Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-23876941): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 19 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Uma edição de colecionador - joão quaresma

Opinião  »  2023-09-24  »  João Quaresma

"“Não consideramos justa a subsidiação encapotada de uns em detrimento de outros."

O Jornal Torrejano entra nesta edição no seu trigésimo ano de publicações ininterruptas. Facto que é notável nos tempos que correm, com a felicidade de esta data e deste feito entrar pelo ano 2024, em que se comemoram os 50 anos da revolução de abril. Um jornal feito de muita carolice, um jornalismo onde a proximidade e familiaridade têm força, mas onde as pressões políticas não entraram nem entram.

E esta imunidade às pressões políticas, num jornalismo que é regional, é de assinalar pois essa resistência a pressões políticas traduz uma verdadeira e justa homenagem à liberdade de imprensa. Um Jornal Torrejano que, com mais ou menos dificuldades na afirmação da sua autonomia, nos brinda quinzenalmente com liberdade de expressão.

E assim tem de continuar a ser, pois não existindo esta liberdade não poderemos nunca falar em democracia.

Há assim que preservar esta independência, seja perante o poder económico, seja perante o poder político. Mas tal independência não quer dizer que o Município não possa ajudar no desenvolvimento da imprensa local. Importante será garantir que essa política de apoio não ameace a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político.

No nosso caso, o Município deverá ter a consciência de que a sua intervenção apenas deveria complementar a iniciativa dos agentes económicos, sejam estas associações, cooperativas ou sociedades comerciais. Não consideramos assim, justa, a subsidiação encapotada de uns em detrimento de outros. Deveria haver um ponto de partida comum subjacente ao suporte dos órgãos de comunicação do concelho e este deveria focar-se nos encargos base necessários à sua actividade de cada um deles.

Critério, objectividade e igualdade, quer no acesso a subvenções quer na distribuição daquilo que se designa por publicidade do Município ou da publicidade dos actos obrigatórios do Município.

Entendo que, só assim, o Município apostaria no fortalecimento das estruturas dos órgãos de comunicação social do concelho de Torres Novas, estimulando a criação de condições que visassem a melhoria da qualidade, a diversidade e o pluralismo da informação. Sairíamos todos a ganhar.

Independentemente de tudo isto, no ano em que se entra no trigésimo aniversário, o Jornal Torrejano vai seguindo, não deixando ficar a ideia de ser um “parente pobre” da comunicação social na região. Com maior ou menor autonomia financeira, tem assumido a sua responsabilidade e merece um justo reconhecimento pela importância que tem na imprensa regional.

Fica assim uma palavra de enormes felicitações a todos quantos contribuíram e hoje contribuem para o mesmo continue sendo publicado.  

 



 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial