Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-194dc4a9): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 03 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 30° / 17°
Períodos nublados
Sáb.
 34° / 19°
Céu limpo
Sex.
 35° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  39° / 17°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Liberdade, um hino de sempre!

Opinião  »  2011-07-07  »  Ana Trincão

Em 5 de Junho passado os portugueses foram convocados para usarem a sua liberdade e escolherem as pessoas que vão governar o país durante os próximos 4 anos. As escolhas eram muitas, sendo que havia 17 listas de candidatos.

A escolha era a favor dos partidos da austeridade ou contra eles. Dos 9.624.354 eleitores, cujos nomes constavam dos cadernos eleitorais, 2.813.069 (29,22% - é a representação do governo), decidiram escolher o PSD e o CDS que se haviam disponibilizado para, juntos, formarem um governo de coligação.

E, agora, passam a dispor na AR de 57,39% dos mandatos.Como já aqui escrevi, foram muitas as pessoas do ”povão”, pertencentes aos grupos sociais desfavorecidos, que votaram no PSD e no CDS, os partidos da austeridade, juntos com o PS.

Agora ninguém pode queixar-se com as medidas sociais e financeiras que lhes vão aplicar.Cada um escolheu a sua liberdade! É, por isso, que hoje venho aqui falar de liberdade.Afinal o que é a liberdade?

Quando nasce uma criança, ela é livre e igual a todos que também nasçam nesse mesmo dia.

E todos estão desprovidos de bens e riquezas.

A questão da limitação e regulamentação da liberdade surge a partir do dia seguinte e só com a morte do indivíduo cessam essas limitações.

A liberdade é a faculdade e o poder de agir por parte de qualquer pessoa, desde que assuma a responsabilidade dos seus actos.

A liberdade é inata a qualquer ser humano, não obstante os constrangimentos que a vida e os homens aplicam, nomeadamente aos escravos e aos povos, perante os tiranos e os ditadores.

A liberdade deu um grande salto a partir da Constituição americana de 1787, seguida pela francesa de 1791, que estabeleceu os três principais valores que, ainda, não estão cumpridos na quase totalidade do Mund Igualdade, Fraternidade e Liberdade.

A liberdade pode assumir várias acepções: liberdade de consciência; religiosa e de culto; de pensamento; de opinião; de reunião; sindical; de expressão; contratual; domiciliária.

Uma das questões que tem limitado a liberdade, nomeadamente após o 25 de Abril, são os comportamentos dos humanos que têm abusado da liberdade em todos os domínios.

Deixámos de pensar e agir livremente, porque voltámos a ter medo!

O medo foi uma das principais causas para o ”povão” votar a favor daqueles que lhes vão retirar direitos.

Foi o medo que lhe retirem algumas das migalhas que os dominantes instalados e os donos de Portugal lhes haviam concedido.

Foi, também, o medo que sustentou, durante 48 anos, o governo salazarista que retirou as liberdades.

Sim, foi o medo e não as ideologias como alguns branqueadores do fascismo nos querem fazer crer.

Com ou sem ditadores, com ou sem tiranos, a liberdade é, e será sempre, a liberdade!

 

 

 Outras notícias - Opinião


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias

Menino... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

A minha casinha... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

Entrevistador... »  2025-03-31  »  Hélder Dias

Uma passagem do Evangelho de João - jorge carreira maia »  2025-03-22  »  Jorge Carreira Maia

Agora que nos estamos a aproximar, no calendário católico, da Páscoa, talvez valha a pena meditar nos versículos 36, 37 e 38, do Capítulo 18, do Evangelho de João. Depois de entregue a Pôncio Pilatos, Jesus respondeu à pergunta deste: Que fizeste? Dito de outro modo: de que és culpado? Ora, a resposta de Jesus é surpreendente: «O meu reino não é deste mundo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia Encontros