• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Os magníficos benefícios do alecrim

Opinião  »  2014-07-25  »  mg teste

O alecrim é um dos antioxidantes mais poderosos do mundo vegetal.

Bloqueia o processo de peroxidação lipídica, ou seja, impede que as gorduras fiquem rançosas. As nossas células são compostas basicamente por lipídios. Devido ao stress oxidativo criado por vários factores da vida moderna, as nossas células são frequentemente destruídas prematuramente, o que origina envelhecimento externo (pele) e, interno, (doenças degenerativas).

O alecrim melhora a circulação particularmente da zona cerebral, sendo muito útil para a memória, enxaquecas e dores de cabeça. Existem estudos promissores que auguram um forte potencial para esta planta no tratamento de Alzheimer e demência, pela estimulação do efeito multidimensional da esfera cerebral. A obtenção de bons resultados têm-se manifestado através extractos, de tisanas e, óleos essenciais em aromaterapia, banhos de vapor e sauna.

Sendo um antioxidante, é um bom protector do nosso sistema imunitário, podendo actuar na prevenção de doenças cancerígenas.

Todas as plantas com sabor adstringente favorecem a secreção dos sucos gástricos e o alecrim tem esta particularidade, as suas folhinhas são amargas, e têm um poder bem activo nas funções hepáticas, ajudando a vesícula biliar a expelir a bílis. Esta particularidade conjuntamente com a componente aromática conferem à planta a característica de ser antiespasmódica e antibacteriana, que ajuda a aliviar cólicas digestivas e a torna muito útil na eliminação de bactérias que provocam fermentações. O de alecrim é um remédio? Claramente que não, mas como todas as plantas medicinais, é um auxiliar na prevenção e, bom coadjuvante em planos de tratamentos específicos.

 

Utilidades do alecrim

Estimulante físico e mental; enxaquecas e dores de cabeça; problemas digestivos e de fígado; vesícula; coração; antioxidante; potencia o bom ânimo e bom humor. Não substitui medicamentos nem uma correcta alimentação.

 

Preparação

Directamente do jardim, torna-se mais aromático.

Colocar em bule as folhinhas, equivalente a uma colher de sopa e verter água fervente. Repousar de 5 minutos.

Tomar 1 chávena ao pequeno almoço, lanche matinal e lanche da tarde. Sendo seco, reduzir quantidade a metade e deixar ferver durante 3 minutos. Não adicionar açúcar, ou em alternativa uma colher pequena de mel.

Na época de verão é um fantástico refresco, ao qual se adicionará algumas rodelas de limão e cubos de gelo.

 

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula profissional 62313

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia