• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

À América é que eu não vou!

Opinião  »  2011-06-30  »  Rosa Amora

Neste mundo glosado e globalizado, andar por aí como o Santana Lopes ainda vá que não vá, agora pensar ir passar umas férias nos Estados Unidos é que está fora de questão e até o Al Capone, se fosse hoje, nunca se aventuraria além do Cabo da Roca, porque haveria um Sá Fernandes, um Nabais ou um Júdice a lembrar-lhe que aqui poderia matar e esfolar até querer, que nunca dez mortes valeriam mais prisão que uma, nunca haveria homicídios voluntários desde que chorasse à frente da juíza e mesmo que não tivesse residência, sempre se haveria de encontrar uma pena de apresentação na esquadra da residência, como recursos até ao supremo, desde que o cliente seja como o Isaltino ou a Felgueiras e tenha... recursos.

O que aconteceu ao diretor geral do FMI, poderia acontecer ao mais pintado, desde o Clinton ao Grant, desde o Schwarzeneger aos Governadores de Estado (não me lembro qual, mas acho que não escapa um), mas dá-me a impressão que o homem analisou a questão como analisava os empréstimos, nem perguntava aos clientes se podiam ou não podiam... mas não me entra na cabeça, salvo seja, que um milionário num hotel de luxo, sentindo-se só, não tenha tido a inteligente atitude de requisitar à recepção os serviços de uma profissional competente, como já por várias vezes me foi sugerido quando fazia o check-in e me viam desamparado, mesmo sabendo eles que o meu cartão só é igual ao dele no tamanho e na quantidade de plástico.

Eu investigador desses serviços policiais nova-iorquinos, suficientemente preparado, algemo e acuso o homem só porque a empregada de limpeza estava onde não devia, porque as funcionárias de hotel sabem que só devem entrar nos quartos quando não está lá ninguém, nem sequer viu que o cartão de entrada do quarto devia estar no local onde se acendem as luzes e se liga a energia elétrica.

Quero pensar que pode ter sido um equívoco, ou seja, o homem estava sozinho, sentiu necessidade de companhia e requisitou por telefone à recepção. Deslocou-se à casa de banho onde se lavou e perfumou e quando saiu deu com uma senhora talvez bonita, pensando que era a profissional que requisitara. Impaciente, nem lhe perguntou ”água vai” e só deu pelo engano quando ela começou a gritar, se é que gritou, que isso eu não li em lado nenhum, engano esse que o fez telefonar aos amigos a contar a trapalhada e a receber como resposta ”vai para Portugal que o violador de Telheiras apanha 6 meses de pena suspensa, portanto tu nem chegas a ir à esquadra”. Quem não ia apanhar o primeiro avião para a Europa desenvolvida, onde se encontra uma Monica Lewinsky em cada esquina, desde o Marquês ao Cais do Sodré, todas melhores que uma empregada de limpeza?

Ok, eu entendo, dá-lhe 75 anos de prisão, para provar a esta gente que na América são todos iguais perante a lei, ricos e pobres, homens e mulheres, gays e os outros, ao contrário desta Europa onde só um privilegiado pode requisitar uma profissional vestida de empregada de limpeza. Isto há cada fetiche...

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia