Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-0272f974): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 02 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 32° / 17°
Céu limpo
Sex.
 35° / 19°
Céu limpo
Qui.
 39° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  32° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A OBESIDADE É UM PROBLEMA DE SAÚDE

Opinião  »  2018-12-19  »  Juvenal Silva

"A maior parte das pessoas estão conscientes deste problema"

A obesidade é um problema de saúde e também um fator de risco para diversas doenças. Pessoas com mais de 20% de peso acima do recomendado para a sua altura e sexo, são mais vulneráveis a doenças degenerativas, nomeadamente problemas cardíacos, determinados tipos de doenças cancerosas, diabetes, artrite, etc.

As pessoas obesas tendencialmente consomem grandes quantidades de alimentos tóxicos, que por sua vez enfraquecem o sistema imunitário e o sujeitam aos ataques de bactérias e vírus. Hipertensão arterial, derrames, hemorroidas, hérnia do hiato, varizes, problemas renais, infertilidade, cálculos biliares e doenças hepáticas, são enfermidades que as pessoas obesas têm mais propensão a sofrer.

A maior parte das pessoas estão conscientes deste problema e até recorrem a dietas de emagrecimento de todo o tipo. Contudo, e apesar de todas as tentativas com medicamentos ou suplementos, programas miraculosos anunciados na radio e tv, só um pequena percentagem consegue alguns resultados. Este tipo de estratégias ajudam de facto as pessoas a emagrecer no curto prazo, mas também se poderão tornar perigosas se não houver uma mudança de novos hábitos e estilo de vida. São várias as causas que aumentam a suscetibilidade de uma pessoa ser obesa. A genética pode ser um fator óbvio que dificulta o emagrecimento e, nestas circunstâncias, as pessoas são mais propensas a engordar com o consumo de carbo-hidratos simples, o que provoca uma subida vertiginosa dos níveis de insulina, resultando no acúmulo de gorduras.

Para as pessoas que têm suscetibilidade genética, torna-se ainda mais imperiosa a mudança do estilo de vida e hábitos alimentares, conjuntamente com suplementos nutricionais que podem ajudar a reduzir essa suscetibilidade. A quantidade de calorias que uma pessoa consome é um dos motivos mais comuns e óbvios para o aumento de peso. Quando uma pessoa consome mais calorias do que queima, o resultado é muito simples: aumento de peso. O equilíbrio hormonal também é importante para a prevenção e o tratamento da obesidade.

Muitas hormonas afectam o metabolismo. As mais importantes são a tiróide, que influencia muitíssimo a taxa metabólica a nível celular. As hormonas de crescimento e testosterona também têm grande influência, assim como o desequilíbrio entre estrogénio e progesterona contribui para o acúmulo de gordura e retenção de líquidos, provocando aumento de peso. Esta situação é muito comum nas mulheres em situação de menopausa. O desequilíbrio hormonal também inclui os níveis de serotonina.

Os baixos níveis deste neurotransmissor contribuem para uma sensação de fome e necessidade de comer açúcar e carbo-hidratos, potenciando o aumento de peso. As toxinas no organismo também são um problema para as pessoas que estão acima do peso, porque muitas das substâncias químicas às quais as pessoas estão expostas interferem no funcionamento normal das células, inclusive no metabolismo. Os pesticidas, metais pesados como mercúrio e outros, fazem parte do nosso mundo poluído. Além disso, uma alimentação desprovida de nutrientes provoca deficiências nutricionais. Ora, o corpo não queima gorduras tipo solução mágica, porque de facto precisa de vitaminas, minerais e enzimas.                                                                                                                                                                                                                                     O bem-estar mental, emocional e espiritual de uma pessoa não pode ser descurado, porque está comprovado cientificamente que desequilíbrios nestas áreas costumam suplantar as razões genéticas e físicas para o aumento de peso.

 

            

 

 

 Outras notícias - Opinião


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias

Menino... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

A minha casinha... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

Entrevistador... »  2025-03-31  »  Hélder Dias

Uma passagem do Evangelho de João - jorge carreira maia »  2025-03-22  »  Jorge Carreira Maia

Agora que nos estamos a aproximar, no calendário católico, da Páscoa, talvez valha a pena meditar nos versículos 36, 37 e 38, do Capítulo 18, do Evangelho de João. Depois de entregue a Pôncio Pilatos, Jesus respondeu à pergunta deste: Que fizeste? Dito de outro modo: de que és culpado? Ora, a resposta de Jesus é surpreendente: «O meu reino não é deste mundo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia Encontros