• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 15°
Períodos nublados
Dom.
 31° / 15°
Céu nublado
Sáb.
 30° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Cansado de estar cansado

Opinião  »  2014-09-05  »  mg teste

Quando esta situação ocorre é necessário identificar bem a causa, pois pode ser um sinal de doença ou deficiência alimentar, que à falta de nutrientes necessários, provoca desequilíbrios metabólicos e não produz a energia vital.

Fatores que podem desencadear cansaç

Carência de Vitamina C – A falta desta vitamina afeta o sistema imunitário e o organismo fica mais vulnerável a gripes, infecções, que reduzem a energia. Esta vitamina é fundamental para a absorção do ferro proveniente da alimentação, pelo que a sua falta pode contribuir para um estado anémico.

Anemia – a deficiência de ferro pode ter origem na má absorção pela falta de vitamina C, por carência alimentar ou até por hemorragias. Provoca cansaço, desânimo, falta de concentração, dificuldade de aprendizagem, sono, queda de cabelo, distúrbios de humor, palidez no rosto e olhos, infecções frequentes, apatia. As crianças ficam muito paradas e sem actividade.

Insónia – Dormir pouco provoca fadiga, tristeza, depressão, stress e ansiedade. O sono é determinante para a energia física e mental e, em particular para a memória e concentração.

Hipoglicémia – Quando a glicose (açúcar no sangue) abaixa de 70mg/dl,ocorre o cansaço, sono, tonturas, suores, dores de cabeça, podendo provocar desmaios e em casos mais extremos o estado de coma. O desequilíbrio alimentar desencadeia uma instabilidade generalizada física e mental.

Disfunção da tireóide – Um dos principais sintomas é o cansaço, anemia, sonolência, queda de cabelo, sistema imunitário diminuído, raciocínio lento, memória fraca, falta de concentração, desânimo, inchaço ao redor dos olhos, aumento do fluxo menstrual, alteração do peso corporal, intolerância ao frio, pele seca, unhas fracas, prisão de ventre, infertilidade, disfunção eréctil, inchaço, redução de pelos nas sobrancelhas, etc.

Carência de potássio – A falta de potássio pode ter origem alimentar deficiente, mas também no uso abusivo de diuréticos. Os sintomas mais comuns são o cansaço, fraqueza, dores musculares dos braços e pernas, constantes caibras, náuseas e vómitos, tensão arterial baixa, formigueiro no corpo, flatulência, sensação de depressão e arritmia.

Fontes de Vitamina C: Limão, kiwi, abacaxi/ananás, tangerina, laranja, ameixa, amora, framboesa, pera, melancia, figo, cereja, manga, salsa, pimento verde, brócolos, cebola, alho, etc.

Fontes de Potássi Bananas, uvas, pêssego, ameixa preta, soja em grão, sementes de abóbora, nozes, flocos de aveia, feijão, grão verduras, etc.

A saúde constrói-se com uma correta alimentação.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula profissional 62313

 

 

 Outras notícias - Opinião


Umbigos, por Inês Vidal »  2019-07-05  »  Inês Vidal

A política sempre foi um dos assuntos que me deu mais gozo acompanhar enquanto jornalista. Não é novo, já o disse aqui muitas vezes. Encanta-me o jogo, perceber as redes, as pessoas, ver o que as move, como se movem, como a política puxa pelo melhor e revela o pior de quem se envolve.
(ler mais...)


Bloco de Esquerda, Rui Rio, União Europeia e Igreja Católica »  2019-07-05  »  Jorge Carreira Maia

O BLOCO DE ESQUERDA E OS DEPUTADOS. Parece haver divergências entre a distrital de Santarém e a direcção nacional sobre quem deve encabeçar a lista de candidatos pelo distrito às eleições legislativas.
(ler mais...)


PLANTAR ÁRVORES »  2019-07-04  »  António Gomes

As alterações climáticas a que estamos a assistir, e aquelas que nos são anunciadas por estudos científicos, devem ser para levar a sério. O equilíbrio climático a que nos habituámos está em mudança acelerada.
(ler mais...)


Autarquias, professores, padres casados e futebol »  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia

PODER AUTÁRQUICO. Depois da operação Teia, uma nova operação contra detentores – ou ex-detentores – do poder autárquico. Não faço ideia o que pensam presidentes de câmara e vereadores sobre a reputação das autarquias.
(ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19  »  Inês Vidal

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer.
(ler mais...)


O Tempo dos Gelados »  2019-06-19  »  José Ricardo Costa

Uma coisa que a natureza tem de bastante simpático, facilitando-nos a vida, é a sua circularidade. Por exemplo, as estações do ano. Fosse a natureza destrambelhada e nada poderíamos prever, deixando-nos à nora sobre o que fazer no dia seguinte.
(ler mais...)


Problemas de memória »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Glifosato Man »  2019-06-19  »  Hélder Dias

Agustina, a crise na direita, a doença da social-democracia e a teia »  2019-06-07  »  Jorge Carreira Maia

AGUSTINA BESSA-LUÍS. O século XX português teve uma mão cheia de excelentes romancistas. A atribuição do Nobel a Saramago reconheceu isso. Se tivesse sido a Agustina, não teria ficado mal entregue.
(ler mais...)


Parabéns, abstenção! »  2019-06-06  »  Anabela Santos

Muito se tem falado, já tudo foi dito e é do conhecimento de todos que as eleições europeias realizadas no dia vinte e seis de Maio trouxeram uma vitória para a esquerda, excepto para o PCP, e uma acentuada derrota para a direita.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Glifosato Man
»  2019-06-19  »  Inês Vidal Democracia, por Inês Vidal
»  2019-06-19  »  Hélder Dias Problemas de memória
»  2019-06-20  »  Jorge Carreira Maia Autarquias, professores, padres casados e futebol
»  2019-06-19  »  José Ricardo Costa O Tempo dos Gelados