Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-6b959a0c): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 10 Agosto 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 34° / 20°
Períodos nublados
Ter.
 41° / 21°
Períodos nublados
Seg.
 39° / 18°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  38° / 19°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Teixeira de Queiroz e o mundo português - jorge carreira maia

Opinião  »  2024-06-11  »  Jorge Carreira Maia

Hoje desconhecido do grande público, Francisco Teixeira de Queiroz foi um dos grandes escritores portugueses dos finais do século XIX e inícios do século XX. A Imprensa Nacional começou, em 2020, a republicar as obras do escritor nascido em Arcos-de-Valdevez, que chegou a ser deputado e Ministro dos Negócios Estrangeiros na Primeira República. Teixeira de Queiroz inscreve-se na mesma corrente literária, ou nas mesmas correntes, de Eça, o realismo e o naturalismo. Escreveu, com um título influenciado por Balzac, duas grandes séries de romances e narrativas, uma designada Comédia do Campo e outra Comédia Burguesa. São retratos da vida portuguesa no final do século XIX, embora a segunda se situe, essencialmente, no universo lisboeta, que vivia, na época, a transição, nas relações de poder, da aristocracia para a burguesia.

“A primeira vez que Salústio Nogueira entrou na Câmara dos Deputados, como eleito do povo, foi sob o patrocínio de uma senhora, D. Josefa Lencastre, que, num baile de caridade, no Clube, disse ao ministro da Guerra: Tenho um grande favor a pedir-lhe, general.” Assim começa o segundo romance da Comédia Burguesa, com o título O Salústio Nogueira – Estudo de política contemporânea. A conversa entre a jovem e bela D. Josefa e o ministro da Guerra prossegue, com ela a manipular o delíquio amoroso que habitava o coração do militar. Chegado o momento, ela diz: “Então aí vai o meu pedido: eu quero que o senhor me faça um deputado.” Ao que o General respondeu: “Ora adeus! ... Era isso?! Deputados! ... Faço-lhe dois ... Faço-lhe vinte de uma vez, se Vossa Excelência mo pedir.” E acrescentou: “Faço-lhe um ministro aqui de pronto.”

 Será o Portugal político do século XXI tão diferente daquele que Teixeira de Queiroz descreve? Não temos Rei, as famílias aristocráticas – D. Josefa Lencastre era sobrinha da Viscondessa de Águas Santas – são uma relíquia e os generais de hoje estão, por enquanto, mais distantes da política. Será, porém, o método de produção de deputados e até de ministros tão diferente? Teixeira de Queiroz, em meia dúzia de linhas, mostra-nos a íntima relação entre eros e poder, o sistema de cunhas que domina a vida social portuguesa e a força que sustenta, no nosso país, aquilo que antigamente se dava o nome de videirinhos. Tudo isto continua vivo e de boa saúde, embora com outros protagonistas. Não somos nórdicos e a nossa cultura ancestral é esta. A literatura serve para muitas coisas. Uma delas é mostrar aquilo que um povo é. Teixeira de Queiroz é um dos que o fez com talento. Merece que se volte a ele.

 

 

 Outras notícias - Opinião


EDITORIAL: VIVER HABITUALMENTE »  2025-08-07 

Durante meses, Inverno afora, a calçada da Rua Miguel Bombarda manteve-se cheia de crateras e pedras levantadas, isto na via principal da cidade. Assim continuou. Três dias antes da “feira medieval” vieram dois calceteiros, à pressa, atamancar a coisa, vinham aí os visitantes da feira.
(ler mais...)


VAMOS ÀS PISCINAS? »  2025-08-05  »  José Mota Pereira

Nos fins-de-semana de calor do Verão o pai pegava na gente de manhã e íamos até às piscinas. Geralmente ao domingo de manhã.

Quando chegávamos, a primeira etapa era comprar os bilhetes de entrada.
(ler mais...)


Capitalismo e democracia »  2025-08-01  »  Jorge Carreira Maia

 

Numa newsletter do Público, João Pedro Pereira traz-nos um caso sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se da Anthropic, uma promissora start-up de Inteligência Artificial (IA), fundada pelos irmãos Dario e Daniela Amodei.
(ler mais...)


O mundo ao contrário »  2025-07-22  »  António Gomes

A agenda política é constantemente marcada pelo tema da Imigração e é assim propositadamente e sempre pela negativa.

Foi notícia que aqui ao lado, em Múrcia – Espanha, grupos de extrema-direita perseguem e violentam imigrantes, é a caça ao imigrante… Onde chegámos?

Sabemos, todos, que os imigrantes são fundamentais na economia, sem eles estávamos todos pior, sem os imigrantes boa parte das prateleiras dos supermercados estavam vazias, as filas formavam-se e os preços disparavam.
(ler mais...)


Miradouro: o resto é paisagem »  2025-07-22 

Há ideias muito antigas que num passado já remoto se lançaram para o futuro e que vieram a tornar-se realidade. Pela simples razão de que, embora parecessem projecções de visionários, vieram a revelar-se adequadas e até indispensáveis.
(ler mais...)


Que concelho desejamos? »  2025-07-22  »  António Mário Santos

Entrámos em período pré-eleitoral autárquico. Nos partidos candidatos à tomada do poder, há algo que anuncia o fim dum ciclo. Ainda que as principais figuras candidatas à presidência do executivo camarário, nos partidos tradicionais do poder, não apresentem grande novidade, ou pela transferência dum cargo para outro, ou pela permanência no mesmo, o que revela certa prudência, ou certa dificuldade, em relação à reconhecida necessidade de mudança, são notórias as alterações na composição das listas, quer para o executivo camarário, quer para a Assembleia Municipal, mesmo paras as juntas de freguesia.
(ler mais...)


Crimes: aparências e realidade - jorge carreira maia »  2025-07-22  »  Jorge Carreira Maia

 

Um estudo, proveniente do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, mostra que a criminalidade desceu em Portugal nos últimos 25 anos. Contudo, a percepção de insegurança cresceu bastante.
(ler mais...)


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-22  Miradouro: o resto é paisagem
»  2025-07-22  »  Jorge Carreira Maia Crimes: aparências e realidade - jorge carreira maia
»  2025-08-07  EDITORIAL: VIVER HABITUALMENTE
»  2025-07-22  »  António Gomes O mundo ao contrário
»  2025-07-22  »  António Mário Santos Que concelho desejamos?