• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 17 Outubro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 19° / 10°
Céu limpo
Sáb.
 20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 23° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  23° / 16°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Livros para férias

Opinião  »  2019-08-09  »  Jorge Carreira Maia

"Algumas sugestões de leitura para o tempo de férias, se este ainda permitir uns momentos de ócio. "

COMO MORREM AS DEMOCRACIAS. Autores Steven Levitsky & Daniel Ziblatt, ambos professores em Harvard. Uma reflexão com incidência americana, mas apoiada no estudo das mortes da democracia nos anos trinta do século passado, na Europa, e nos anos 60 e 70, também do XX, na América Latina. Um livro para os nossos tempos. Publicou a Vogais.

AS LOJAS DE CANELA. Autoria: Bruno Schulz. Um conjunto de pequenas histórias de um autor que é considerado um dos expoentes da literatura polaca do século XX. Schulz iniciou a sua vida artística nas artes plásticas, mas um acaso conduziu a que acabasse por se tornar escritor. A edição portuguesa de As Lojas de Canela contém um conjunto de desenhos do autor. Publicou a Sistema Solar.

O DESERTO DOS TÁRTAROS. De Dino Buzzati. Uma obra-prima da literatura italiana. Uma reflexão sobre a existência humana e o seu sentido. Serve também como indicação de uma coisas que esquecemos com facilidade. A Itália possui uma literatura extraordinária. Publicou a Cavalo de Ferro.

OS EXÉRCITOS DE PALUZIE. Autor: Manuel de Seabra. Uma descoberta pessoal recente de um autor português pouco conhecido. Escrito em catalão e, depois, em português, o romance acompanha, de forma irónica, quatro gerações de Rouredas, na Barcelona que vai desde finais do século XIX até depois da guerra civil. Publicou o Círculo de Leitores (encontra-se em alfarrabistas).

O MEMORIAL – RETRATO DE UMA FAMÍLIA. De Christopher Isherwood. Trata da vida de uma mãe e viúva de guerra, Lily, e do seu filho Eric, nos anos vinte do século passado, em Inglaterra. Os difíceis tempos do pós primeira Guerra Mundial. Publicou Livros do Brasil.

VICTORIA. Autor: Knut Hamsun. Um pequeno e belíssimo romance, uma meditação sobre as forças obscuras que dirigem a vida dos homens, concedendo a uns felicidade e a outros desventura. Uma história para ler nas tardes de Verão do Nobel norueguês. Publicou a Cavalo de Ferro.

O ESTUDANTE DE COIMBRA. De Guilherme Centazzi. Apesar de quase desconhecido do público português, Centazzi é o autor do primeiro romance moderno nacional, precisamente este O Estudante de Coimbra. Uma curiosidade que vale a pena ler. Publicou a Planeta.

FILOSOFAR – DA CURIOSIDADE COMUM AO RACIOCÍNIO LÓGICO. Autor: Timothy Williamson. Uma introdução à filosofia que pretende mostrar como ela se faz, segundo a tradição analítica. Dirigida a alunos e professores do secundário, é um livro acessível ao público que queira saber o que fazem os filósofos quando trabalham. Publicou a Gradiva.

Boas férias.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Rio petisco »  2019-10-11  »  Hélder Dias

Casal da Treta? »  2019-10-11  »  Hélder Dias

Das eleições, leituras »  2019-10-10  »  Jorge Carreira Maia

1. APESAR DO PRÓPRIO PARTIDO. O PS teve um bom resultado, mas não excelente. Não conseguiu penetrar significativamente na esquerda e alienou, em campanha, uma parte do centro para o PSD.
(ler mais...)


Venham mais vinte cinco, por Inês Vidal »  2019-10-02  »  Inês Vidal

Não deixa de ser curioso o facto de festejarmos 25 anos com a produção de uma revista. Numa altura em que já ninguém lê - muito menos jornais, mesmo os regionais e, dentro destes, menos ainda os que não anunciam nascimentos, casamentos e funerais - produzir ainda mais uma revista tem algo de irónico.
(ler mais...)


Fazer acontecer »  2019-10-02  »  Anabela Santos

A importância de fazer acontecer é, cada vez mais, uma certeza para mim.
Não sei se tem a ver com a idade, a consciência ou a vivência, mas é raro o dia em que não tenha o tal pensamento … “é mesmo importante o que esta gente faz acontecer”

E, como é óbvio, não me refiro aos actos dos nossos governantes.
(ler mais...)


Por este lado é que vamos, por João Carlos Lopes »  2019-10-02  »  João Carlos Lopes

1. Políticas nacionais, aqui e ali mais impostas a nível local por opção dos próprios, devastaram as economias locais das pequenas cidades e vilas do país. O comércio local e grande parte dos serviços foram fustigados e depois engolidos pelos grandes grupos nacionais ou trans-nacionais, remetendo as cidades e vilas portuguesas a pouco mais que cenários onde nada se passa.
(ler mais...)


O prazer de ir a lado nenhum »  2019-09-28  »  Jorge Carreira Maia

O maior prazer daqueles que frequentam a literatura será o da deambulação, visitar lugares desconhecidos e confrontar-se com mundos inesperados, andar por aí sem ir a lado nenhum. Se quisermos uma prova sobre a existência de uma pluralidade de mundos, basta uma palavra: literatura.
(ler mais...)


Descalabros, duelos, metamorfoses e Inferno »  2019-09-07  »  Jorge Carreira Maia

O DESCALABRO DA DIREITA. As sondagens têm vindo a indicar que a direita democrática está à beira de um resultado desastroso, por volta dos 25%, somando velhos e novos partidos.
(ler mais...)


O nome da terra, por João Carlos Lopes »  2019-09-06  »  João Carlos Lopes

É sintomático que, em tempo de eleições, nenhum dos partidos tenha dito uma palavra sobre essa vaca sagrada que é o futebol e sobretudo acerca do estado de guerra em que as claques dos “três grandes” transformam as terras por onde passam.
(ler mais...)


Turismo ou nem por isso »  2019-09-05  »  António Gomes

A época que atravessamos é propicia à reflexão sobre esta actividade económica, o turismo.
O turismo, como toda a gente sabe, atravessa em Portugal um período particularmente estonteante. São as grandes metrópoles as mais beneficiadas com tal actividade, é lá que se encontram as maiores fontes de atracção e é lá que as infraestruturas estão mais adaptadas e melhor respondem às solicitações.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-10-02  »  João Carlos Lopes Por este lado é que vamos, por João Carlos Lopes
»  2019-10-02  »  Inês Vidal Venham mais vinte cinco, por Inês Vidal
»  2019-09-28  »  Jorge Carreira Maia O prazer de ir a lado nenhum
»  2019-10-02  »  Anabela Santos Fazer acontecer
»  2019-10-11  »  Hélder Dias Casal da Treta?