• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 29 Janeiro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 18° / 10°
Céu nublado
Sex.
 17° / 13°
Céu muito nublado com chuva fraca
Qui.
 16° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  16° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Laços de amizade que perduram até hoje

Opinião  »  2014-09-25  »  Maria da Luz Lopes

O ano de 1994, data de nascimento do Jornal Torrejano, coincide com a minha chegada às terras da charneca, campo de sonhos e memórias onde o passado marcava de forma indelével o território exultante da juventude e o futuro, como todos os futuros, era incerto e oculto.

Restava portanto o presente, o lugar onde tudo se constrói e a argamassa dos erros, das hesitações e também dos sucessos, contribuem para a consolidação do edifício.

Para que tal aconteça a alguém como eu, que não pretendia resguardar-me na cómoda certeza dos dias iguais, era necessário recorrer à força instalada no terreno, fossem pessoas ou instituições, cujos horizontes não se limitassem à estreita linha projectada entre o céu e a terra, antes se empenhassem em assumir a responsabilidade de construir um mundo novo, através da visão crítica e corajosa consagrada na sua forma de ser e estar.

Tive a sorte e a bênção de encontrar no meu caminho exemplos que sustentaram e contribuíram para que a minha transumância se processasse de forma tranquila e a decisão pessoal de voltar, assumisse por fim, carácter definitivo.

Além das pessoas que me acolheram de braços abertos e às quais agradeço reconhecido o seu generoso contributo, o Jornal Torrejano foi a instituição com a qual estabeleci laços de amizade que perduram até hoje.

O JORNAL TORREJANO não é um jornal qualquer, por muito que alguns, felizmente poucos e sem importância, queiram denegrir de forma abjecta e sem sucesso, a sua imagem.

Teve e tem na sua direcção e redacção, dos mais competentes e isentos profissionais de comunicação e um corpo de cronistas ímpares, cujo conteúdo dos seus trabalhos têm a rara qualidade de nos colocar desafios, obrigando-nos a pensar. Como já não faço parte desses eleitos, estou à vontade para o afirmar.

Para se ter uma noção da importância deste jornal, basta o pequeno exercício de imaginar a falta que nos faria, caso se esvanecesse na poeira das dificuldades que diariamente o assolam. As pequenas grandes notícias da ”nossa terra”, o contributo importante para o nosso conhecimento sobre as actividades lúdicas, sociais, empresariais e autárquicas, a que deixaríamos de ter acesso, decerto que nos tornariam a todos mais pobres, muito mais pobres.

Parabéns Jornal Torrejano e, daqui a vinte anos, cá estaremos para celebrar com alegria e esperança renovada, a efeméride.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Rui Rio faz o seu caminho »  2020-01-24  »  Jorge Carreira Maia

Rui Rio tornou a vencer as eleições internas do PSD. Isso terá contrariado muita gente à direita, gente despeitada e ansiosa de que se retorne à política de punição das classes populares imposta por Passos Coelho.
(ler mais...)


O discurso do rancor »  2020-01-10  »  Jorge Carreira Maia

Vivemos num país cordato e seguro, onde a violência é diminuta e o respeito pelos outros é significativo. Somos, ao mesmo tempo, medianamente ricos e medianamente pobres e, ao longo destes anos de democracia, temos sabido resolver os problemas com que nos deparámos.
(ler mais...)


As ciclovias e o debate público »  2020-01-09  »  João Quaresma

No último mês de Dezembro, em duas reuniões de câmara sucessivas, discutiu-se o programa base de uma rede de ciclovias para a cidade de Torres Novas, com cerca de 24 Km na sua totalidade, a construir por fases, bem como uma dessas fases na zona da Quinta da Silvã, com cerca de 6 Km, que será a primeira a ser realizada.
(ler mais...)


Saída de Emergência (uma crónica em atraso), por Maria Augusta Torcato »  2020-01-09  »  Maria Augusta Torcato

Madrugada. Janeiro, dia 4. De 2019.

O comboio deslizava nas linhas com o seu ritmo sereno, como se não tivesse pressa ou tivesse de respeitar passagem ou não quisesse, com brusquidão, ferir o ferro.
Há muito que não andava de comboio.
(ler mais...)


CONSIDERAÇÕES A PROPÓSITO DO BREXIT »  2020-01-09  »  José Alves Pereira

As eleições realizadas a 12 de Dezembro passado estão, tal como a situação na Grã-Bretanha, envoltas em tantas contradições que alinhavar comentários, com alguma linearidade e coerência, não é tarefa fácil.
(ler mais...)


O medo »  2020-01-09  »  António Gomes

Temos vindo a assistir, com alguma insistência por parte do presidente da câmara municipal de Torres Novas, ao anúncio da sua candidatura nas próximas eleições autárquicas. Devido à insistência, até parece que o presidente anda obcecado com tal objectivo.
(ler mais...)


A imprensa »  2020-01-09  »  Anabela Santos

Feliz Natal, boas festas, bom ano, foram os votos das últimas semanas do mês de Dezembro. Em ambiente de festa, de partilha e de solidariedade, cumpriu-se mais uma época festiva que iniciou lá para meados do mês e terminou no dia 1 de Janeiro.
(ler mais...)


Brio »  2020-01-09  »  Rui Anastácio


“Um café bem tirado e com bons modos.”
Fiquei com esta frase na cabeça. Foi dita em tom brincalhão por uma Senhora septuagenária, algures num quiosque à beira mar plantado. Uma forma simples e simpática de pedir competência e brio profissional.
(ler mais...)


Ano novo, Torres “Novas”? »  2020-01-09  »  Ana Lúcia Cláudio

Cada início de ano é, frequentemente, marcado pelo balanço das coisas que não fizemos nos 365 dias anteriores e que, consequentemente, se transformam, agora, em projectos para o novo ano. Nos primeiros dias de Janeiro, todos os anos se repete o mesmo ritual.
(ler mais...)


Serviços públicos, superavit, sistemas eleitorais e vergonha »  2019-12-20  »  Jorge Carreira Maia

DEGRADAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. Existe a ideia de que a degradação dos serviços públicos se resolveria com uma melhor gestão. Qualquer partido a defende desde que esteja na oposição.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2020-01-09  »  Maria Augusta Torcato Saída de Emergência (uma crónica em atraso), por Maria Augusta Torcato
»  2020-01-09  »  António Gomes O medo
»  2020-01-09  »  Rui Anastácio Brio
»  2020-01-09  »  Ana Lúcia Cláudio Ano novo, Torres “Novas”?
»  2020-01-10  »  Jorge Carreira Maia O discurso do rancor