• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 29 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 16° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 19° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 10°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Rosa Amora

 

“A política é como os amigos” »  2017-11-29 

A política, meus amigos, é como vocês. Por vezes leve, às vezes pesada, pode ser tão brincalhona como tão séria que chega a doer.
E a amizade é mesmo como a política. Tem altos e baixos, é inspiração, é luta, é carinho pelos outros. É gostar que gostem de nós. É fazer por isso.

Assumi o compromisso de escrever um a... (ler mais...)


O que é um rico? »  2011-09-01 
Nos últimos dias tenho lido alguns artigos de opinião sobre a possibilidade de serem taxados os rendimentos de algumas pessoas, talvez 1% da população portuguesa, ou seja, uns insignificantes, salvo seja, cem mil portugueses que já não conseguem gastar aquilo que amealharam, mesmo que para isso tirassem férias todos os meses, fossem para hotéis de cinco estrelas ou tivessem a mania de ir ao casino de vez em quando.

Na verdade, é gen... (ler mais...)


À América é que eu não vou! »  2011-06-30 
Neste mundo glosado e globalizado, andar por aí como o Santana Lopes ainda vá que não vá, agora pensar ir passar umas férias nos Estados Unidos é que está fora de questão e até o Al Capone, se fosse hoje, nunca se aventuraria além do Cabo da Roca, porque haveria um Sá Fernandes, um Nabais ou um Júdice a lembrar-lhe que aqui poderia matar e esfolar até querer, que nunca dez mortes valeriam mais prisão que uma, nunca haveria homicídi... (ler mais...)

A vida como ela é... »  2011-06-22 
Intermarché de Alcanena, 6 de Fevereiro de 2006, pelas 17 horas de uma tarde de sol, num inverno de gente sem chama, sem sorriso, sem nada...

As pessoas tentavam contrariar o frio do exterior, prolongando a observação das prateleiras e comparando os preços dos muitos produtos em exposição, parecendo querer ficar um pouco mais por ali, alguns até na esperança de encontrar um amigo com quem pudessem conversar, talvez sobre futebol, uma... (ler mais...)


Notícias da treta »  2011-06-16 

Estou numa fase difícil, sinto comichão no corpo todo, acordo muitas vezes a meio da noite, estou a perder peso de dia para dia, bem, uma dieta razoável com umas corridas na variante tinham de me fazer perder peso, mas acho que devo colocar a perda de peso para dramatizar um pouco a crónica de hoje. Tudo isto porque já não consigo entender programas de economia, com cada um dos entrevistados a fazer exaustivos relatórios da ”... (ler mais...)


A bancarrota »  2011-04-29 

Depois de ouvir todos os entendidos em matéria de ”deficit”, dívida soberana, juros, ”default”e outras tretas, nos mais variados canais de tv e rádio, como acontecia com o Tony Silva da rádio, tv e disco, que o Herman inventou num dos seus bons trabalhos de tv, dizia eu que depois de os ouvir, os mesmos do costume, todos aqueles economistas, politólogos, escrevinhadores e pensadores que ao longo de trinta e sete anos se a... (ler mais...)


O deficit e a crise »  2011-03-31 

Não se fala noutra coisa em Portugal, até a qualificação dos clubes de futebol na ”liga Europa” deixou de ser comemorada e o Braga eliminar o Liverpool é tão natural que já só tem uma referência nas páginas interiores e não vem nas páginas dos fundos porque o jornal ainda não é produzido em 3D, aquela nova maneira de ver as coisas com fundo, com perspectiva e com aqueles óculos horríveis... será que com transmiss... (ler mais...)


A geração à rasca! »  2011-03-17 

Seria um erro histórico deixar passar a manifestação de 12 de Março, promovida por não sei quem, nem quantos, sem fazer um breve comentário aqui no blog que só eu e os amigos lêem, sobretudo para dizer o quanto me alegra que os jovens se mobilizem, participem e pensem em todas as hipóteses de construir um país viável, onde se possa viver de uma forma digna, mas também mais justa e mais equilibrada.

Há tempos atrás t... (ler mais...)


Porcos nas prisões! »  2011-03-04 

O título poderia fazer pensar que eu quero todos os porcos nas prisões, mas não, não sou ingénuo a esse ponto, nas prisões devem estar as pessoas que cometem ilegalidades e para quem só a privação da liberdade seja o necessário castigo, uma vez que muitas ilegalidades serão supostamente reparadas com coimas, multas e indemnizações e outras ainda nunca serão castigadas, podendo até ter direito a umas nomeações para emp... (ler mais...)


Mortes... »  2011-02-24 

Claro que todos um dia teremos de morrer, seja como for e parafraseando um conhecido slogan publicitário, a morte física é ”tão natural como a sua sede”... ou a falta dela. É um tema difícil de tratar, se é que a morte se trata, mas não há muitos estudos sobre a morte, pelo menos eu tentei nesses internéticos motores de busca e encontrei pouca coisa, pelo que é um assunto possível para uma tese de mestrado, a qual tem ... (ler mais...)


Encaixar »  2011-02-10 

Encaixar: ajustar, meter à força, proporcionar situação, emprego, penetrar, entrar sem custo... o que vale é que temos sempre à mão o grande diccionário da língua portuguesa, o tal que nos tira todas as dúvidas, mas sempre em vias de desactualização porque a vida é composta de mudança e o papel impresso tem essa desvantagem. Tudo isto porque ”encaixar”, diz o diccionário, é sinónimo disso tudo que descrevi atrás,... (ler mais...)


A dona branca do regime »  2011-01-13 

Ao longo dos anos em que me fui, mal ou bem, construindo, sempre tentei ouvir os outros, mas também com um pouco de teimosia fui construindo o meu mundo pela minha cabeça e não aceito o fatalismo assim como nunca dei poderes a ninguém para que fale ou aja por mim.

Tenho ouvido pessoas candidatas à presidência da República falar dos portugueses e em nome dos portugueses, sobre tudo o que os portugueses precisam e até sobre... (ler mais...)


Sempre igual a sempre »  2011-01-06 

Estava eu a pensar com os meus botões sobre tudo isto que nos envolve, revolve e resolve, pois que no final de contas tudo se resolve, seja de que maneira for, mas se for mesmo como eu penso há-de resolver-se na horizontal, porque até mesmo aqueles homens de H grande e sempre verticais, com coluna vertebral vertical, até esses vão um dia resolver-se na horizontal.

Às vezes fico a pensar se a maioria já pensou que tudo vai ... (ler mais...)


Dívidas, dúvidas, dádivas »  2010-12-02 

Como é possível tanto clamor sobre dívidas se, na verdade, a nossa vida pessoal e colectiva conviveu, convive e sobreviverá ”ad eternum” com isso tudo e o resto que, não estando orçamentado, se cimentará pelos séculos mais próximos?

Qual a necessidade de promover o ”stress”, a angústia e o medo na maioria dos portugueses que anseiam pela bancarrota? Sim, anseiam por que isto páre por uns tempos, porque uma pess... (ler mais...)


Presumíveis jovens... »  2010-07-23 
Três jovens , dois espanhóis e um português, ou o contrário, não sei bem, com cerca de 30 a 35 anos, sem profissão conhecida, suspeitos de gamar stands de bicicletas e motas, foram encontrados numa carrinha roubada, numa destas madrugadas, com os faróis apagados, o que qualquer polícia estagiário desconfiaria perante tal cenário.

O anormal da situação é que o carro-patrulha da polícia, que poderia passar muito descansadinho, se... (ler mais...)


A inevitabilidade »  2010-07-15 
A inevitabilidade é isso mesmo, um conceito de que em certa medida não podemos fugir, um calendário que desenhamos, pintamos, borramos, amarrotamos, mas que não tem volta a dar... é, digamos, inevitável, o que só por si não seria perigo por aí além, porque há sempre quem se ache no direito de nos chamar a atenção para essa mesma necessidade de nos comportarmos em função dos factos que inevitavelmente aí vêm, não porque sejam bon... (ler mais...)

Rendimentos »  2010-07-01 
No problema do deficit continua a preocupar toda a gente, uns porque têm de descobrir novas formas de arrecadar receitas e outros porque já sabem que

têm de pagar até ao tutano os erros próprios e os alheios que, ao longo dos anos, foram cometidos e que agora se transformaram numa bola de neve cada dia maior, isto segundo os entendidos na matéria, afinal os mesmos que ao longo de quase quarenta anos têm governado a casa.

Como o d... (ler mais...)


O mundial de futebol »  2010-06-25 
De quatro em quatro anos temos direito à festa, seja ela das legislativas, das olimpíadas, dos europeus, dos mundiais e de mais uns quantos eventos que, se não satisfazem os gostos e as exigências do consumidor, sempre dão azo a que as atenções se concentrem e a comunicação social não faz outra coisa senão fazer-nos crer que sem mundial tudo se resumiria a uma miserável existência.

Este mundial africano tem a presença de Portug... (ler mais...)


Repartições »  2010-06-17 
Comemorou-se, no domingo, o ”Dia de Portugal” e, se não houver qualquer problema de maior, irá acontecer no próximo ano, porque temos o hábito enraizado de comemorar tudo e mais alguma coisa, já dizia o Carlos Paião, ”viva o Sto. António, viva o S. João, viva o 10 de Junho e a Restauração! viva até S. Bento, se nos arranjar muitos feriados para festejar!”, tudo isso apesar da crise, dos cortes orçamentais, da redução de post... (ler mais...)

O lapso »  2010-06-04 
Todos os dias aparecem na comunicação social notícias que nos deixam de alguma forma incomodados, apenas incomodados porque acho que tudo isto é como o virus da gripe, se a malta liga incomoda-se, se não liga ficam os hospitais incomodados com tanta vacina para deitar fora. Na comunicação social, sejam os quatro canais a quadruplicar as mesmas notícias, sejam os jornais e revistas a entrevistar sempre os mesmos, há sempre algo que nos re... (ler mais...)

 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia