• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 02 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 22° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 23° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 21° / 7°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bendita testosterona

Opinião  »  2013-08-23  »  Graça Rodrigues

Era o meu último dia de praia e não queria desaproveitá-lo com a perspectiva do que me esperava a partir do dia seguinte, pois o horizonte começava a ficar nublado. Resolvi dar mais um passeio de estudo científico, desta vez para observar a fauna masculina (tarefa que realizei com alguma curiosidade e muito agrado) como se fosse uma antropóloga em vias de catalogar espécimes.

Na véspera, já tinha feito uma análise semelhante mas não tinha chegado a nenhuma conclusão. Ao fim de sete quilómetros e setenta minutos de uma observação cuidada, na ciclovia às oito da manhã, a constataçã entre corredores, caminhantes e ciclistas, cruzei-me com trinta e dois homens e doze mulheres, mas destas, duas nem contam porque estavam sentadas a conversar. Recebi os ”bons-dias” de quatro homens e de seis mulheres.
Do primeiro facto, concluo que os homens devem ter falta de espaço em casa, pois parecia que andavam todos na rua. Também me pareceu óbvio o facto de as sandes ocuparem às senhoras que ficaram em casa, putativas maratonistas, uma boa parte da manhã.

A falta de simpatia masculina só a compreendo pelo facto de se cruzarem comigo estando eu vermelha como um pimentão, o que pode não ser uma visão muito agradável. Já o caso de serem as senhoras quem maioritariamente me cumprimentou também tem uma explicação, pois todos sabemos que as mulheres costumam ser solidárias com as feias.
Nada mais concluindo nesse dia, naquela última tarde resolvi observar os sinais de envelhecimento nos homens e nas mulheres, tentando encontrar uma resposta para a velha questã ”os homens envelhecem melhor que as mulheres?”

A partir da minha criteriosa observação de homens em fato de banho, com idade superior a cinquenta anos, começaram a surgir-me algumas certezas. O primeiro sinal visível de um homem maduro é, sem dúvida, o cabelo grisalho, e sem espanto, verifiquei que a nível capilar os homens suportam muito melhor o passar dos anos do que as mulheres. As rugas e cabelos grisalhos deles dão-lhes charme mas, uma mulher que ostente os seus cabelos brancos ou parece descuidada ou carrega muitos mais anos em cima.
A barriguinha também se desculpa ao homem, pelo que ela revela sobre o seu dono, provavelmente um amante fervoroso dos prazeres da vida. Já nas senhoras, a saliência supra-pélvica parece muito pouco apelativa. Até a calvície pode ser bastante atractiva, pois a visão de uma cabeça rapada sobre uns músculos bem definidos recorda-nos a figura dos heróis, dos guerreiros e dos lutadores nas histórias e nos filmes que tanto nos emocionavam.

Os principais sintomas do envelhecimento são comuns a homens e mulheres, desde a perda de neurónios, a diminuição do processamento de informação, a qualidade do sono, as doenças e todas as limitações físicas. Para combater as duras imposições da natureza, existem cada vez mais homens a submeter-se a tratamentos estéticos e a adoptar o exercício físico e uma alimentação saudável como estilo de vida, com o objectivo de melhorar o aspecto do seu rosto e do corpo em geral, e a verdade é que parece que conseguem, muitas vezes, envelhecer melhor ou mais lentamente do que as mulheres.

As hormonas e uma estrutura óssea mais forte são os principais motivos para que o envelhecimento nos homens seja mais demorado. O homem tem, de facto, as hormonas activas durante mais tempo e, apesar de a andropausa também o afectar, as consequências sobre a sua pele são menores do que no caso da menopausa feminina. Além disso, as hormonas masculinas geram mais gordura e evitam a flacidez típica do avanço da idade. Isto, juntamente com a sua estrutura mandibular e umas maçãs do rosto mais espessas, que sustêm melhor a pele e os músculos do rosto, são a resposta ideal para lidar com o tempo. No que respeita a rugas, os homens têm uma pele mais grossa, o que atrasa os vestígios do tempo.

Mas então que motivos encontrou a Mãe Natureza para nos brindar com estas diferenças ao nível estético? Como sou católica, a questão que se me colocou foi esta: porquê, meu Deus? Que castigo é este, e para que pecados? Ainda a história da maçã?

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia