• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 24 de Julho de 2017
Pesquisar...
Qui.
 34° / 15°
Claro
Qua.
 39° / 16°
Claro
Ter.
 37° / 15°
Claro
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Claro
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Compreender e prevenir as alergias

Opinião  »  2017-05-04  »  Juvenal Silva

"Cada vez é maior o número de pessoas que apresentam respostas de tipo alérgico a determinados produtos do ambiente"

As alergias são reações anormais do nosso sistema imunitário a substâncias proteicas estranhas ao organismo.
Qualquer substância estranha de natureza proteica é normalmente identificada pelo nosso sistema de defesa e, a partir desse momento, controlada na maioria das vezes.
Às vezes, o controlo é excessivo e a resposta do organismo é exagerada relativamente à ameaça, podendo observar-se sintomas de reação alérgica constituídas por manifestações cutâneas, respiratórias, circulatórias ou de outras naturezas, com maior ou menor gravidade. As doenças mais comuns são eczema, urticária, rinite alérgica, asma, diarreias e, nos casos muito graves, sufocação por edema na garganta ou paragem do sistema cardio-respiratório.
Os produtos que provocam esta resposta alérgica podem ser muito variados, nomeadamente alimentos, partículas em suspensão no ar, pólen, pêlos de animais, medicamentos químicos, ácaros, veneno de insetos etc. São designados por alergénicos.
Cada vez é maior o número de pessoas que apresentam respostas de tipo alérgico a determinados produtos do ambiente, mesmo nos países mais protegidos.
A rinite alérgica é, provavelmente, a que mais se manifesta, desde a população infantil até à população adulta, cuja manifestação mais famosa é a febre dos fenos.
A rinite alérgica é designada por febre dos fenos, por se manifestar normalmente nos meses de Maio e Junho. Esta afeção inflamatória da mucosa do nariz carateriza-se por uma obstrução nasal moderada com corrimento quase permanente, espirros e pruridos. Quando é mais severa e persistente, poderá provocar perturbações do sono e ser bastante incomodativa, provocando diminuição das atividades quotidianas, sejam escolares, profissionais ou desportivas.
As partículas de pólen que invadem o ar e que respiramos em todas as estações do ano, são os alergénicos responsáveis pelo aparecimento destas alergias.
Os poluentes industriais modificam a proporção em água do muco respiratório e diminuem assim, o nível de sensibilidade aos alergénicos, aumentando a permeabilidade à sua penetração.
Por outro lado, as partículas do diesel, provocadas pela combustão do gasóleo, tornam o sistema imunitário mais sensível aos alergénicos. A poluição ambiental desempenha um agravante relativamente aos mecanismos naturais da alergia.
As alergias aos ácaros são alergias respiratórias do tipo de tosses espasmódicas, rinites e até asma. Os ácaros são minúsculos insetos microscópicos, ou seja, invisíveis a olho nu, que pululam no nosso ambiente. Calcula-se que haja cerca de 500.000 espécies de ácaros diferentes e que proliferam no pó doméstico do interior das casas. Alimentam-se de resíduos da pele humana, sendo eliminados principalmente na cama, por toda a casa pelas correntes de ar e de fungos microscópicos. Multiplicam-se rapidamente e desenvolvem-se nos produtos têxteis, colchas, tapetes, cortinas, tapeçarias, mobílias estofadas, ambiente quente e húmido. Eliminá-los é praticamente impossível, mas um bom aspirador é ajuda muito preciosa por ajudar a eliminar e impedir a sua multiplicação.
A Nutriterapia é um fator de relevo para boa harmonização do sistema imunitário e método preventivo, pelo que é importante a ingestão de antioxidantes ricos em vitaminas A, C, E, e oligoelementos como selénio, ferro, manganésio, cobre e zinco, assim como magnésio pela sua ação sobre o funcionamento muscular e o cálcio que desempenha um papel fundamental de mensageiro intracelular.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Vergílio Ferreira »  2017-07-20  »  Jorge Carreira Maia

Vergílio Ferreira é uma figura simbólica do quadro cultural de nosso país. Simbólica dos limites que a ditadura do professor Salazar fazia cair sobre Portugal, impondo-lhe uma grande distância cultural relativamente ao que se passava na Europa e nos Estados Unidos.
(ler mais...)


Mensageiro »  2017-07-19  »  Inês Vidal

Há por aí uns balofos a dizer à boca cheia que o Bloco de Esquerda comprou o Jornal Torrejano. Que fazemos campanha assumida por um dos partidos com lugar no executivo. Nem nisso são originais. Já o outro dizia que o JT era um pasquim comunista, um boletim da facção então mais à esquerda da mesa camarária.
(ler mais...)


O cérebro: um compartimento muito especial do nosso corpo »  2017-07-18  »  Juvenal Silva

O cérebro é um órgão que se distingue dos outros órgãos do corpo, devido à sua importância no controlo que regula o sistema nervoso e que comanda direta ou indiretamente todas as nossas atividades, desde os movimentos ao raciocínio, da memória ao conhecimento dos pormenores e, também, os processos subtis que regulam o ritmo sono/vigília, o humor, o apetite, as decisões e muito mais funções… Ao contrário das outras células do nosso corpo, que se renovam regularmente, as células do cérebro não só se mantém inalteradas durante toda a vida, pois começam a diminuir em quantidade ao atingir a idade adulta.
(ler mais...)


O que é uma deficiência nutricional? »  2017-07-08  »  Juvenal Silva

Diz-se deficiência nutricional quando certos nutrientes como vitaminas, minerais, hidratos de carbono, lípidos, proteínas, que são essências, estão ausentes na alimentação quotidiana e colocam em risco o equilíbrio do organismo, pela diminuição da força vital.
(ler mais...)


Três avisos e uma remodelação »  2017-07-07  »  Jorge Carreira Maia

A governação de António Costa começa a abrir brechas que só a actual inépcia da direita tem evitado que se transformem num enorme desgaste político. Em pouco tempo, depois da euforia em torno do défice, o país frágil que somos, do ponto de vista institucional, enviou três avisos.
(ler mais...)


Tentações igníferas »  2017-06-26  »  Jorge Carreira Maia

Quando se tornou patente a enorme desgraça que se abatera em Pedrógão Grande percebeu-se, não através do discurso oficial mas do rumor militante das redes sociais, que a direita tudo iria fazer para lançar uma nova fronda.
(ler mais...)


Água é essencial e fonte de vida »  2017-06-21  »  Juvenal Silva

A água é uma necessidade essencial para o organismo e o seu consumo deverá fazer parte dos nossos hábitos diários, durante todas as épocas do ano.

A época de verão merece uma particular atenção e não deveremos esperar pela sede para beber, mas ter o hábito de beber durante todo o dia.
(ler mais...)


Voltemos à ribeira da Boa Água »  2017-06-21  »  António Gomes

Como era expectável com as temperaturas a subirem, os cheiros intensos, nauseabundos e ácidos voltaram em força a toda a zona envolvente da ribeira e, sobretudo, voltaram à casa das pessoas, aos comércios e restaurantes, ao espaço público.
(ler mais...)


Angela Merkel »  2017-06-08  »  Jorge Carreira Maia

O comportamento do presidente Donald Trump na sua estadia em solo europeu teve a utilidade de mostrar que a defesa europeia, através da NATO, se encontra nas mãos de alguém que não é minimamente previsível, sem quaisquer princípios políticos ou, tão pouco, sentido de Estado e das conveniências.
(ler mais...)


A histeria das eleições »  2017-06-07  »  Roberto Barata

Tem-se assistido, nos últimos meses, a uma cavalgada desgovernada de apresentação de projetos, anteprojetos, inaugurações e concursos. As eleições estão ao virar da esquina e, mais do que nunca, o executivo está em pânico para mostrar obra feita.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-07-19  »  Inês Vidal Mensageiro
»  2017-07-20  »  Jorge Carreira Maia Vergílio Ferreira
»  2017-07-18  »  Juvenal Silva O cérebro: um compartimento muito especial do nosso corpo