Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-28de4a03): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 11 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 29° / 16°
Céu nublado
Dom.
 30° / 18°
Céu nublado
Sáb.
 28° / 15°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  27° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

DE-VA-GA-RI-NHO

Opinião  »  2020-04-17  »  Jorge Salgado Simões

"O refrear súbito da velocidade abre-nos a possibilidade de fazer tudo muito mais devagar"

Nas últimas semanas já houve quem visse os Himalaias a mais de duzentos quilómetros de distância. Já houve quem preconizasse o fim do capitalismo, o fim das ditaduras, o fim dos regimes populistas, ou o fim da nossa vida em sociedade. E houve até quem jurasse ver golfinhos nos canais de Veneza. Bem, o momento é histórico e deixará marcas. Mas naturalmente também é dado a coisas com pouco sentido.

A minha perceção é que, aos poucos, esquecidos do que se passou, regressaremos aos velhos caminhos que seguíamos até março de 2020. E é até com alguma pena que o digo porque, na verdade, esta paragem forçada tem revelado possibilidades que valeria a pena enraizar no pós-crise epidemiológica. Deixo-vos quatro exemplos disto mesmo:

A VIDA MAIS LIGADA. Parece um paradoxo que em tempos de distanciamento nos vejamos mais ligados uns aos outros. Na verdade, o que temos vivido é uma crescente necessidade de adaptação que se tem manifestado num aprofundamento rápido, porque necessário, da utilização das ferramentas digitais que já tínhamos disponíveis e que agora temos mesmo de utilizar. 
 
A VIDA RECENTRADA. Menos dependente das grandes centralidades urbanas e sujeita a mobilidades mais voluntárias e espaçadas, permitindo a desconcentração que estamos mesmo a precisar do ponto de vista da ocupação do território. As distâncias vão-se manter, mas a acessibilidade será cada vez mais determinada pela disponibilidade e qualidade da ligação digital. 
   
A VIDA MENOS FICCIONADA. Com menos realidades inventadas. As discussões em torno da confiança dos dados da pandemia, dos meios que temos e não temos para a combater, e até da comunicação que é feita por estes dias, provam que, de governos e autoridades, precisamos de verdade e assertividade, mais conteúdo e menos imagem, truques ou sucessões de anúncios de coisas que um dia podem, eventualmente, acontecer. 
 
A VIDA MAIS DEVAGAR. Não há necessidade de grandes pressas. O refrear súbito da velocidade abre-nos a possibilidade de fazer tudo muito mais devagar, pensado e executado com mais sentido. E se calhar, no final, concluiremos que é assim que devemos continuar, com tempo a sobrar para fazer outras coisas, usufruir do que por aqui anda à nossa volta ou mesmo para não fazer absolutamente mais nada.   

Confesso que não sei se isto são tendências de facto ou apenas desejos que se vêm manifestando por conta do meu próprio confinamento. Pelo sim pelo não, mantenham-se por aí para vermos como é que isto acaba.

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial