• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O verdadeiro vinte

Opinião  »  2014-09-25  »  Inês Vidal

A minha filha mais velha perguntou-me há dias: ”Mãe, que riscos são esses ao pé dos olhos?” Depois de um momento para respirar fundo, digerir aquele ataque vindo de parte de mim e controlar o berro que me apeteceu mandar-lhe, só pude dizer-lhe: ”Daqui a uns anos falamos”.

Fiquei a pensar no assunto. Desta vez com mais calma e tendo em conta as coisas boas que os tais riscos carregam. E foi durante essa análise que se tornou evidente que todos esses riscos foram adquiridos, obviamente, a partir do momento em que comecei a trabalhar. Há onze anos, portanto. Praticamente ontem. E foi esta Casa, meu primeiro amor, que me abriu as portas a esse mundo dos crescidos, onde as rugas – descobrimos mais tarde – não passam de um mal menor.

Corria, então, o ano de 2003 e eu, ainda crente e repleta de ideais, vinda de um banco da escola que pouco me ensinou sobre o mundo cá fora, encontrei no Jornal Torrejano os ensinamentos que fui pagar longe. Fiz-me jornalista e mulher, ganhei um nome, um lugar e um propósit mostrar que a comunicação social regional é mais do que a notícia da desavença dos vizinhos ou a página dos mortos - muito dignas, mas não suficientes. Pelo menos para mim... ou para nós.

Quando se chega para trabalhar no Jornal Torrejano, que o digam todos os meus colegas que por aqui passaram ao longo destes anos, encontramos mais do que um jornal. Além de uma sede maravilhosamente arrumada e organizada – pelo menos foi essa a minha primeira sensação quando aqui entrei –, encontramos mais do que uma empresa ou um local de trabalho. Encontramos, acima de tudo, um informal grupo de amigos que gosta desta coisa das notícias.

E foi exactamente esse o espírito que esteve presente aquando do ressurgimento do título Jornal Torrejano, há 20 anos, pela mão de um grupo de carolas que, entre um vão de escadas e uma máquina de escrever, se lançou, meio a brincar, num projecto que estava longe de se imaginar, à data, chegasse a este aniversário. E é por isso que eu gosto tanto do Jornal Torrejano.

Não estava cá há vinte anos, mas tenho pena. Nem que isso exigisse que eu tivesse mais umas tantas rugas. Mas as linhas têm sido escritas certas, ainda que por linhas tortas. Não pude estar na fundação, porque alguém teria de ser novo de mais, na altura, para agora ter idade suficiente para dar continuidade a um projecto tão lindo como este. Sou uma privilegiada, sem dúvida. Já o tenho dito por outros motivos e este é apenas mais um. Tive a sorte de, há onze anos, conseguir o emprego que hoje me trouxe aqui.

Tive a sorte de abraçar este projecto e de aprender com os melhores e, mais ainda, de suceder aos melhores directores que um qualquer jornal poderia ter tido. Este meu texto é apenas isso mesmo. Uma singela homenagem, um pequeno agradecimento a tudo o que me ensinaram os homens que ergueram este jornal, contra tudo e contra todas as contrariedades que às suas vidas pessoais e profissionais se impuseram por causa disso mesmo. Joaquim da Silva Lopes, João Carlos Lopes, não sou digna de ser o terceiro nome nesta lista. Aprendi muito, mas muito mais têm ainda para me ensinar. Obrigada! E que venham mais vinte...

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia