• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 18 Junho 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 22° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 23° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 20° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Tudo vale a pena se a alma não é pequena - anabela santos

Opinião  »  2020-07-03  »  AnabelaSantos

"Almas boas e almas más? Um jornal que presta bom serviço à cidade e o outro não?"

Tanto empenho, tanto sofrimento, tantos sacrifícios, tanta luta para alcançar objectivos e pergunta Fernando Pessoa se terá valido a pena, ao que o poeta responde: sim. Se a alma não é pequena, isto é, se é dotada de um espírito bravo, forte e sonhador, nada do que se faz é em vão.

Almas pequenas, almas grandes, almas boas, almas más. Poderá ser a alma medida ou quantificada? E, se puder, quem o poderá fazer? Há alguém acima de Deus que tenha esse poder? Alguém se pode atrever a colocar no lugar de Deus e julgar o ser humano sobre o seu grau de bondade e de boa vontade? Pode um presidente que é de todos julgar, publicamente, o trabalho de alguém que presta, de forma voluntária, um serviço à comunidade?

Sim, estas palavras vêm no seguimento de uma polémica, sem fim, que envolve o Jornal Torrejano e o nosso presidente da câmara, Pedro Ferreira, a quem o meu pai apelida de “homem bom”. Com certeza que o será, mas que palavras foram aquelas, senhor presidente?

Almas boas e almas más? Um jornal que presta bom serviço à cidade e o outro não? É de esperar este tipo de julgamento feito pelo presidente que representa todos os torrejanos?

Fiquei incrédula e mais que isso, confusa. Ora, estando ligada aos tais dois jornais com características diferentes, mas que fazem falta, de igual forma, à cidade, estando eu a lutar pela continuidade dos jornais impressos, exercendo um trabalho voluntário em nome da comunidade para não me limitar a estar sentada no sofá sem nada fazer pela cidade, fazendo-o como um acto de cidadania, com todo o respeito por todos os homens e mulheres que com o seu trabalho voluntário dedicam muito do seu tempo para levar a informação a todos os torrejanos, pergunto: estando eu dos dois lados, com empenho, respeito e sendo respeitada, como é a minha alma?
Fiquei confusa. Tenho uma alma boa ou uma alma má?

Mesmo sabendo que as palavras tinham outros destinatários, não me posso desligar do que foi dito e escrito sem qualquer tipo de arrependimento. Recordo que estamos no séc. XXI. Continua a existir a liberdade de expressão, de opinião e de pensamento. Feita com rigor e verdade, será sempre bem vinda. E o poder local não pode ter a pretensão de querer calar os meios de comunicação, sejam eles quais forem. Não há forma de mudar? Enfim, assim vai navegando esta jangada torrejana.
Haja bom senso! (Em relação a tudo).

 

 

 Outras notícias - Opinião


Cotrim dos Bosques… »  2021-06-15  »  Hélder Dias

Liberal social… »  2021-06-14  »  Hélder Dias

O sabichão »  2021-06-04  »  Hélder Dias

Torres Novas somos nós - inês vidal »  2021-06-04  »  Inês Vidal

Avançamos por aí adentro para um ano de eleições autárquicas. Decidimos o futuro da nossa porta, aquele que está logo ali, mais perto, no imediato, que dita a nossa qualidade de vida assim que colocamos o pé fora da nossa casa.
(ler mais...)


P’la nossa saúde - antónio gomes »  2021-06-04  »  António Gomes

Os médicos de família e os centros de saúde são ou devem ser a base do Serviço Nacional de Saúde. É a proximidade entre os profissionais de saúde e a população que garante a boa qualidade do serviço, do atendimento a todo o tipo de cuidados prestados.
(ler mais...)


O rio Alnova e a nascente do Remonda - carlos paiva »  2021-06-04  »  Carlos Paiva

Os últimos dias destacaram-se por uma movimentação agitada de coisas irrelevantes a acontecer. Apenas duas, elegíveis ao patamar de interessante. Ambas, de iniciativa individual e no campo dos áudio-visuais. O que, só por acontecer em Torres Novas e/ou pela mão de torrejanos, conjecturo a prova de obstáculos que deve ter sido todo o processo.
(ler mais...)


Os ingleses, o PSD, o Brasil e a senhora Merkel - jorge carreira maia »  2021-06-04  »  Jorge Carreira Maia

A invasão inglesa. Depois da impotência no controlo nos festejos dos adeptos sportinguistas, tivemos agora direito à invasão inglesa, motivada também pelo futebol. Adeptos do Chelsea e do Manchester City acharam por bem eximir-se ao cumprimento das regras a que os cafres estão sujeitos.
(ler mais...)


Chega... de birras »  2021-05-31  »  Hélder Dias

A democracia é uma chata! - antónio gomes »  2021-05-30  »  António Gomes

O governo está a despejar carradas de dinheiro nas autarquias, porque é preciso garantir a vitória dos seus nas próximas eleições e porque o dinheiro do 2020 não foi aplicado atempadamente. Agora, é preciso aproximar-se de valores de concretização que não nos envergonhem.
(ler mais...)


Astrazeneca: não me peçam a decisão - inês vidal »  2021-05-30  »  Inês Vidal

Somos, desde muito cedo, chamados à responsabilidade pelo tanto que fazemos. Se somos obesos é porque comemos de mais, se temos cancro de pulmão deve-se aos maus hábitos que promovemos, se somos presos, foi porque cometemos um crime.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-06-04  »  Inês Vidal Torres Novas somos nós - inês vidal
»  2021-06-04  »  Hélder Dias O sabichão
»  2021-05-31  »  Hélder Dias Chega... de birras
»  2021-05-30  »  Inês Vidal Astrazeneca: não me peçam a decisão - inês vidal
»  2021-05-30  »  Carlos Paiva Vai subir? - carlos paiva