• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 04 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 26° / 9°
Períodos nublados
Seg.
 21° / 11°
Céu nublado
Dom.
 20° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  21° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

APDPTN em Dó menor - carlos paiva

Opinião  »  2022-09-11  »  Carlos Paiva

""Choral Phydellius na qualidade de escola de música, foi preterido a favor de outrem em concurso público, por uma diferença de 13 mil euros."

Foi criada em Fevereiro de 2022 a Associação Para a Promoção e Desenvolvimento dos Produtos de Torres Novas. Esta associação declara comprometer-se a isso mesmo: promover e desenvolver os produtos endógenos do concelho. Segundo a própria, principalmente produtos agrícolas e alimentares, deduzo que não em exclusivo. Compromete-se também, a organizar eventos promocionais, divulgar os produtos internacionalmente e agilizar parcerias internacionais. Neste sentido, a primeira ação materializou-se na edição de uma revista, exclusivamente em papel que, carenciada de um planeamento de distribuição em contexto, é espalhada aleatoriamente por Torres Novas. O destaque no primeiro número foi… o presidente da Câmara.

Seis meses depois, a instituição permanece sem presença on-line, ou se sim, não se encontra indexada a motores de busca. A semana passada, a Câmara Municipal de Torres Novas decide providenciar instalações para a referida associação funcionar e atribui-lhe um apoio de 30 mil euros anuais. De notar que as pessoas envolvidas são exclusivamente do PS. Tanto os órgãos da dita associação, como a Câmara.

Promoção e relações internacionais sem presença on-line, no século vinte e um, não é coerente. Suscita dúvidas, mina a credibilidade e não é funcional. A não ser que esteja planeado envolver a Columbófila e tudo se processe via pombos-correio. Método amigo do ambiente. Sustentável e biológico.

Entretanto, a oliveira a azeitona o azeite, endógenos e icónicos da região, deitados ao desprezo nas últimas décadas, são objecto de um protocolo para a sua recuperação e promoção a nível internacional. Desafio lançado pela Câmara… de Alcanena. Citando o Mediotejo.net: “…Os dois municípios (Alcanena e Torres Novas) vão criar uma equipa cuja função será trabalhar a fileira do azeite, a criação de uma marca, encontrar fontes de financiamento, fazer a promoção internacional e ajudar os agricultores e os lagareiros a organizarem-se…”. Ouro sobre azul. O presidente da Câmara de Torres Novas aproveita a deixa e lança a APDPTN para o protocolo. Mais: sugere as instalações recém-adquiridas da Fiação e Tecidos para hospedar este género de projectos para o desenvolvimento da região. Tudo encaixa, tudo faz sentido. Só que não. Como o próprio presidente afirmou anteriormente, a recuperação e recondicionamento da fábrica de Fiação e Tecidos vai demorar muitos anos e vários mandatos. O projeto Ouro Liquido pode esperar sentado, em instalações provisórias.

Como a oposição salientou na última sessão pública da Câmara, a APDPTN em seis meses ainda não fez nada (tirando a revista a tresandar a propaganda), desconhece-se como pretende operar, desconhece-se como planeia pôr em prática tudo a que se propõe e já levou 15k (2022) + 30k (2023) de dinheiros públicos. Resultado: aprovado. Tanto o protocolo com a Câmara de Alcanena como o financiamento da associação.

Também anedótico, foi os microfones ficarem sem som várias vezes durante a sessão. Cortar o pio a políticos, quem nunca? Coisas que acontecem. Está no Youtube, podem verificar.

Resumindo, (mais) um veículo de propaganda partidária e promoção pessoal em andamento, sem entraves nem demoras, a custar 30k por ano mais infraestrutura física, ao contribuinte. Por outro lado, o Choral Phydellius na qualidade de escola de música, foi preterido a favor de outrem em concurso público, por uma diferença de 13 mil euros. A formação musical, a cultura, é sujeita a escrutínio pormenorizado, adotando o método do valor mais baixo, garantia óbvia de competência e envolvimento com a comunidade. Acho que o Choral Phydellius está a precisar de lançar uma revista. Ou fazer um painel em azulejo.

Tudo na mesma no feudo da maioria absoluta. Como dizia o outro, também do PS: porreiro, pá!

 



 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia