• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Maria da Luz Lopes

 

Admirável Mundo Novo... »  2018-05-17 

Escrever é um ato que decorre do conhecimento, da cultura e dos valores que convictamente seguimos. Nesta linha de pensamento, não poderia começar esta crónica sem falar de Abril.
Inequivocamente para todos, reconhecemos que 44 anos depois da madrugada de Abril, vivemos uma Democracia quase plena que queremos defender para as gerações vindouras. Obrigada, Capitães de Abril. Lutas, crises ec... (ler mais...)


Escola...escola, quem és tu? »  2018-04-20 

Quase a terminar mais um ano letivo, muitos e grandes desafios se colocam à Escola Pública no próximo ano. Flexibilização Curricular ou a Educação Inclusiva são apenas alguns. Abraçá-los, exige um compromisso e um envolvimento de todos há muito reclamado.

É comummente reconhecido que muitos alunos não conseguem obter sucesso. Reprovam ou abandon... (ler mais...)


Descentralização, entre a proximidade e o bom senso! »  2018-03-24 

Vivemos um tempo novo. Depois de tempos de constrangimentos financeiros ditados por tempos difíceis de um governo vergado perante compromissos internacionais, de baixos níveis de crescimento económico, de números de desemprego assustadores encetamos, nesta legislatura, um período de confiança e esperança com indicadores da atividade económica tão animadores e sustentados que deixar... (ler mais...)


A Igualdade e o Poder Local »  2018-03-08 

A Igualdade, princípio consignado na Constituição da República Portuguesa, é desígnio da modernidade. É uma questão de Direitos Humanos e representa uma alavanca em termos de coesão social e territorial, reconhecida em relatórios europeus e internacionais e claramente assumida pelas atuais politicas governativas.

Investir na promoção da Igualdade entre... (ler mais...)


Laços de amizade que perduram até hoje »  2014-09-25 
O ano de 1994, data de nascimento do Jornal Torrejano, coincide com a minha chegada às terras da charneca, campo de sonhos e memórias onde o passado marcava de forma indelével o território exultante da juventude e o futuro, como todos os futuros, era incerto e oculto.

Restava portanto o presente, o lugar onde tudo se constrói e a argamassa dos erros, das hesitações e também dos sucessos, contribuem para a consolidação do edifício.... (ler mais...)


Carta Aberta às vítimas do genocidio social de 2009 »  2009-02-12 

Gostos não se discutem e sendo eu um homem a viver no centro do país sinto-me mais seduzido pelo verde do norte do que pela aridez amarelecida do sul. Sem preconceitos, opto pela rudez das paisagens, pelo esforço das suas gentes em trabalhar a terra nas íngremes encostas das serras, tanto em Invernos gelados como na canícula do Verão e, sobretudo, pela franqueza da linguagem que não deixa dúvidas nem supõe adornos metafórico... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente