Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-fd7a296f): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 03 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 30° / 17°
Períodos nublados
Sáb.
 34° / 19°
Céu limpo
Sex.
 35° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  39° / 17°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A campanha eleitoral - jorge carreira maia

Opinião  »  2024-02-04  »  Jorge Carreira Maia

Pede-se que as campanhas eleitorais sejam esclarecedoras, o que pressupõe a existência de um público a ser esclarecido. Esta ideia de esclarecimento está ligada à ideia de verdade. Esclarecer significa permitir aos eleitores o acesso à verdade. Se as campanhas eleitorais visassem o esclarecimento e, através dele, o acesso à verdade, então elas tornar-se-iam numa espécie de encontros filosóficos, nos quais os vários agentes políticos se empenhariam, de modo cooperativo, a eliminar os erros para que a verdade brilhasse. Esta ideia é absurda. As campanhas eleitorais não visam a verdade, mas o convencimento. Os políticos não querem esclarecer os eleitores, mas persuadi-los a votar no seu partido, a sufragar o seu programa para poderem chegar à governação. Isto é assim, porque a verdade não é o que está em jogo na política.

 Para o cidadão, o que está em jogo na política é a justiça. Contudo, uma concepção de justiça não é mais verdadeira que outra. Um partido que defenda que é injusto cobrar impostos progressivos (quanto mais rendimentos, maior percentagem de impostos se paga) para auxiliar os mais desfavorecidos não tem uma posição mais verdadeira do que um outro partido que se proponha cobrar impostos progressivos, para que a sociedade seja menos desigual. Não se pode afirmar que uma destas ideias de justiça é mais verdadeira que a outra porque não existe nenhuma definição universal de justiça que informe de modo absoluto o que ela é. Os cidadãos vão escolher uma ou outra baseados ou no seu interesse pessoal ou no seu sentimento particular do que é a justiça, mas não porque a campanha eleitoral o informa da verdade. O que ela faz é persuadir os eleitores apelando aos interesses e sentimentos pessoais.

 Para os agentes políticos, o que está em jogo é o poder, alcançá-lo ou não o perder. Isto não significa que os políticos não tenham ideias e visões políticas sobre o que é a sociedade justa. Significa apenas que sem o poder qualquer visão política é impotente. Os políticos, na campanha eleitoral, não estão preocupados com a verdade, mas com o poder. Agirão para o conquistar. A sua acção não quer esclarecer os eleitores do que é a verdade dos assuntos políticos, mas convencer que são os melhores para realizar os interesses dos eleitores ou para satisfazer os seus sentimentos sobre o que é a sociedade mais justa. Em caso nenhum, porém, a campanha eleitoral tem alguma coisa que ver com a verdade. Na realidade, é um exercício publicitário de manipulação das consciências, sendo uns políticos mais boçais, sendo outros mais sofisticados.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias

Menino... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

A minha casinha... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

Entrevistador... »  2025-03-31  »  Hélder Dias

Uma passagem do Evangelho de João - jorge carreira maia »  2025-03-22  »  Jorge Carreira Maia

Agora que nos estamos a aproximar, no calendário católico, da Páscoa, talvez valha a pena meditar nos versículos 36, 37 e 38, do Capítulo 18, do Evangelho de João. Depois de entregue a Pôncio Pilatos, Jesus respondeu à pergunta deste: Que fizeste? Dito de outro modo: de que és culpado? Ora, a resposta de Jesus é surpreendente: «O meu reino não é deste mundo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia Encontros