• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Magnésio, uma fonte de bem estar para o organismo

Opinião  »  2018-05-17  »  Juvenal Silva

"O magnésio desempenha um papel importante em muitas reações fisiológicas do organismo vivo "

O magnésio é um mineral muito importante para o organismo, para a produção de energia e a saúde do sistema nervoso, cuja deficiência pode causar sintomas como irritabilidade, cãimbras e fadiga, que podem ser atenuados por meio de alimentos ou suplementos naturais.

O magnésio desempenha um papel importante em muitas reações fisiológicas do organismo vivo e participa na síntese de centenas de enzimas. É indispensável para a assimilação do fósforo, cálcio e potássio. É essencial para a atividade e equilíbrio do sistema nervoso e tem um efeito relaxante e calmante e, reduz a excitabilidade dos nervos e músculos. Reduz a secreção de adrenalina e é eficaz na dissolução de cãimbras e relaxa as tensões, como por exemplo, dor de cabeça, nervosismo, intestino irritável, taquicardia e até dores de estômago. O magnésio intervém na coagulação do sangue e no metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos e permite a produção de energia. Promove a manutenção e equilíbrio do PH no sangue, regula o ritmo cardíaco e tem uma ação vasodilatadora. É muito importante na formação, consolidação e crescimento ósseo. A deficiência de magnésio pode ocorrer sob condições de stress ou trauma psicofísico e produz distúrbios neuromusculares, como espasmos, dificuldade de concentração, insónia, doenças cardiovasculares e gastrointestinais.

A necessidade, ou exigência diária de magnésio, é determinada pela quantidade de cálcio, proteínas, fósforo e vitamina D, presentes na dieta nutricional quotidiana e poderá aumentar, na proporcionalidade dos níveis de colesterol doentio, presentes no organismo .Também, quando os níveis de saúde e energia estiverem desequilibrados por fatores de envelhecimento, stress, falta de sono ou insónias, consumo de álcool, resistência à insulina e diabetes, alguns medicamentos como antibióticos, o microbioma intestinal desequilibrado, mau funcionamento renal, etc. O magnésio melhora o equilíbrio psicológico e contribui para o relaxamento, estados de nervosismo, de medos, hipocondria e esquizofrenia. É muito útil em casos de depressão, impotência e fadiga mental. O magnésio atenua a excitabilidade e a agressividade e fortalece o espírito de resistência. Contribui para a estimulação da coragem e para uma atitude mais construtiva e positiva.

Sendo o magnésio um mineral importante para o bom funcionamento cardíaco e dos ossos, onde devemos recorrer para mantermos o equilíbrio? Nas verduras de folha verde intenso como brócolos e couve galega, alface, folhas de beterraba, espinafres, grãos de soja bio, arroz integral, abacate, iogurte natural bio, bananas, figos secos, cacau (chocolate negro), amêndoas, coentros, feijão preto, castanhas, sementes, nozes, abóbora, frutos e bagas, peixes gordos ricos em ômega 3, etc. O magnésio está presente nas células, tecidos, órgãos e, o conteúdo corporal no organismo adulto é de cerca de 25 gramas, sendo que 60% está presente nos ossos, 39% é intracelular e cerca de 1%, é encontrado em líquidos extra celulares. A quantidade deste importante elemento é regularmente equilibrada no organismo, graças à interação com outros minerais. Se o magnésio começa a faltar nas células, o corpo retira-o das suas reservas, isto é, dos ossos e do fígado, causando os primeiros sintomas de deficiência. O magnésio sendo importante para a saúde porque ajuda as células musculares a relaxar, incluindo o coração, também é essencial para o processo de mineralização e desenvolvimento do sistema esquelético. Estudos recentes têm revelado que a deficiência de magnésio tem sido associada a doenças cardíacas, batimentos cardíacos irregulares e palpitações. Estudos recentes têm revelado que dietas ricas em magnésio podem promover a redução da pressão arterial, especialmente em idosos e, evitar o aparecimento de distúrbios cardíacos.

Uma suplementação de magnésio deverá considerar sempre o equilíbrio com cálcio, vitamina K2 e D. A necessidade diária de magnésio em homens é de 420mg e, 320mg em mulheres. Nas crianças deverá ser determinado de acordo com idade, por profissional de saúde habilitado.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia