• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 28 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 15° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 14° / 7°
Céu muito nublado com chuva moderada
Sex.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  17° / 10°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Jorge Cordeiro Simões

 

2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22 

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do m... (ler mais...)


A Ignorância estimulada ~jorge cordeiro simões »  2023-10-08 

A noite passada a insónia atacou-me e depois da meia-noite saí para mais uma passeata nocturna que uma vez mais me levou até junto da ponte da Levada onde se encontram a tarambola e a estátua de D. Afonso Henriques, personagens com quem gosto de dialogar, tendo desta vez estranhado muito o quase silêncio que, dado o muito reduzido caudal do rio ditando a total imobilização da tarambola. Dei as bo... (ler mais...)


NÃO LHES CUSTA A GANHAR - jorge cordeiro simões »  2023-07-08 

Pouco faltaria para as 3 da manhã quando duas noites atrás me quedei junto do busto de D. Afonso, para mais uma breve conversa com ele e com a estouvada da tarambola. De imediato ouvi El-Rei dizer que dado que tínhamos falado no aeroporto, por tanta coisa se ouvir sobre o assunto, queria saber por mim o que se passara com a gestão da TAP e com uma tal comissão de inquérito à sua gestão. M... (ler mais...)


O prémio “Orelhas de Burro” - jorge cordeiro simões »  2023-05-24 

Quando, a altas horas da noite, paro junto à estátua de El’ Rei D. Afonso ali à ponte da Levada, o que ali vejo não é só um trabalho de arte, com um busto de bronze em cima duma grande pedra esculpida, mas sim a presença do rei fundador coberto de invisível manto feitos de farrapos de saber, acumulado ao longo de quase nove séculos de História que ele lá de long... (ler mais...)


Peculiaridades Torrejanas »  2017-09-20 

 

Em tempo de balanço e escolha das melhores soluções para o Governo da nossa autarquia, quero deixar aos futuros edis que vierem a ser eleitos para os diversos cargos, contributos que julgo deverem ser tidos em conta para o seu bom desempenho:
- Que consiga recordar, das cidades portuguesas (e mesmo de algumas vilas) que conheço, Torres Novas é a única que não dispõe de... (ler mais...)


Água de beber… »  2014-04-04 
Um agricultor tem um grande pomar com alguns milhares de árvores e com alguma urgência, necessita de substituir e modernizar o seu sistema de irrigação, de modo a garantir que suas árvores não passem sede. Admitamos que não dispõe do capital para investir num sistema moderno e adequado como se imporia. A seu lado vive um vizinho endinheirado que lhe propõe fazer ele o investimento, montando lá um sistema XPTO, distribuindo a água pelas... (ler mais...)

O polícia Ezequiel »  2014-02-14 

Apesar da chuva insistente e de propalados perigos que isso possa envolver, numa noite destas atrevi-me a sair de casa, uma coisa que à semelhança dos meus vizinhos como eu, pelo menos já entradotes na idade, aos poucos venho perdendo a coragem de fazer.

Só que desta vez, mal eu saíra de casa dei de caras com um personagem que pensava já não existir: um polícia deslocando-se a pé na zona antiga da cidade de Torres Novas.

E... (ler mais...)


Maganões »  2013-12-27 

Por via de dúvidas, começo este escrito com a afirmação de que sou social-democrata, mesmo de papel passado, se não estou em erro desde há 35 anos. Sou-o por convicção, nunca tirei disso qualquer benefício (antes pelo contrário), mas essa condição nunca me impediu, não impede, nem impedirá de criticar os actos e as decisões, (bem como as personagens envolvidas nas mesmas) que forem contra os princípios base do que eu entendo s... (ler mais...)


Os lados A e B na política nacional »  2013-12-13 

Desde há cerca de meia dúzia de anos que comecei a aperceber-me de que o que ia sendo divulgado de actos ilícitos, relacionados com desvio de dinheiros públicos, corrupção, e diverso tipo de fraudes feitas por gente de colarinho branco normalmente ligada aos partidos com responsabilidades seja no governo, na Assembleia da República, nas autarquias, nas empresas do estado e num número imenso organismos públicos, não era mais que a p... (ler mais...)


Lutar pelo nosso hospital »  2013-10-11 
Desde alguns anos a esta parte que se receia o encerramento do Hospital de Torres Novas, questão sobre a qual de pouco serve discutir agora o que no passado foi feito de errado para que se tenha chegado a mais esta escandalosa situação. O passado não pode ser alterado e perante a actual realidade, ao nível da rede hospitalar gerida pelo estado, é mais que discutível ter tantos hospitais de média e grande dimensão numa área geográfica t... (ler mais...)

Magos e papagaios »  2013-04-12 
Minúscula parte que sou do ”melhor povo do mundo” (Vitor Gaspar dixt), vou andando pela vida satisfeito comigo mesmo, com a preocupação de, naquilo que me disser respeito, tentar manter o bom desempenho que no conjunto, nos faz merecer tão lisonjeira classificação.

Faço parte deste povo que - devidamente indignado, conforme direito em devido tempo outorgado por sua majestade D. Mário Soares - tem eleito e reeleito como dirigentes... (ler mais...)


Cantinas sociais »  2012-11-15 
Sou dos que pensam que foi o desbragado, irresponsável e continuado desbaratamento e mesmo roubo dos recursos públicos, sob a (des)orientação de políticas de novo-riquismo soarentas, que nos trouxe até à actual situação da necessidade da criação de cantinas sociais, as quais alguma da nossa ”esquerda caviar” designa depreciativamente por ”sopas dos pobres” salazarentas.

E sou também dos que entendem que, face à situação... (ler mais...)


Fidalguia »  2012-07-20 
Tanto na corte, sede do poder como por terras da província, sempre Portugal pôde manter, vivendo com desafogo e em muitos casos principescamente, uma vistosa e muito numerosa fidalguia, que se habituou a possuir e manter luxuosos privilégios, de que nunca abdicará. Foi-se a Monarquia, veio a República e pouco mudou. Foi-se o Estado Novo e veio a democracia e com isso aumentaram exponencialmente a quantidade de bandos de fidalgos e o seu núm... (ler mais...)

Matando a galinha »  2012-05-18 
O Governo necessitou, com grande urgência, de obter muito mais dinheiro de receitas fiscais e isso aumentou o IVA. A actividade económica minguou, as falências aumentaram, a fuga aos impostos redobrou, as receitas fiscais reduziram-se e aumentou a despesa com subsídios de desemprego e outros apoios. E o governo ficou a necessitar de mais dinheiro do que aquele de que inicialmente carecia.

Para tentar fazer face aos prejuízos das ruinosas... (ler mais...)


Pondo o dedo na ferida »  2012-04-20 
Não basta denunciar nos jornais o estado de abandono e ruína parcial em que se encontra o designado centro histórico da bonita cidade que é Torres Novas. É preciso ir mais além da crítica inconsequente que insiste em deitar todas as responsabilidades pela triste situação sobre a autarquia, quando, manda a verdade que se diga, esta tem feito e até em alguns aspectos com muito mérito, o que lhe competia, no que se refere à conservação... (ler mais...)

Gritos na noite fria »  2012-03-29 
Na madrugada de uma noite, duas semanas atrás, acordei em sobressalto com a sensação de ter ouvido vindos de longe, gritos perfeitamente aflitivos. Levantei-me e fui à janela, tendo confirmado que não se tratava de ruído causado por gatos e que havia, de facto, qualquer coisa de anormal. Embora os gritos chegassem até mim com nível sonoro muito baixo, tenho bom ouvido e pude confirmar que continuavam sem sinais de interrupção e que lá,... (ler mais...)

Um banqueiro frustrado »  2012-01-27 
O João foi poupando alguma coisa para poder ter um ”pé-de-meia” quando chegasse a velhice e a reforma. Isto, caso lá chegasse e a mesma fosse insuficiente.

Como não gosta de correr riscos, foi pondo suas economias em simples depósitos a prazo, porque aí, sendo embora escassos os seus ganhos, tinha alguma garantia de poder dispor do seu dinheiro quando do mesmo necessitasse.

O João é homem de palavra, confiava nas instituiç... (ler mais...)


Síndroma da gravata »  2011-11-10 
Pelas 10 horas do passado dia 27 de Outubro, cerca das 10 horas, parei frente à estação do Entroncamento aguardando a chegada de um comboio. Passados alguns minutos dei conta de uma manifestação de trabalhadores da EMEF. Vi ali nos seus rostos, entre os quais muitos conhecidos e alguns amigos, um sentimento de muito abatimento e tristeza que lhes não conhecera anos atrás. Entristeceu-me e preocupou-me o que ali observei.

Como é usual,... (ler mais...)


Uma História de Jesus (por Shusaku Endo) »  2011-07-21 
São sendo nossa preocupação a qualidade do papel e da edição, mas apenas os respectivos conteúdos, encontram-se por vezes livros excelentes a preço muito reduzido. É o caso do pequeno livro que hoje aqui refiro.

Alguns anos atrás, estando a pesquisar num monte de livros em saldo, salvo erro a preço de um euro que enchiam um contendor na secção de livros duma grande superfície, deparei com um livro das edições ASA de bolso, o q... (ler mais...)


Memorial do Convento de N.ª Senhora do Loreto de Tancos »  2011-06-30 
O livrinho de apenas 78 páginas veio-me ter ás mãos como um presente. Uma edição despretensiosa da Associação Histórico Cultural de V. N. da Barquinha de 1966 intitulado ”Uma jóia recuperada: O Memorial do Convento de N.ª Senhora do Loreto de Tancos (1572 a 1761)”. Consiste o livrinho no translado, com as devidas notas explicativas, de uma cópia de documentação do cartório do referido convento, cuidadosamente efectuada em 1760 p... (ler mais...)

 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira