novas »  2014-11-14 
Uma pequena e inusitada multidão acorreu no sábado à tarde ao museu municipal de Torres Novas para ver e ouvir José Luís Peixoto falar de ”Galveias”, o seu último romance, confirmando que o escritor norte-alentejano é um fenómeno de popularidade pouco habitual em gente do ofício das letras.
(ler mais...)

Cartaxo: ciclo de cinema fantástico e de horror chegou ao fim »  2014-11-07 
Ao longo de três dias (31 de Outubro a 2 de Novembro), o centro cultural do Cartaxo foi palco da primeira edição da ”Área de Contenção 2014 – Encontros Internacionais de Cinema Fantástico de Horror do Cartaxo”, um ciclo de cinema que reuniu ”uma grande selecção de filmes” em competição vindos dos quarto cantos do mundo, oferecendo ao público ”alguns dos grandes clássicos do cinema de horror” organizados em retrospectivas e ciclos, afirma a organização do evento, que destacou os elogios mencionados.
(ler mais...)

Musíada: a boa música nacional num só palco »  2014-11-07 
Musíada, o espectáculo a que assistiu quem em boa hora se deslocou na noite do passado sábado, dia 1 de Novembro, ao Teatro Virginia, foi um louvor à criação musical lusa – como lembra o programa do evento - numa iniciativa do Choral Phydellius que nesta segunda edição evocou cinco notáveis compositores de música erudita: Jorge Salgueiro, Tiago Rodrigues, Abel Chaves, João Alves (professor de trompa do Conservatório Phydellius) e Vitorino Matono.
(ler mais...)
 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2019-04-20  Andreia Carreira - mulher, mãe, médica, música e maestrina: “A maternidade foi a única coisa que me fez sentir diferente por ser mulher”
»  2019-04-06  D. Pedro de Lencastre é tema da 10.ª edição da feira de época de Torres Novas
»  2019-04-10  Emigração em Torres Novas (1958-1974) é tema de livro de Jorge Salgado Simões
»  2019-04-19  Mira de Aire: teatro a favor do Círculo Cultural, a 27 e 28
»  2019-04-19  Bons Sons: Júlio Pereira a fechar a grande festa da música portuguesa deste ano