• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O deficit e a crise

Opinião  »  2011-03-31  »  Rosa Amora

Não se fala noutra coisa em Portugal, até a qualificação dos clubes de futebol na ”liga Europa” deixou de ser comemorada e o Braga eliminar o Liverpool é tão natural que já só tem uma referência nas páginas interiores e não vem nas páginas dos fundos porque o jornal ainda não é produzido em 3D, aquela nova maneira de ver as coisas com fundo, com perspectiva e com aqueles óculos horríveis... será que com transmissões em 3D dará para ver o que se passa no fundo, ou melhor, nos túneis? provavelmente... mas eu queria era escrever sobre a crise, o deficit, a falta de dinheiro, o crédito que tá difícil e caro, o prejuízo das contas públicas e não só, que eu sou privado e estou na mesma, o governo que quer sacar dinheiro a quem não o tem e deixa o Dias Porreiro a apanhar sol no resort que comprou em Cabo Verde com o lucro dos uns negócios de Porto Rico, como se alguém pudesse ter lucros em Porto Rico...

Bom, chegados a este ponto, depois de termos passado pelo Guterres do pântano, seis vezes três... ora deixa cá ver..., pelo Barroso do país de ”tanga”, pelo Santana Lopes, que em três meses foi juntamente com Salazar, o culpado do deficit todo, apenas porque fez a melhor obra da cidade de Lisboa dos últimos cem anos e pelo Sócrates que quer equilibrar as contas públicas a sacar dinheiro a quem está cheio de dívidas para pagar, seja na casa que comprou, nas propinas dos filhos estudantes, nas 120 prestações do carro, que irão continuar depois do carrinho ter ido para a sucata.

Que o homem está com vontade de pagar a dívida do Estado, eu até acredito, mas não pode utilizar a caixa das esmolas para pagar o santuário, ou seja, não pode tirar aos que não podem, para liquidar as dívidas feitas por gente desonesta, que sempre se passeou na manjedoura do poder político e económico.

O Estado mandou para a cadeia a D. Branca, que metia as notas em sacos de plástico, mas não conseguiu até hoje condenar um único político ou banqueiro que meteu as notas em off-shores, o que, se não é inconstitucional anda lá perto, uma vez que até os criminosos são tratados de maneira diferente, isto para não falar de empresas públicas que pagam fortunas a administradores, realizam lucros completamente despropositados e têm a coragem de aumentar a electricidade aos consumidores, dando-se ao desplante de causar prejuízos de milhares de euros aos cidadãos, com a implantação de postes de média tensão dentro de propriedades privadas, sem dar cavaco e com a queda de cabos em cima das residencias, recusando pagar os prejuízos... será que estes monopólios não têm um seguro que cubra isso? este é realmente o estado a que isto chegou!

O grande problema do país é a diferença negativa entre o que se recebe e o que se gasta, como será problema na casa de cada cidadão ir ao banco buscar dinheiro emprestado para cobrir o prejuízo que se acumula a cada mês... haverá um dia que o banco deixará de emprestar, assim como acontecerá o mesmo ao país. Há que gastar muito menos do que se gasta, é um facto, mas... será que estes políticos estão mentalmente sãos quando continuam a querer fazer um aeroporto ou um TGV? Eu podia comprar um Ferrari sim... poder podia, mas era exactamente a mesma coisa, ficaria apenas com uma dívida que nunca pagaria.

Vi ontem na tv um mercedes com a matrícula xx-JL-xx, novo e dos melhores, a caminho do ”conselho de ministros”... poupança do Estado? Deixem-me rir!!!

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia