• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 20 de Outubro de 2017
Pesquisar...
Seg.
 25° / 11°
Períodos nublados
Dom.
 22° / 10°
Períodos nublados
Sáb.
 21° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  23° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A importância dos intestinos na saúde humana

Opinião  »  2017-09-20  »  Juvenal Silva

"Maioria das doenças da nossa civilização tem origem no mau funcionamento do intestino"

Às vezes, sinto uma certa frustração, quando repetidamente tento sensibilizar as pessoas para um estilo de vida saudável, evitando excessos e erros alimentares.

Sinto uma inquietação quando as pessoas pensam que tudo se resolve com remédios, sejam de que natureza seja, químicos ou naturais. Na maioria das vezes, pedem alguma coisa para as dores de cabeça, para as alergias, para os gases, para a depressão, para o intestino preso, para a respiração, para o cansaço, etc. etc. Então, eu sempre digo que o problema começa na boca, citando um velhinho Mestre que dizia: “Até os peixes têm problemas quando abrem a boca.”
Na boa verdade, maioria das doenças da nossa civilização tem origem no mau funcionamento do intestino, originando doenças alérgicas, tanto epidérmicas como respiratórias, doenças cardiovasculares, artrites, cefaleias, doenças inflamatórias de toda a natureza, incluindo oncológicas e degenerativas.
Apesar dos grandes avanços científicos, as doenças continuam a provocar milhões de mortes e cada vez há mais novas doenças, porque ainda não foram descobertas as causas das doenças autoimunes, as doenças cancerosas e degenerativas.
Normalmente a medicina considera as causas externas como a origem das doenças, nomeadamente os produtos químicos, fungos, vírus, radicais livres, etc. E a origem que desencadeia todo o desequilíbrio interno? E os desequilíbrios criados pelo mau funcionamento dos intestinos, que projetam e disseminam a doença para o organismo, prejudicando a saúde?
Hoje sabemos, porque cientificamente está provado, que o contato entre os maus alimentos que ingerimos e o nosso sistema imunitário, através da passagem pelo sistema digestivo, poderá desencadear doenças crónicas e de carater oncológico, autoimunes, diabetes, obesidade, distúrbios metabólicos, síndrome do cólon irritável.
Bernard Jensen, Médico Norte Americano, escritor e Naturopata, dizia: “Os nossos intestinos são a chave da nossa imunidade.”
Há 3 grandes disfunções intestinais:
- Disbiose intestinal, que se caracteriza por desequilíbrio da flora intestinal, por excessos alimentares como açúcares, excesso de proteínas e gorduras, má mastigação, que dificultam uma boa digestão e provocam o desenvolvimento de inúmeras substâncias tóxicas e putrefação, produzindo doenças graves como tumores.
- Síndrome do cólon irritável é uma doença que pode ser gerada por ansiedade ou stress, mas normalmente os testes que determinam a permeabilidade e a motilidade intestinal revelam a presença de fungos, parasitas ou bactérias patogénicas, como por exemplo a cândida.
- Doença celíaca, caracteriza-se por intolerância e ou alergia ao glúten. O glúten é uma proteína presente em vários cereais como trigo, cevada, centeio, sorgo e muito utilizado nos alimentos industriais como cremes, pudins, gelados, salames, salsichas, mortadela e até medicamentos. Esta é uma doença que exige muita prudência e disciplina na aquisição e ingestão de alimentos, pois a não observação poderá ter consequências fatais.
Um dos principais sinais que o intestino está cheio de impurezas é o aparecimento de espinhas, furúnculos, cravos, eczemas, psoríase e outras inflamações da pele.
O intestino já é considerado pela ciência como o nosso segundo cérebro, tem o seu próprio sistema nervoso e seleciona o que vem dentro de nós.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Torres Novas, hoje, é um activo tóxico »  2017-10-17  »  Ana Trincão

Como é que o município pensa atrair investimento para as zonas industriais sem fazer o trabalho de casa primeiro? Vamos imaginar um cenário possível, que não agrada ao dono da Fabrióleo por razões que não vêm aqui ao caso - o da deslocalização da empresa para a zona industrial de Torres Novas: este cenário também não agrada à gestão da nossa câmara municipal e muito menos à empresa Águas do Ribatejo.
(ler mais...)


Assobiar para o lado »  2017-10-17  »  João António

Escrevo-vos sobre um tema que me é caro, o associativismo desportivo, ao qual já dediquei mais de metade da minha vida com grande amor e paixão. Notem que é nas mãos dos clubes e associações desportivas que está o principal motor de desenvolvimento do desporto, um dos sectores mais mediático e em que o país é mais competitivo.
(ler mais...)


Intestino, o nosso segundo cérebro »  2017-10-17  »  Juvenal Silva

É no intestino que se produz um importantíssimo neurotransmissor, a serotonina, a hormona responsável pelo bem estar, otimismo e autoconfiança. O intestino, para além de ajudar a digerir e absorver os alimentos, os seus micróbios, são agora suspeitos de nos angustiar, deprimir ou alegrar.
(ler mais...)


Menino crescido... »  2017-10-17  »  Hélder Dias

Vida normal »  2017-10-16  »  Jorge Carreira Maia

Há alturas em que o jeito de ser português mostra os seus limites. O ano de 2017 é uma dessas alturas. Não chega a nossa cultura do desenrascanço (palavra horrível com que embrulhamos a incompetência na esperteza saloia).
(ler mais...)


Pedro Ferreira »  2017-10-04  »  Jorge Carreira Maia

As eleições torrejanas tinham vários ingredientes que as tornavam muito interessantes. Em primeiro lugar, havia que medir o impacto do corte dramático, ampliado na comunicação social local, de António Rodrigues, o antigo presidente, com o PS, bem como o da avaliação negativa da actuação da câmara veiculada no espaço politizado do concelho.
(ler mais...)


A nutrição é uma força poderosa contra as alergias »  2017-10-03  »  Juvenal Silva

As alergias cada vez mais estão presentes nas nossas vidas e não nos apercebemos que podem desencadear variados tipos de problemas de saúde, por desconhecermos que inúmeros sintomas patológicos poderão estar na sua origem.
(ler mais...)


Milagres precisam-se... »  2017-10-03  »  Hélder Dias

Eleições autárquicas: O que me ocorre dizer »  2017-09-26  »  Jorge Carreira Maia

Consta que vai haver eleições autárquicas no próximo domingo. Eu gostava muito de dizer alguma coisa sobre o assunto, mas, confesso, não me ocorre nada de relevante. Eu sei que são importantes, muito importantes.
(ler mais...)


Agências de rating »  2017-09-21  »  Jorge Carreira Maia

Há uma tendência – à esquerda do PS – para censurar continuamente as agências de rating e o papel que elas têm tido na dívida portuguesa. E como consequência dessa censura dizer-se que as avaliações delas não devem ser tidas em conta, o que interessa é a vida dos portugueses e não a opinião de agências de especuladores.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2017-10-17  »  Ana Trincão Torres Novas, hoje, é um activo tóxico
»  2017-10-17  »  João António Assobiar para o lado
»  2017-10-17  »  Hélder Dias Menino crescido...