• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 17° / 7°
Céu nublado
Qui.
 16° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 17° / 8°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  14° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Cultura...

 


Tomar: compositor Fernando Lopes-Graça homenageado »  2014-12-12 
O programa Cantar Natal, iniciativa da associação Canto Firme, tem agendado para amanhã, dia 13, uma homenagem ao compositor tomarense Fernando Lopes-Graça com um concerto de Olga Prats e do Quarteto Lopes-Graça.

Lopes-Graça, ”trabalhador incansável” que legou ”uma obra descomunal, aos níveis da composição, mas igualmente da musicologia, da crítica, da investigação, da etnomusicologia”, faria 107 anos no próximo dia 17, afirma uma nota do município.
(ler mais...)


Chamusca: Igreja da Misericórdia palco de humor, poesia e música »  2014-12-12 
O 4.º Sarau Cultural Temático, baseado na obra do jovem poeta chamusquense Armando Soares Imaginário, terá lugar na Igreja da Misericórdia, na Chamusca, esta sexta-feira, 12 de Dezembro, às 21h30.

Este espetáculo, encenado por Carlos Petisca, focará a temática da religião, abordando através da poesia do autor, a fé, a devoção e também o pecado.
(ler mais...)


Orquestra do Médio Tejo actua em Alcanena »  2014-12-12 
A Orquestra do Médio Tejo, um projecto que envolve os conservatórios de música do Choral Phydellius, OureArt (Ourém) e Jaime Chavinha (Minde), volta a apresentar-se ao público, desta vez em Alcanena, no cine-teatro São Pedro, no dia 20, às 21h30.
(ler mais...)

Banda do Outeiro junta músicos e maestros de outras filarmónicas do concelho no 150.º aniversário »  2014-12-12 
A banda filarmónica do CRM de Outeiro Grande assinalou na segunda-feira, dia 8 de Dezembro, o seu 150.º aniversário, com um concerto que teve a particularidade de juntar antigos componentes da banda que, por diversas razões, deixaram de pertencer àquela filarmónica.
(ler mais...)

Phydellius: Andamentos já vai no 10.º encontro »  2014-12-05 
A Orquestra Molto Vivace, dirigida por Tiago Alves (de Minde), foi a convidada para o 10.º encontro de agrupamentos de Câmara Juvenis, que decorreu no passado sábado à tarde, na biblioteca de Torres Novas. Inserido no projecto ”Andamentos”, pela ”equipa da casa” jogaram o Ensemble Crescendo, Ensemble de Guitarras Phydellius, Orquestra de Câmara Phydellius, liderados pelos professores de classe de conjunto Luís Carreira, Vira Korinna e Marcelo Fortuna.
(ler mais...)

"Inquietude", um livro de Isabel Pires »  2014-12-05 
Livro sobre amores e dores, sonhos e sentires, ”Inquietude” é, essencialmente, um livro sobre a vida. Da autoria de Isabel Pires, a primeira obra editada da autora foi lançada no sábado, dia 29 de Novembro, na sede do Club Torrejano, na praça 5 de Outubro, em Torres Novas.
(ler mais...)

Hugo Santos: mais dois livros publicados »  2014-12-05 
O escritor Hugo Santos acaba de lançar mais dois livros inéditos, o romance ”O Caçador de Olhos Abertos” e o livro de poesia ”A arte das nostalgias”. Sobre o romance, disse Fernando Dacosta, jornalista, ensaísta e escritor: «Um dos melhores estilistas da actual literatura portuguesa, Hugo Santos, grande romancista e poeta, apresenta-nos agora ”O Caçador de Olhos Abertos”, fascinante narrativa enraizada no Alentejo, de onde ele é natural.
(ler mais...)

"Nova Augusta": domingo cheio no museu »  2014-12-05 
Cerca de 100 pessoas deslocaram-se no domingo ao museu municipal para a sessão de apresentação da edição anual da revista ”Nova Augusta”, que integra um vasto conjunto de artigos de investigação histórica sobre temas da história de Torres Novas e dos concelhos vizinhos (Alcanena, Golegã, Barquinha e Entroncamento).
(ler mais...)

Estúdio Alfa quer afirmar-se como espaço alternativo para o meio artístico local e regional »  2014-12-05 
Dar palco aos artistas que não têm acesso aos grandes palcos: é esse o grande desígnio do projecto ”Estúdio Alfa – Caixa de Cultura”, cuja programação arranca no dia 18 de Janeiro, com a actuação do grupo LaFontinha.

Com excepção para o mês de Maio, em que estão calendarizados dois espectáculos, a cartaz da ”caixa de cultura” tem previsto um concerto por mês, não estando fora de hipótese a realização de outros eventos, podendo surgir uns mais informais que outros, como a projecção de trabalhos multimédia ou até um concurso/festival de bandas, de modo a retomar uma tradição antiga em Torres Novas.
(ler mais...)


"Reabilitar em Palco": criatividade está ao alcance de todos »  2014-12-05 
Termina esta sexta-feira, dia 5 de Dezembro, a quarta edição do ”Reabilitar em Palco”, um festival que pretende utilizar a arte como forma de inclusão de pessoas portadoras de deficiência. Desde quarta-feira, dia 3, que diversas instituições têm apresentado as suas criações artísticas, concebidas pelos seus utentes que, orientados pelos seus técnicos, apresentaram criações com bastante valor artístico.
(ler mais...)
 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2019-04-20  Andreia Carreira - mulher, mãe, médica, música e maestrina: “A maternidade foi a única coisa que me fez sentir diferente por ser mulher”
»  2019-04-06  D. Pedro de Lencastre é tema da 10.ª edição da feira de época de Torres Novas
»  2019-04-10  Emigração em Torres Novas (1958-1974) é tema de livro de Jorge Salgado Simões
»  2019-04-19  Mira de Aire: teatro a favor do Círculo Cultural, a 27 e 28
»  2019-04-19  Bons Sons: Júlio Pereira a fechar a grande festa da música portuguesa deste ano