• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Margarida Trindade

 

ACORDAR - margarida trindade »  2021-02-05 

Dou com um texto antigo, que é este; releio Amos Oz muitas vezes e dou também por mim a concluir que chegou ao fim o lampejo que iluminou fugazmente a Europa depois do fim da II Guerra e depois do fim da guerra fria.

Esse tempo, em que saídos das ditaduras, e alargando-se a quase todos a possibilidade de saber ler, escrever, participar e de trazer filhos a um mundo em paz, soubemos aproveitar e avançar na lu... (ler mais...)


[Breve ensaio para uma carta ao futuro] - margarida trindade »  2020-11-21 

Aquele era o tempo do contágio. O tempo em que da ordem nasceu a desordem. O tempo da separação e da angústia. O tempo asséptico. O tempo final. O tempo do medo. O tempo da rebelião e de todos os perigos latentes.

Íamos trabalhar para logo nos recolhermos, desinfectados e lavados. Depois dos primeiros dias (que foram muitos) em que nos foi dito que ficássemos em casa, houve um int... (ler mais...)


QUE PARECENDO SER PLURAL E DIVERSO - margarida trindade »  2020-09-28 

Em cima da mesa da cozinha, em casa dos meus avós, havia sempre um último número do Jornal de Abrantes. A lembrança é de umas folhas muito brancas e rígidas, de um jornal que à época já me parecia antigo, e era comparado com o Expresso ou com A Capital — outros jornais que me habituei a ver também em cima de outra mesa, na sala de estar da casa dos meus pais.

O... (ler mais...)


O outro somos nós - margarida trindade »  2020-09-01 

Numa muito recente viagem de família, a dada altura e já próximos do destino, a fim de sabermos qual o caminho a tomar, parámos numa bomba de gasolina e baixados os vidros das janelas, lançámos às três pessoas sentadas na mesa da esplanada a demanda pela estrada a seguir.
Fitaram-nos em silêncio três pares de olhos desconfiados. Foi a resposta imediata que obtivemos. Toma... (ler mais...)


Agosto, o mar, os livros - margarida trindade »  2020-08-19 

Antes de dar voz ao calor das palavras, ou abandonar-me, infantil, no colo de um certo e esperado Agosto, prova de vida anual, um desabafo.

Dei-me a luxos de leitura no sossego da sombra de uma varanda. A vista é para uma paisagem que se espraia até ao mar. Nunca me arrependerei de ter nos livros aquele porto de abrigo que me acolhe na dúvida, sabendo, é certo, que a única certeza que dali sairá... (ler mais...)


É lidar »  2020-07-03 

Sou constantemente assaltada pela dúvida. Sofro deste desconforto constante. Bem sei que mais felizes são os que nunca têm dúvidas e os que raramente se enganam e que dizer isto pode parecer uma banalidade, mas é a mais pura das verdades.

Onde hei-de posicionar-me? Que hei-de pensar das notícias? Que conclusões se me afiguram? Terei de fazer fé nas deduções imediatas?... (ler mais...)


Sabiam - margarida trindade »  2020-06-07 

Os nossos quotidianos estão a passar por uma transformação inédita. Pode ser já um lugar comum dizer isto, mas nunca me vou habituar a andar sempre de máscara, a falar com a máscara colocada e a receber e comunicar com os outros sem lhes perceber a expressão.

Este filme futurista onde nos vemos metidos hoje vai abalar tudo: os empregos, os lugares que ocupamos na profissão ... (ler mais...)


Grandes medos, grandes esperanças: entendimento e confiança. »  2020-04-15 

A História, hoje mais do que nunca, lembra-nos da peste negra, da lepra, da tosse convulsa, da tuberculose, da varíola, do sarampo, da gripe, de doenças e pragas cujo medo levou ao enclausuramento das cidades, à marginalização social, ao desprezo pelo doente, ao recurso a crendices populares quantas vezes fatais para o enfermo. Fora de qualquer compreensão à época, escapavam ao con... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia