• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Pesquisar...
Qui.
 18° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 13° / 4°
Céu nublado
Ter.
 13° / 6°
Claro
Torres Novas
Hoje  15° / 7°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Jorge Cordeiro Simões

 

Peculiaridades Torrejanas »  2017-09-20 

 

Em tempo de balanço e escolha das melhores soluções para o Governo da nossa autarquia, quero deixar aos futuros edis que vierem a ser eleitos para os diversos cargos, contributos que julgo deverem ser tidos em conta para o seu bom desempenho:
- Que consiga recordar, das cidades portuguesas (e mesmo de algumas vilas) que conheço, Torres Novas é a única que não dispõe de... (ler mais...)


Água de beber… »  2014-04-04 
Um agricultor tem um grande pomar com alguns milhares de árvores e com alguma urgência, necessita de substituir e modernizar o seu sistema de irrigação, de modo a garantir que suas árvores não passem sede. Admitamos que não dispõe do capital para investir num sistema moderno e adequado como se imporia. A seu lado vive um vizinho endinheirado que lhe propõe fazer ele o investimento, montando lá um sistema XPTO, distribuindo a água pelas... (ler mais...)

O polícia Ezequiel »  2014-02-14 

Apesar da chuva insistente e de propalados perigos que isso possa envolver, numa noite destas atrevi-me a sair de casa, uma coisa que à semelhança dos meus vizinhos como eu, pelo menos já entradotes na idade, aos poucos venho perdendo a coragem de fazer.

Só que desta vez, mal eu saíra de casa dei de caras com um personagem que pensava já não existir: um polícia deslocando-se a pé na zona antiga da cidade de Torres Novas.

E... (ler mais...)


Maganões »  2013-12-27 

Por via de dúvidas, começo este escrito com a afirmação de que sou social-democrata, mesmo de papel passado, se não estou em erro desde há 35 anos. Sou-o por convicção, nunca tirei disso qualquer benefício (antes pelo contrário), mas essa condição nunca me impediu, não impede, nem impedirá de criticar os actos e as decisões, (bem como as personagens envolvidas nas mesmas) que forem contra os princípios base do que eu entendo s... (ler mais...)


Os lados A e B na política nacional »  2013-12-13 

Desde há cerca de meia dúzia de anos que comecei a aperceber-me de que o que ia sendo divulgado de actos ilícitos, relacionados com desvio de dinheiros públicos, corrupção, e diverso tipo de fraudes feitas por gente de colarinho branco normalmente ligada aos partidos com responsabilidades seja no governo, na Assembleia da República, nas autarquias, nas empresas do estado e num número imenso organismos públicos, não era mais que a p... (ler mais...)


Lutar pelo nosso hospital »  2013-10-11 
Desde alguns anos a esta parte que se receia o encerramento do Hospital de Torres Novas, questão sobre a qual de pouco serve discutir agora o que no passado foi feito de errado para que se tenha chegado a mais esta escandalosa situação. O passado não pode ser alterado e perante a actual realidade, ao nível da rede hospitalar gerida pelo estado, é mais que discutível ter tantos hospitais de média e grande dimensão numa área geográfica t... (ler mais...)

Magos e papagaios »  2013-04-12 
Minúscula parte que sou do ”melhor povo do mundo” (Vitor Gaspar dixt), vou andando pela vida satisfeito comigo mesmo, com a preocupação de, naquilo que me disser respeito, tentar manter o bom desempenho que no conjunto, nos faz merecer tão lisonjeira classificação.

Faço parte deste povo que - devidamente indignado, conforme direito em devido tempo outorgado por sua majestade D. Mário Soares - tem eleito e reeleito como dirigentes... (ler mais...)


Cantinas sociais »  2012-11-15 
Sou dos que pensam que foi o desbragado, irresponsável e continuado desbaratamento e mesmo roubo dos recursos públicos, sob a (des)orientação de políticas de novo-riquismo soarentas, que nos trouxe até à actual situação da necessidade da criação de cantinas sociais, as quais alguma da nossa ”esquerda caviar” designa depreciativamente por ”sopas dos pobres” salazarentas.

E sou também dos que entendem que, face à situação... (ler mais...)


Fidalguia »  2012-07-20 
Tanto na corte, sede do poder como por terras da província, sempre Portugal pôde manter, vivendo com desafogo e em muitos casos principescamente, uma vistosa e muito numerosa fidalguia, que se habituou a possuir e manter luxuosos privilégios, de que nunca abdicará. Foi-se a Monarquia, veio a República e pouco mudou. Foi-se o Estado Novo e veio a democracia e com isso aumentaram exponencialmente a quantidade de bandos de fidalgos e o seu núm... (ler mais...)

Matando a galinha »  2012-05-18 
O Governo necessitou, com grande urgência, de obter muito mais dinheiro de receitas fiscais e isso aumentou o IVA. A actividade económica minguou, as falências aumentaram, a fuga aos impostos redobrou, as receitas fiscais reduziram-se e aumentou a despesa com subsídios de desemprego e outros apoios. E o governo ficou a necessitar de mais dinheiro do que aquele de que inicialmente carecia.

Para tentar fazer face aos prejuízos das ruinosas... (ler mais...)


Pondo o dedo na ferida »  2012-04-20 
Não basta denunciar nos jornais o estado de abandono e ruína parcial em que se encontra o designado centro histórico da bonita cidade que é Torres Novas. É preciso ir mais além da crítica inconsequente que insiste em deitar todas as responsabilidades pela triste situação sobre a autarquia, quando, manda a verdade que se diga, esta tem feito e até em alguns aspectos com muito mérito, o que lhe competia, no que se refere à conservação... (ler mais...)

Gritos na noite fria »  2012-03-29 
Na madrugada de uma noite, duas semanas atrás, acordei em sobressalto com a sensação de ter ouvido vindos de longe, gritos perfeitamente aflitivos. Levantei-me e fui à janela, tendo confirmado que não se tratava de ruído causado por gatos e que havia, de facto, qualquer coisa de anormal. Embora os gritos chegassem até mim com nível sonoro muito baixo, tenho bom ouvido e pude confirmar que continuavam sem sinais de interrupção e que lá,... (ler mais...)

Um banqueiro frustrado »  2012-01-27 
O João foi poupando alguma coisa para poder ter um ”pé-de-meia” quando chegasse a velhice e a reforma. Isto, caso lá chegasse e a mesma fosse insuficiente.

Como não gosta de correr riscos, foi pondo suas economias em simples depósitos a prazo, porque aí, sendo embora escassos os seus ganhos, tinha alguma garantia de poder dispor do seu dinheiro quando do mesmo necessitasse.

O João é homem de palavra, confiava nas instituiç... (ler mais...)


Síndroma da gravata »  2011-11-10 
Pelas 10 horas do passado dia 27 de Outubro, cerca das 10 horas, parei frente à estação do Entroncamento aguardando a chegada de um comboio. Passados alguns minutos dei conta de uma manifestação de trabalhadores da EMEF. Vi ali nos seus rostos, entre os quais muitos conhecidos e alguns amigos, um sentimento de muito abatimento e tristeza que lhes não conhecera anos atrás. Entristeceu-me e preocupou-me o que ali observei.

Como é usual,... (ler mais...)


Uma História de Jesus (por Shusaku Endo) »  2011-07-21 
São sendo nossa preocupação a qualidade do papel e da edição, mas apenas os respectivos conteúdos, encontram-se por vezes livros excelentes a preço muito reduzido. É o caso do pequeno livro que hoje aqui refiro.

Alguns anos atrás, estando a pesquisar num monte de livros em saldo, salvo erro a preço de um euro que enchiam um contendor na secção de livros duma grande superfície, deparei com um livro das edições ASA de bolso, o q... (ler mais...)


Memorial do Convento de N.ª Senhora do Loreto de Tancos »  2011-06-30 
O livrinho de apenas 78 páginas veio-me ter ás mãos como um presente. Uma edição despretensiosa da Associação Histórico Cultural de V. N. da Barquinha de 1966 intitulado ”Uma jóia recuperada: O Memorial do Convento de N.ª Senhora do Loreto de Tancos (1572 a 1761)”. Consiste o livrinho no translado, com as devidas notas explicativas, de uma cópia de documentação do cartório do referido convento, cuidadosamente efectuada em 1760 p... (ler mais...)

Tecnovia: à atenção de quem utiliza alguns parques de estacionamento »  2011-05-20 

Espero que o que conto a seguir, sirva de alerta e possa ser de utilidade para o leitor.

No passado dia 12 de Maio, como me acontece com muita frequência quando viajo de comboio, utilizei o parque de estacionamento existente próximo da estação do Entroncamento. Para tal e como sempre fiz nessas situações, parei à entrada junto duma das máquinas emissoras de bilhetes, introduzi uma moeda de 1 euro, retirei o bilhete e segu... (ler mais...)


Ponham-se a pau, madurões! »  2011-02-18 

Numa das raras tardes soalheiras do final do passado mês de Novembro, após opíparo almoço bem regado com excelente água-pé, estava o amigo Taborda refastelado num banco da praça 5 de Outubro para saborear o solzinho quando, para o ajudar nessa tarefa, se veio sentar junto dele o seu amigo Ezequiel.

Ezequiel é um ”forreta” de muita categoria. Por exemplo, para conseguir tomar a sua ”bica” ainda por 50 cêntimos, el... (ler mais...)


Ânimo, companheiros! »  2011-01-13 

Estimados leitores, creio ser não só justo como muito aconselhável na actual conjuntura, que iniciemos o Ano Novo fazendo o que estiver ao nosso alcance, para tentar esquecer ideias negativistas e actos políticos nefastos de que vamos tendo conhecimento, os quais são causa de profunda vergonha e desmoralização do povo, neste muito antigo e nobre país.

Há que fazer alguma coisa para levantar a moral das gentes, amantes do... (ler mais...)


Tirar aos pobres para dar aos ricos »  2011-01-06 
Chovia que Deus a dava. O tempo não se prestava para aquelas passeatas a que agora se chama ”caminhadas”. Após a almoçarada da praxe o Taborda foi tomar a bica perto de casa, num café da praça onde se sentou na mesa onde Ezequiel estava a ler o jornal da casa, aliás como sempre fazia para não ter de o comprar. Logo que Taborda se sentou, Ezequiel visivelmente irritado com o que acabara de ler mostrou-lhe o jornal exclamand Como pode a ... (ler mais...)

 

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)