• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Matando a galinha

Opinião  »  2012-05-18  »  Jorge Cordeiro Simões

O Governo necessitou, com grande urgência, de obter muito mais dinheiro de receitas fiscais e isso aumentou o IVA. A actividade económica minguou, as falências aumentaram, a fuga aos impostos redobrou, as receitas fiscais reduziram-se e aumentou a despesa com subsídios de desemprego e outros apoios. E o governo ficou a necessitar de mais dinheiro do que aquele de que inicialmente carecia.

Para tentar fazer face aos prejuízos das ruinosas parcerias público privadas das auto-estradas, oferecidas com níveis de rentabilidade ”obscenos” pelo anterior governo a alguns seus amigalhaços, o governo actual introduziu portagens demasiado caras. O tráfego reduziu-se substancialmente e o prejuízo manteve-se ou terá mesmo aumentado.

Para aumentar sempre mais os enormes lucros conseguidos ao longo de muitos anos, a banca em geral (não apenas a portuguesa) fomentou o crédito a todo o tipo de consumo e investimento, facilitando e estimulando o endividamento de pessoas singulares, famílias e empresas. Com isso, foi conseguindo lucros fabulosos, se bem que em grande parte apenas contabilísticos, ou seja, sem tradução em efectiva liquidez. O resultado está à vista: falência de pessoas, famílias e empresas e alguns bancos em situação aflitiva com seus ”ratings” pelas ruas da amargura.

Tendo em vista a obtenção de grandes lucros e a amortização muito rápida do capital investido, a administração do TorresShopping impôs e impõe às empresas e comércios ali instalados contratos de arrendamento absurdamente insustentáveis. As empresas vão fechando e abandonando o local, que cada vez menos por estar cada vez mais vazio e menos frequentado.

Foi inaugurado em Torres Novas um modelar parque de estacionamento subterrâneo. Contudo, numa cidade onde não existe hábito de pagar estacionamento, foram estabelecidas tarifas de utilização suficientemente caras para que o parque seja muito pouco utilizado, estando quase sempre sem utilizadores. As receitas apuradas não devem dar para os custos de exploração/conservação.

Tendo em vista a maximização do seu valor por via da especulação imobiliária, os proprietários de imóveis em ruínas e de espaços comerciais devolutos, pedem para sua venda ou aluguer, em muitos casos, valores excessivos e completamente fora do da realidade em que vamos ter de viver. O resultado, agora potenciado pela crise, é o centro da cidade cada vez mais abandonado e em ruínas, resultando que tais imóveis irão valer cada vez menos.

Outros casos podiam ser aqui referidos: são apenas exemplos de diferentes modos de utilizar a bem afiada faca da ganância, para matar a lendária galinha que já deu muitos ovos de ouro e que sem essa faca podia e deveria continuar a dá-los.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia