Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-48cf31e5): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 18 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Nobre povo

Opinião  »  2014-06-13  »  João Quaresma

Em Portugal não há ciência de governar nem há ciência de organizar oposição. Falta igualmente a aptidão, e o engenho, e o bom senso, e a moralidade, nestes dois factos que constituem o movimento político das nações.

Eça de Queiroz, in ‘Distrito de Évora (1867)

 

10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, o dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal. Durante o Estado Novo, de 1933 até à revolução de 25 de abril de 1974, era celebrado como o dia da raça: a raça portuguesa ou os portugueses. Assisto às comemorações do dia 10 de Junho na Guarda. O Presidente da Republica inicia o seu discurso e algumas das pessoas presentes iniciam de imediato uma ação de protesto. Vejo algumas caras conhecidas, velhas conhecidas deste tipo de protestos. Comemora-se o dia de Portugal e alguns portugueses apenas se preocupam em protestar. Nobre o povo que se comporta sempre assim, nação valente… aquela que não consegue século após século ser uma nação maior. Entendo e respeito o direito à manifestação, o direito ao protesto. Mas os que se manifestam deveriam também respeitar as instituições. Quem se manifesta sem qualquer respeito pelas instituições, não merece respeito.

Portugal e os portugueses assim, são ingovernáveis.

Tudo isto porque as pessoas se sentem desmotivadas com o atual rumo de Portugal. As pessoas não conseguem entender os sacrifícios que estão a ser impostos. O que em parte se compreende, pois ninguém gosta de perder rendimento. Entendo, porém, que mais do que problemas de comunicação, existe um grave problema de formação dos portugueses. Seja este governo ou outro qualquer, nos próximos anos, Portugal terá de escolher um rumo que nos leve definitivamente para caminhos de excelência e de sucesso, que permita às gerações vindouras um futuro sem resgates. Convém saber que em 40 de democracia, Portugal foi já resgatado por três vezes. Portugal em 40 anos de democracia já teve necessidade de recorrer a ajuda externa por três vezes. E hoje, nas discussões a que vamos assistindo, constatamos que os problemas são iguais. Como é o caso do grande peso dos encargos do Estado, ou a grande dificuldade em colocar um ponto final nos muitos privilégios criados por este, insustentáveis no presente e no futuro, exemplos, entre muitos outros que carecem de muita determinação política para que Portugal evolua positivamente.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial