• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Onde se fala de futebol, mulheres e corrupção

Opinião  »  2009-11-26  »  José Mota Pereira

Num pequeno canto do ”Expresso” desta semana, na secção desportiva, deparámos com uma notícia daquelas que nunca serão manchete, nem assunto de discussão de café, mas que revelam bem o lastimável momento que se vive em Portugal.

Segundo a notícia, duas mulheres foram eliminadas no acesso ao curso de nível máximo de treinadores precisamente por serem mulheres!

As duas mulheres excluídas cumpriam os segundos e quartos requisitos de admissão e houve homens admitidos que ingressaram no curso, à sua frente, cumprindo apenas com o quinto requisito. O Segundo requisito de admissão conferia prioridade a candidatos com mais de 15 internacionalizações pela selecção A e o quarto critério destinava-se a favorecer treinadores da II divisão nacional. As candidatas em causa cumpriam tais requisitos.

Ora segundo a Federação Portuguesa de Futebol, as candidatas em causa foram excluídas porque embora treinem equipas de futebol feminino da 2.ª divisão feminina em Portugal, tal não foi considerado dado que o Futebol Feminino, de acordo com a Federação, ”não tem carácter profissional” ou aproximado.

Mais grave ainda é a discriminação relativa ao segundo critéri a Federação não considera válida contagem de participações na selecção de futebol A...feminina - que joga representando a própria FPF, com as cores do país e em provas da UEFA e da FIFA!

No entanto esta mesma Federação, que recebe verbas chorudas do Estado (não o esqueçamos), tem o despudor de dizer que ” a selecção nacional AA é indubitavelmente a selecção sénior masculina”!!!!

Em todo o mundo o futebol feminino é uma realidade. O desporto no feminino é uma das conquistas da Humanidade e que é valorizado em todos os países onde o respeito pela igualdade de oportunidades tem um mínimo de consideração.

Apenas em sociedades retrógadas, geralmente dominadas por governos de origem teológica fundamentalistas, este tipo de argumentações são admitidas.

A Comissão para a Igualdade parece que já enviou para a Federação de Futebol uma recomendação censurando esta situação - recomendação que deve ter seguido para o caixote do lixo.

Esta poderia ser apenas uma notícia perdida, num canto de um semanário, paradoxalmente publicada num dia em que os media passaram o dia a insuflar-nos a cabeça com um ”decisivo” play-off com a Bósnia Herzegovina.

Enquanto os Decos jogavam na televisão as futebolistas portuguesas continuam enfiadas numa burkha...

Infelizmente não se trata apenas de uma pequena notícia. Ela é a notícia que reflecte um olhar muito claro sobre o estado de desenvolvimento da sociedade portuguesa.

Somos definitivamente um país pobre, em que se empobrece a trabalhar, um país de desempregados e precários, de reformados miseráveis, que pouco ou nada produz e em que a saúde e a educação são apenas acessíveis a alguns.

Mas a esta triste realidade económica junta-se uma profunda miséria de desenvolvimento social, onde todos estamos envolvidos que se reflecte na pobreza de produção, difusão e consumo cultural; na ausência de participação cívica (que começa na ausência à reunião dos condomínios dos prédios onde vivemos) e política; no desprezo pelo património natural, monumental e cultural; na ditadura do futebol sobre todos os desportos e pelos vistos na ditadura do futebol dos machos sobre as mulheres e por aí fora...

Depois vêm coisas como as do Vara envolvido com o senhor sucateiro e fazemos de conta que ficamos muito espantados.

Como se tudo isso, não não fosse o resultado natural deste Portugal dos pequenitos do século XXI, triste, medievo e a precisar urgentemente que se dê a volta a isto, coisa que não é impossível e para a qual vale a pena lutar. Decididamente. Vamos a isto?

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia